Observatório — 17/03/2016

quinta-feira, 17 de março de 2016
Foto de capa
O programa Elos RJ já está no ar. Com o objetivo de conectar em rede os agentes culturais da música do Estado do Rio de Janeiro, a plataforma digital, que funcionará como uma base de dados, mapeando as demandas de cada região, acompanha a reestruturação do setor musical. A primeira fase do programa consiste na criação de um cadastro virtual no portal www.cultura.rj.gov.br/elos. A segunda fase será presencial, fornecendo treinamento e identificando problemas. Nos dias 7, 8 e 9 de junho o Elos tira dúvidas em Nova Friburgo

Hoje é dia

  • Internacional do marítimo

O dia

Em 17 de março de 1762, soldados irlandeses a serviço da coroa britânica realizaram a primeira parada do dia de São Patrício em Nova York. São Patrício é o padroeiro da Irlanda, e quem inspirou as comemorações do St. Patrick’s Day, uma das mais tradicionais festas irlandesas. O dia 17 de março é feriado nacional na Irlanda.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto

  • Comissão no Senado sobre parlamentarismo é adiada após pressões
  • Governo do Estado do Rio é condenado a indenizar família de criança que morreu de dengue, mas foi tratada como meningite
  • Descoberta de nova espécie de dinossauro pode explicar o poder do T-Rex
  • Sem previsão para o Brasil, óculos de realidade virtual da Sony custará US$ 400 nos Estados Unidos
  • Academia se desculpa por piadas com asiáticos durante o Oscar

Palavreando

Em verdade, não podemos ir contra o vento, mas podemos caminhar juntos para a mesma direção.

Camisa da Seleção: contradições simbólicas nos protestos

Os símbolos guiam a vida. Nos vestimos de certas cores para encontrar os que nutrem as mesmas paixões que nutrimos. Nos cobrimos de bandeiras para conectar-se com nossos iguais. Gritamos as mesmas palavras de ordem para expressar um mesmo pensamento. Os símbolos estão por toda parte e são eles que nos tornam parte de algo maior.

As pessoas estão se unindo, conscientemente ou não, nas manifestações país a fora para dar um basta na corrupção. Não entrarei no mérito se há razão na escolha dos heróis e vilões dessa história e no que há por trás disso tudo. Mas algo não dá para passar em branco ou melhor em amarelo, canarinho.

Tenho que fazer coro: protestar contra a corrupção com a camisa da seleção brasileira é uma contradição total. A CBF compete para ser a instituição mais corrupta desta nação. Sem ser nada transparente seus podres fedem. É mais que uma contradição natural, é uma ironia perversa que legitima as vozes que dizem que as pessoas não sabem o que estão fazendo nas ruas. Protestam contra a corrupção e ainda que genérica e superficialmente, precisam saber que símbolos importam e é preciso saber que bandeiras carregam, que roupa usa, que cor se pinta, que grito canta.

Usar a camisa da seleção brasileira em protestos contra a corrupção é como se tudo aquilo que se protestou contra a Copa do Mundo, por exemplo, fosse em vão. Como foi, cá entre nós. Usar a camisa da seleção brasileira nestes atos parece mais com ir para um bloco de carnaval do que para um bloco popular em ação contra sua própria cultura corrupta.

A corrupção não foi inventada agora e nem terminará agora, muito menos na CBF. Não prego aqui o comodismo. Pelo contrário. Mas a necessidade de uma autocrítica coletiva. Mas isso é pauta para outro artigo.            

Mudanças nos Correios

Para reduzir gastos, as agências dos Correios não vão mais abrir aos sábados. A medida já vale a partir deste sábado, 19. É uma tentativa de reduzir os gastos da empresa e tentar chegar ao fim do ano com o orçamento em dia. Apenas as agências com grande movimentação, como em aeroportos e rodoviárias, continuarão abertas aos sábados. A medida não vale para as agências franqueadas, só para as agências próprias.

Mudanças no INSS

O governo retirou a exclusividade do serviço dos médicos peritos do INSS na concessão de benefícios de auxílio-doença, acidentários e aposentadoria por invalidez. Assim, fica permitido ao INSS firmar convênios com a rede do SUS para a realização da perícia médica. Além disso, no caso da prorrogação de um benefício, basta o segurado apresentar atestado médico, emitido por profissional da rede pública ou particular.

Série D do Brasileiro (1)

Um fio de esperança para o Friburguense que já não tinha mais possibilidades de ir ao Brasileiro da Série D, por ter ficado de fora da fase final do campeonato estadual. O Estado do Rio de Janeiro ganhou mais uma vaga na série D que terá oito agremiações a mais neste ano, totalizando 48 times.

Série D Brasileiro (2)

O Rio de Janeiro ganhou uma destas oito vagas, passando a ter direito a três times: um pela Copa Rio (Portuguesa), um pelo Estadual (o melhor entre os pequenos do grupo principal) e mais uma equipe cujo critério será definido pela Federação de Futebol do estado (Fferj) nas próximas horas. Especula-se que pode ser o campeão da Taça Rio que sairá entre os dois melhores do grupo da morte e o 5º e 6º do grupo principal, reacendendo a esperança do Friburguense. O Madureira tem vaga garantida por ter sido rebaixado da Série C no ano passado.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.