Observatório - 18/02/2014

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Hoje é dia

  • do ensino médio no Brasil

 

O dia

Em 18 de fevereiro de 1929, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os vencedores de seu 1.º Academy Awards (o prêmio só ganhou o nome de Oscar anos depois). O primeiro vencedor na categoria de melhor filme foi Asas.

 

Esperança tricolor

O futebol ainda me emociona e me arrepiei mesmo com o terceiro gol do Friburguense diante do Audax pela 8ª rodada do Estadual. Tão importante quanto o 1º e o 2º, mas especial de alguma forma. O menino Luis Felippe entrou em campo e, em um de seus primeiros lances, carregou a bola com a firmeza dos grandes atacantes. Ao entrar na área, naquela pequena fração de segundos, podia tocar para o companheiro da direita ou da esquerda. Assumiu a responsabilidade de quem tem a segurança de quem sabe o que está fazendo. Optou por carregar a bola como um jogador experiente e chutou com classe, sem qualquer chance para o goleiro adversário. Um gol que não foi de placa pela beleza, mas de placa pelo instante em que surge o atacante nato. O menino Luis Felippe fez seu 1º gol como profissional. O 1º de muitos. Surge a esperança tricolor, que há muito espera por um atacante nato e matador.

Surge a esperança tricolor com a 2ª vitória seguida de quem soma quatro partidas sem perder. Sequência suficiente para recolocar o Friburguense na trilha de seus sonhos: Série D do Brasileiro; título da Taça Rio (torneio entre os pequenos) e vaga nas semifinais do Estadual. Se a partida contra o Audax foi um divisor de águas nos caminhos que o Friburguense segue na competição, o confronto de amanhã, 19, contra o Nova Iguaçu, é final. Jogo de seis pontos! Decisão. Vitória que significa passar o adversário. E o melhor? O Friburguense ainda enfrenta os três pequenos que estão à sua frente: Boavista, Madureira e Cabofriense. São quatro partidas de seis pontos nas sete rodadas restantes. Tudo é possível e as possibilidades dependem apenas de nossos jogadores. Que história eles escreverão? 

Ainda que eu tenha me emocionado com o gol de Luis Felippe, é justo que essa crônica dê o devido lugar a dois jogadores: Bruno e Marcelo. O meia Marcelo vem fazendo um estadual impecável. Ele, que sempre fala pouco, tem até falado mais. Com a boca e com a bola. Jogador de extrema inteligência, Marcelo tem feito a diferença nesse excelente meio-campo tricolor. Já o Bruno, zagueiro, deu a volta por cima e o menino cresceu rapidamente. Foi um gigante diante do Audax. Se não fez gol, tirou duas bolas em cima da linha, salvando o time e assegurando que a história escrevesse a bela vitória do Friburguense. Bruno sabe da sua capacidade e está aprendendo que pode ir longe nessa voraz jornada que é ser jogador de futebol. 

Cresce a esperança tricolor! Surge com base e é reforçada pelos bons ventos que sopram na serra! Sem displicências e com garra, a técnica garante o resto! Que a sorte nos sorria também!


Queimadas (1)

No mês de janeiro, Nova Friburgo teve 30 focos de incêndio, número considerado três vezes maior em comparação com o mesmo período do ano passado. O tempo seco e a falta de chuvas contribuíram para o aumento das queimadas. Mas a virada do tempo, com a chegada da chuva e de uma frente fria, tende a amenizar bastante a situação.


Queimadas (2)

A orientação dos bombeiros é de que as pessoas não façam limpeza em terrenos próximos de mata fechada utilizando fogo, pelo perigo das chamas se alastrarem e provocarem uma grande queimada. 


Queimadas (3)

O Corpo de Bombeiros recebeu um novo veículo para reduzir o tempo de combate aos incêndios. Trata-se de uma tecnologia inédita baseada em jatos de dióxido de carbono (CO2) vaporizado, mantido liquefeito à baixa temperatura. O veículo será testado nas próximas semanas em situações reais de combate a incêndio e a expectativa é de que a tecnologia seja capaz de controlar as chamas em tempo menor que os tradicionais caminhões-pipa. 


Queimadas (4)

Além disto, o equipamento é uma alternativa eficaz para debelar incêndios em locais sensíveis ao uso da água, como museus, bibliotecas e igrejas, que abrigam obras de arte e patrimônios históricos, e também centros de processamentos de dados e centrais de telefonia, cujos equipamentos se danificam com a ação da água. Orçado em R$ 5,5 milhões, o projeto foi financiado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).


Procon x Correios (1)

O Procon Estadual entrou na Justiça Federal com ação civil pública contra os Correios, que vêm praticando venda casada nos seus serviços, o que é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Ao contratar a entrega via Sedex, o cliente é obrigado a pagar também pelo aviso de recebimento e o seguro adicional, como se fizessem parte do serviço contratado, quando, na verdade, são opcionais. 


Procon x Correios (2)

A ação pede liminar que proíba a cobrança casada, sob pena de multa diária de R$ 50 mil. A venda casada foi constatada em sete das 13 agências vistoriadas pelos fiscais do Procon Estadual durante a operação Olho de Boi.  Nessas agências, ao adquirir o serviço de entrega rápida (Sedex), os consumidores também arcam com o serviço de aviso de recebimento e o seguro adicional.


Cantagalo 200 anos

A prefeitura de Cantagalo definiu a programação oficial da comemoração dos 200 anos do município, que ocorre entre os dias 8 e 16 de março, logo depois do carnaval. A agenda conta com show de Victor e Léo na sexta-feira,14; Titãs no sábado, 15; e Bira Bello no domingo, 16.              


Palavreando

Se pudesse ter direito às certezas, se pudesse escolher uma só certeza, a primeira e última seria essa: é preciso estar apaixonado. Sei, de alguma maneira, que são as paixões que te resumirão ao final de tudo! Quero ser resumo extenso!

 

A proximidade do carnaval tem lotado as quadras de todas as agremiações. Domingo, 16, mesmo com chuva e Vasco e Flamengo na TV, a quadra da Vilage lotou para mais um ensaio técnico. O trabalho no barracão está adiantado. A sempre esperada águia, símbolo da escola, está praticamente pronta. Vem com diversos efeitos e promete emocionar 


TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.