Observatório — 16/10/2015

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Hoje é dia

  • do anestesista
  • da ciência e tecnologia
  • Mundial da alimentação
  • Municipal da alimentação saudável
  • do comerciário brasileiro
  • do securitário
  • dos endividados

O dia

Em 16 de outubro de 1978, a fumaça branca subiu do conclave do Vaticano para anunciar o cardeal polonês Karol Wojtyla como o novo papa da Igreja Católica. João Paulo II, nome adotado, foi o primeiro papa não-italiano em 456 anos. Teve o mais longo papado da história, sendo um dos mais carismáticos de todos os tempos.

Banner do concurso fotográfico Rio Mais 3

Banner do concurso fotográfico Rio Mais 3 que foi exposta no Rock in Rio agora está na sede da TurisRio. A imagem da Pedra do Cão Sentado de Beatriz Romana foi uma das cinco vencedoras. As outras cidades: Paraty, Armação dos Búzios, Niterói e Arraial do Cabo.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  •  Governo Federal proíbe ministros de viajar em 1ª classe
  •  Brasil não descarta aderir ao Tratado Transpacífico dos EUA
  •  Metal mais leve do mundo com "99,99% de ar" pode ajudar na fabricação de aviões
  •  Punição de R$ 500 por impedir amamentação em público já vale em São Paulo
  •  Incerteza faz Globo "engavetar" programa solo de Patrícia Poeta

Palavreando

O futuro é o grande drama do homem.

A morte do futebol brasileiro

Ou o futebol brasileiro admite sua crise ou permaneceremos onde estamos com o risco de visitar tempos ainda piores. O brasileiro está se desligando pouca a pouco da sua grande paixão, da sua identidade. A seleção já não nos representa como povo. O modelo atual só nos afasta ainda mais. Já se percebe, esse desinteresse pela seleção, o que tende a aumentar e pode ser tarde demais querer reverter algo.

Essa corrente atinge diretamente aos clubes. Enfraquecidos, nossos times já não revelam tantos talentos como antigamente e assistimos países menores fabricando mais craques e tendo clubes mais fortes. O cenário sul-americano já prova isso! Foram as seleções vizinhas que cresceram ou foi o Brasil que caiu brutalmente?

Ações isoladas, atendendo interesses particulares minam ainda mais o futebol brasileiro. A pretensão de criar uma Liga Sul-Minas segrega ainda mais, aniquilando de vez os chamados clubes pequenos que são os verdadeiros formadores de atletas. Os clubes pequenos são a base. Matá-los é assassinar de vez o nosso futebol.

Não criamos jogadores como antes e não criamos técnicos como antes. O que temos são treinadores que imitam o futebol europeu por imitar, renegando as raízes do futebol moleque que sempre caracterizou o Brasil. Ou o futebol brasileiro reconhece a sua morte ou não terá sequer esperança de renascer.

Transferência de PMs (1)

As unidades da Polícia Militar do interior receberão reforços no efetivo. Atendendo à política de movimentação estabelecida pelo comando geral da corporação, 60 formandos serão classificados em Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), para que outros 61 policiais militares sejam remanejados para batalhões do interior e possam trabalhar próximo às suas respectivas residências.

 Transferência de PMs (2)

Nova Friburgo ficou de fora dessa nova leva que beneficia 13 batalhões. Para o remanejamento de policiais da capital para suas cidades de residência são respeitados os critérios de antiguidade (mais tempo servindo nas UPPs), casos de doenças na família e outros casos especiais. Como se sabe, dezenas de friburguenses estão nas UPPs e tentam trasnferência para o 11º BPM.

Policiais e celular

A Polícia Militar do Rio de Janeiro proibiu o uso de smartphones ou tablets por oficiais e praças durante ações de patrulhamento. O comando da corporação publicou decreto que classifica como "falta de natureza grave" o descumprimento da nova regra, "devendo ser objeto de fiscalização das supervisões de diversos escalões". Segundo a PM, o rádio é o meio de comunicação oficial e deve ser utilizado em vez de outros equipamentos.

Dia das crianças (1)

O comércio teve o pior Dia das Crianças em seis anos. A informação é do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Segundo dados das duas instituições, as consultas para vendas a prazo caíram 8,95% na semana do Dia das Crianças, entre os dias 5 e 11 de outubro, em relação ao mesmo período do ano passado.

Dia das crianças (2)

É o segundo resultado negativo consecutivo: em 2014, o volume de vendas caiu 1,50%. Nos anos anteriores, foram positivos. Em dois anos, a queda acumulada é de 10,32%. O Dia das Crianças funciona como uma espécie de termômetro para as vendas de Natal. Dia dos Namorados, Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Pais também registram queda neste ano.

Foto da galeria
Banner do concurso fotográfico Rio Mais 3
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.