Observatório — 17/06/2015

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Hoje é dia

  • do Funcionário Público Aposentado
  • do Serviço de Veterinária
  • Mundial de Combate à Seca

O dia

Em 17 de junho de 1996, um grande incêndio atingiu a favela de Heliópolis, a maior de São Paulo. Quatro pessoas morreram e 50 barracos e um prédio inacabado foram destruídos.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Brasil marca para 2018 voo de foguete lançador de microssatélites
  • FMI aponta que desigualdade social atingiu o pior nível em décadas
  • Microsoft anuncia que jogos do Xbox 360 vão funcionar no Xbox One
  • SBT quer programa com Rezende e Datena juntos
  • Brasileirão tem pior audiência em três anos na Globo

Palavreando

Somos encontros que fazem o mundo girar e os planetas e as galáxias dançarem na valsa do universo.     

Jorginho Abicalil

É da natureza que com o passar do tempo as famílias fiquei menores e mais cheias. Maiores porque chega gente nova no pedaço a todo instante, nascimentos e nascimentos dos filhos dos nossos filhos e assim por diante. Mais vazia também porque é natural que as pessoas envelheçam e envelhecendo na pele, morram. Saiam dessa cena tal qual conhecemos para fulgurar no imenso pano azul que se estende sobre nós.

Há certas pessoas que marcam e se destacam em determinada área. Há outras que se tornam verdadeiros fenômenos. Jorginho Abicalil com certeza está na esfera dos fenômenos. Colunista de A Voz da Serra, onde dedicou muitas de suas memórias de friburguense apaixonado para dividir causos e contos em maravilhosas crônicas. Mas foi na área publicitária que se tornou um dos maiores expoentes do país na confecção de jingles. Certamente mais de mil, se destacando nas músicas políticas. Muitos se lembrarão dos candidatos, poucos saberão que o letrista se trata de um gênio desprovido de vaidades que nunca pediu votos para si.

O ruim de ir ficando velho é que você vai se vendo em certa hora em meio a muitas despedidas. Gente muito próxima, outros nem tão próximos assim, mas que você nutre simpatia ou mesmo fascínio pelo talento, pelo que faz, por ser espelho profissional ou humano. Não tive o privilégio de conhecer o homem, mas pude conhecer o profissional, pelo que já ouvi e por tudo que li de seus habilidosos textos.

Tem gente nova chegando. Tem gente bacana indo. A família A Voz da Serra fica cheia de exemplos nos retratos, com novos talentos se construindo e outros que ficarão para sempre na memória de um biógrafo que por vezes tem que relatar um último texto de quem sem pedir, precisa partir...

Defensoria Pública (1)

Duas Barras ganhou uma nova sede para a Defensoria Pública. Além dos moradores do município, a nova sede atenderá também a população de Bom Jardim. O novo espaço fica no andar térreo de um prédio novo e tem capacidade para atender cerca de 50 pessoas por dia.

Defensoria Pública (2)

Enquanto isso, as sedes da Defensoria Pública de Nova Friburgo passam por dificuldades. As unidades não suportam o número de pessoas recebidas diariamente e a estrutura é precária. O Estado prevê a inauguração de cinco novas sedes, mas Nova Friburgo não está nos planos. Porto Real, Itaboraí, Alcântara (São Gonçalo), Três Rios e Volta Redonda serão os municípios beneficiados.

Documentário Cássia Eller (1)

Quem assistiu ao documentário sobre a vida da cantora Cássia Eller deve ter se atentado à passagem da cantora por São Pedro da Serra. Refúgio da artista, o local serviu também para apresentações secretas de Cássia. Num dos cartazes de sua banda secreta, há referência à venda de ingressos na Farmácia do Samuel.

Documentário Cássia Eller (2)

Tal mãe, tal filho. Chicão, filho da cantora, bastante retratado no emocionante documentário, está lançando o primeiro álbum de sua banda. E Chicão escolheu São Pedro da Serra para gravas as músicas. O nome do trabalho também faz referência a Nova Friburgo: 2 x 0 Vargem Alta.  

Festa de São João

Após o grande sucesso da Festa de Santo Antônio, no Suspiro, a Igreja Católica prepara mais um grande evento. A Festa de São João, na Praça Dermeval. Pelo menos duas grandes atrações nacionais: a banda Celebrare e a Orquestra Tabajara. O evento vai até dia 24, quando é celebrado o dia do padroeiro do município. A Banda Celebrare se apresente no dia 21. Destaque ainda para a Banda Israel, 23. Já a Orquestra Tabajara encerra a programação no dia 24.

Foto da galeria
O Colégio Anchieta inaugurou o monumento a São José de Anchieta, idealizado pelo reitor Pe. Toninho Monnerat e realizado pelo artista Felga de Moraes (Foto: Marcia Savino)
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.