Observatório - 17/05/2012

sexta-feira, 29 de junho de 2012

A chegada do frio e de algumas doenças

O frio chegou com tudo e Nova Friburgo vem registrando temperaturas cada vez mais baixas. O frio traz dias lindos, mas com ele vem também a preocupação com algumas doenças típicas.

A medicina explica: a associação da diminuição da temperatura, da baixa umidade relativa do ar e do maior nível de poluição atmosférica aumenta os casos de doenças respiratórias infecciosas, inflamatórias e alérgicas.

Os problemas mais comuns são as infecções respiratórias. Entre as principais enfermidades do gênero estão a gripe e o resfriado, que costumam ser confundidas.

Mas qual a diferença? A gripe é causada somente pelo vírus influenza, enquanto os resfriados, por muitos outros, como o rinovírus. A gripe é mais grave. Além dos sintomas de resfriado, como coriza, mal-estar e dor no corpo, costuma dar febre alta e a pessoa fica acamada.

A gripe é altamente contagiosa e pode ser transmitida quando o doente tosse, fala ou espirra. Não há tratamento específico para os resfriados, apenas para a gripe. Para a gripe, o melhor remédio, no entanto, ainda é a vacina, que é gratuita em qualquer posto público até o dia 25, para idosos, gestantes, crianças e profissionais de saúde. Já para as demais faixas populacionais, só no particular. O fato é que os sintomas das duas patologias são amenizados com os populares antigripais.

As infecções virais podem ser a porta de entrada para outras doenças mais graves, já que diminuem a imunidade e deixam o organismo debilitado. A pneumonia, causada por bactéria, é a grande preocupação.

Outras patologias que incomodam no período frio são otite, bronquite, asma, sinusite, rinite, conjuntivite. O rotavírus, responsável por casos de diarreia e que pode levar crianças à morte, também faz parte da lista.

Para evitar problemas, o ideal é sempre procurar um médico para detectar a doença exata e indicar o melhor tratamento.

Para aproveitar tudo o que o frio, especialmente o da serra, pode oferecer, há ainda dicas para evitar essas doenças:

Evitar aglomerações e lugares pouco arejados. Também é importante deixar as janelas abertas para que a casa seja ventilada. Beber bastante água (adultos cerca de dois litros de líquido por dia). Em dias de baixa umidade relativa do ar, colocar bacias com água em casa, principalmente quem tem alergias. Manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios. Segundo especialistas, o ideal é se exercitar antes das 7h30 e depois das 20h. Quem tem alergia deve procurar um médico para manter um tratamento preventivo. Entre as recomendações também estão deixar de lado carpetes, cortinas e bichos de pelúcia.

Erro no site do IBGE

O portal do Censo 2010 do IBGE está com um erro grave com relação a Nova Friburgo em uma de suas páginas. No acesso feito ainda no fechamento desta edição, o portal apresentava erroneamente a população do município como sendo de 173.989. O próprio IBGE divulgou a população de Nova Friburgo como sendo de 182.082.

Conflito de informação

Já nas outras páginas do Censo 2010, o número da população friburguense está correto, segundo a própria coleta: 182.082. O erro está somente no endereço www.censo2010.ibge.gov.br/dados_divulgados/index.php?uf=33. O erro não se repete nas demais páginas.

PPE

O PPE (Programa de Parcelamento Especial) que oferece parcelamento e perdão de multas e juros para dívidas relativas a impostos municipais será iniciado, segundo anúncio da própria Prefeitura, a partir da próxima segunda, 21. O contribuinte poderá procurar a Secretaria Municipal de Fazenda entre 11h30 e 17h30, de segunda a sexta-feira.

Narrador friburguense na TV

O Sportv pode ganhar narrador esportivo de Nova Friburgo. O locutor da Rádio Nova Friburgo AM e da Rádio Globo, Fernando Bonan, foi sondado para iniciar a carreira de narrador no canal de TV fechado. O Sportv atualmente cobre os Brasileiros das Séries A, B e C, sendo o último a novidade deste ano.

Encontro de basquete

Está confirmado o III Encontro de Ex-jogadores e jogadoras de Basquete. Será no Ginásio do Ienf, dia 27, a partir das 9h30. Quem quiser participar ou obter outras informações pode enviar e-mail para costatadeujose@hotmail.com ou pelo telefone 9961-9519 (José Tadeu).

Comércio cresce

O faturamento do comércio varejista do Rio de Janeiro registrou crescimento de 3,4% em março, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo revelou um levantamento realizado pela Fecomércio-RJ. No acumulado do ano, o faturamento teve alta de 1,7%, ficando um pouco abaixo do crescimento apresentado nos primeiros meses do ano passado, que foi de 1,6%.

Bens não duráveis

Ao analisar os setores em março, o de bens não duráveis apresentou crescimento de 5,6%, no confronto com o terceiro mês de 2011. Em seguida aparecem o comércio automotivo (+1,8%), bens semiduráveis (+1,2%), combustíveis e lubrificantes (1,1%) e bens não duráveis (+0,9%).

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.