Colunas
Observatório - 17/04/2012
O Frizão voltou!
Capítulo XII—Até breve!
Aqui termina mais uma história. Seus personagens prosseguem para outras, mas essa história termina aqui. Alguns dirão que com final feliz, outros que poderia ser mais feliz e ainda haverá aqueles que dirão que o final foi triste como o de um filme de drama. Pode ter sido todas ao mesmo tempo, como todas as histórias são!
No entanto, todos terão que concordar que essa história cumpriu com o objetivo inicial: manter-se na elite para no próximo livro escrever uma história ainda melhor. Em tempos difíceis, de reconstrução, o Friburguense continuou sendo o orgulho da cidade, de uma Nova Friburgo que dá certo!
Ficam alguns sentimentos de que poderia ter sido melhor. Poderia se ter tido mais paciência aqui, ser menos afoito ali, ter dado aquele passe com mais qualidade, poderia se ter ouvido mais o técnico ou visto mais atentamente o companheiro ao lado. Poderia ter sido mais insistente, menos desatento nos instantes finais, poderia se ter tido mais gana, poderia... Fica aquela pontinha de insatisfação pela ausência da sorte e pelo azar ter sido mais fatal para o Friburguense do que para os outros. Os nossos azares são sempre mais fatais!
Porém, fica também aquela certeza de que esse grupo é um dos melhores da história de 32 anos do Friburguense. Pela qualidade também, mas acima de tudo pela identidade com a camisa e um com o outro! Esse grupo tem história! É forte porque é unido! É unido porque é amigo! E quando amigos se juntam é difícil vencê-los! Pela juventude desse time é possível afirmar que muitas alegrias virão na carona daqueles que experientes sabem orientar!
Assim, a história de uma instituição é sempre escrita por pessoas com expectativas e sonhos de reconhecimento, por isso reconhecê-las: Marcos, sem dúvida um dos melhores goleiros deste Estadual, acompanhado de seus parceiros Adilson e Afonso muito bem treinados pelo experiente Adriano. Flavinho e Sérgio Gomes fazendo fila nas laterais. Cadão, Diego Guerra e Evair, gigantes na defesa. O implacável Bidu, que tanta falta fez no 2° turno, junto do promissor Lucas, Zé Victor, Elan, Gleison, Marcelo, Jorge Luiz, Victor Hugo, sem esquecer Leomir, ressaltando o talentoso e filho da terra Marquinhos. O menino Rômulo, que, mesmo sem ser atacante de ofício, fez sete gols no 1° turno. No 2°, infelizmente, não repetiu a boa fase. O figura Ricardinho, o apaixonado Ziquinha, Diego e a esperança de bons tempos Douglas. Todos membros da família Andreotti, que tão bem soube levar o time, acalmando ânimos, equilibrando personalidades e dando moldura ao time tão bem arrumado em campo. Não sei como Gerson conseguiu levar o time com tantos jogadores do banco, principalmente no meio, que seriam facilmente titulares. O fato é que o melhor do Friburguense, desse Friburguense, é perceber que o futuro se mostra melhor ainda que o presente, dando a certeza que de se pode mais, muito mais...
É preciso sonhar alto. O sonho é o primeiro passo da realização! Que os sonhos das próximas histórias sejam grandes e ousados para que a realidade possa ser saborosa. Por aqui, nessa história que se encerra, os personagens dão apenas até breve, pois em breve, uma nova história vai começar! Qual será o final? Conferiremos na próxima história, intitulada: o sonho possível—Série C lá vou eu!
Classificação final
O Friburguense terminou o Estadual com a 4ª melhor campanha entre os considerados pequenos, atrás de Resende, Volta Redonda e Macaé. 8° lugar geral ao considerar os quatro grandes que ocupam as quatro primeiras posições. Garantia de maior cota de TV para o Estadual 2013, um jogo a mais em casa e voto com maior peso na Federação.
Próximos passos
Os jogadores do Friburguense receberam 10 dias de folga e se reapresentam, inicialmente, no dia 18. O clube tem vaga assegurada no Brasileiro da Série D. No entanto, a diretoria do clube, que considera ser fundamental participar na competição, ainda busca recursos para viabilizar esse querer.
Gerson Andreotti continua
Eventualmente participando do Brasileiro da Série D, o técnico Gerson Andreotti segue no comando. Especula-se que dois a quatro jogadores devem sair para outros clubes. Ainda no próximo semestre, o Friburguense participa da Copa Rio, competição que dependendo do avanço tricolor no Brasileiro será disputada de forma simultânea.
Saúde da Família
Profissionais que fazem parte da estratégia Saúde da Família vão passar por uma avaliação de qualidade. Compostas por médicos, enfermeiros e dentistas, essas equipes são responsáveis por levar prevenção e promoção da saúde a um número definido de famílias, localizado em uma mesma região ou bairro. Em Nova Friburgo, os Postos de Saúde da Família estão concentrados em Olaria.
Incentivos aos melhores
Para descobrir como está esse trabalho, avaliadores convocados pelo Ministério da Saúde vão entrevistar usuários e profissionais. A ideia é incentivar esses profissionais a melhorarem cada vez mais o atendimento prestado a população. Quem tiver um bom desempenho, o Ministério da Saúde promete até dobrar os recursos que repassa para essa equipe.
Balas perdidas
O número de vítimas de balas perdidas no Estado do RJ é o menor desde 2007. O dado é do Instituto de Segurança Pública divulgado no Relatório Temático Bala Perdida referente ao ano passado. De acordo com o levantamento, 88 pessoas foram vítimas de balas perdidas em 2011, sendo 7 mortes.
Maioria na Capital
Em 2007 foram 279 vítimas; 236 em 2008; 193 em 2009; 138 vítimas em 2010, e 88 vítimas em 2011, ou seja, a redução percentual de 2011 para 2007 é de -68,5%. A área com maior incidência de vítimas de balas perdidas em 2011 foi a capital fluminense, com 46 vítimas, ou seja, 52,3% do total.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário