Observatório - 17/10/2013

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Hoje é dia

da Música Popular Brasileira

do Eletricista

da Indústria Aeronáutica Brasileira

do Maquinista da Marinha

Internacional para a Eliminação da Pobreza

Mundial de Recusa à Miséria

 

O dia

Um dos dias mais tristes da história da democracia brasileira. Em 17 de outubro de 1969 a Emenda Constitucional número 1 foi outorgada na Junta Militar. Ela incorporava os itens do AI-5 e permitia que o presidente fechasse o Congresso e cassasse mandatos.

 

A semana da educação

Essa semana é a que mais se fala sobre a importância dos professores e da educação. Motivado pelo dia do professor no dia 15 de outubro, a sociedade reforça o pensamento de que só a educação transforma e o professor é esse transformador. A classe política, que é parte da sociedade, também infla o discurso sobre as questões da educação. Mas na prática, o que temos feito pela educação? Houve avanços?

A educação tem se transformado apenas em números de estatísticas frias. Os indicadores sobem, mas o que há de fato por trás desses indicadores? Alunos chegando ao 2° ciclo do fundamental sem saber ler e escrever. Se não estão sequer alfabetizadas, imagine se tem leitura crítica.

É preciso fazer uma grande revolução que começa pela melhor formação dos professores. É necessária uma mudança de diretriz. Sair de uma educação apenas científica para uma educação voltada para o amor — a educação do olhar. Se a educação é tão prioritária, é coerente que os salários sejam melhores. E não só no público. Muito se cobra do poder público, mas os salários pagos na rede particular também são muito aquém. E, diga-se de passagem, em alguns casos, a rede particular paga menos que o público. Por que os resultados no particular são melhores? A pergunta a essa resposta dá tese de monografia, mas pode se dizer que no particular há cobrança, acompanhamento contínuo, estrutura, mensuração de resultados que vão além de notas. Por isso, as estruturas têm que evoluir. Isso não é fórmula mágica, mas passa por uma mudança geral de cultura. E leva tempo, ainda que o tempo disso ocorrer já tenha passado há tempos.

Agora, tem que ser dito que a educação não é só responsabilidade da escola. A primeira grande responsabilidade é da família. Essa inversão é maléfica para o aluno, para os professores e para a sociedade.

Ou nos juntamos todos pela educação ou todos pereceremos.


Concurso fotográfico (1)

Está lançado o concurso de fotografia "A truta e o seu habitat”. A iniciativa faz parte do 7º Festival de Trutas de Nova Friburgo. Neste sábado, 19, está marcada uma caminhada fotográfica aberta ao público. O destino é o Trutário Arco-Íris, em São Lourenço. Os interessados em participar do concurso podem concorrer com duas fotografias. As inscrições são gratuitas.


Concurso fotográfico (2)

As 24 melhores imagens ficarão expostas em um shopping da cidade durante o mês de novembro. Serão premiadas as três melhores pelo voto popular. A partida do ônibus que levará gratuitamente os participantes é às 8h, no Centro de Turismo, na Praça Dermeval Barbosa Moreira.


Menos times no Estadual (1)

A indicação que começa a se desenhar na Federação de Futebol do RJ é mesmo pela diminuição no número de participantes do Estadual a partir de 2016. Cairia dos atuais 16 para 12 clubes. Uma virada de mesa está descartada. Pelo esboço, seria feito ainda em 2015 uma espécie de pré-Estadual com oito times que brigariam por quatro vagas.


Menos times no Estadual (2)

Esses quatro se juntariam aos quatro grandes e mais os quatro melhores entre os pequenos do Estadual de 2015. Os dois que subirem da segundona no mesmo ano e os quatro piores colocados entre os pequenos, exceto os dois últimos da Série A de 2015, disputariam esse pré-Estadual, provavelmente entre novembro e dezembro. Os pequenos comemoram por terem conseguido adiar essa ideia para 2016. Chegou a se cogitar o critério já para 2014, com efeitos práticos em 2015. 


Alimentação (1)

No Dia Mundial da Alimentação, celebrado nesta quarta-feira, 16, o Ministério da Saúde apresenta dois guias alimentares, trazendo orientações sobre a importância de incluir nas refeições diárias cereais, frutas, legumes, hortaliças e, principalmente, pouca quantidade de sal e gordura. Os guias estão disponíveis no portal www.saude.gov.br/nutricao.


Alimentação (2)

A promoção da alimentação saudável por meio de guias alimentares faz parte da Política Nacional de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, que inclui ainda parceria com o setor alimentício para a redução do consumo de sódio e promoção de alimentação saudável nas escolas. 


Palavreando

A verdade é bela, mas a busca por ela é mais linda ainda. 

 

Da série 102 anos de Amparo, foto do colecionador Evandro Rocha. A imagem é emblemática e mostra um antigo ônibus da linha Centro-Amparo na rua central do distrito. O caminho pouco mudou para os dias de hoje e os moradores das casas que lembram o interior de Minas mantêm a tradição de acompanharem o cotidiano pela janela

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.