Observatório - 16/05/2012

sexta-feira, 29 de junho de 2012

O sol nasceu em Nova Friburgo

Minha cidade existe entre vales e montanhas e acorda com o canto dos pássaros e o som dos muitos bichos que habitam a Mata Atlântica que tudo circunda no meu lugar.

Minha cidade é forte e resistente porque tem gente forte e resistente. Uma cidade só existe porque existem pessoas dentro dela, por isso o mais importante da minha cidade são as pessoas que moram nela e fazem dela única. Porque as pessoas são únicas! As pessoas é o que há de mais importante.

As coisas físicas da minha cidade, as bênçãos divinas de sua natureza são lindas e importantes, mas, acima de tudo, o que há de mais lindo na minha cidade são as pessoas. Meu povo, eu povo, nós povo é o que há de mais importante na minha cidade! As pessoas têm que importar! A história delas tem que importar, porque elas são a história, os anseios e o agora da minha cidade!

E alguns perguntam: como começo outra vez? E alguns se perguntam: quando nascerá o sol? E nos perguntamos: o que mudou em nós?

Por isso, eu chamo cada um de vocês que amam realmente essa cidade e o povo dessa cidade a se levantar porque o sol surgiu! Surgiu lá no Caledônia, irrompendo os Três Picos, iluminando quem planta as flores de nossos campos, quem coze nas máquinas de costura, quem ensina nossas crianças, quem monta cadeados, quem conserta o que está quebrado e quem cria cada coisa nova, do filme a canção, da venda à Couve-Flor, do testemunho a construção...

Convoco quem acredita e também quem não acredita a recuperar a sua fé na nossa gente. Peço que olhe para dentro de si e reveja no seu coração a certeza de que o bem vence o mal! O mal alheio, o mal dentro da gente mesmo e o mal coletivo. O bem é maior, minha cidade é grande em oração, mas ainda maior em ação!

Coração friburguense! Coração friburguense redescobrindo a felicidade que sente, coração friburguense reencontrando os caminhos que nos fazem iguais, imbatíveis, gigantes!

Não é só sonho o céu estrelado iluminando o Cão Sentado mais imponente do que nunca na sua vigia carinhosa por cada um que é célula imprescindível nesse lugar lindo, forte e insistente na sua vontade de crescer e ser mais do que o destino lhe propõe! Só depende de nós, porque somos nós este lugar! Somos nós Nova Friburgo!

A roda furiosa do tempo gira... Quase duzentos já se foram e haverá de ser feliz os próximos duzentos com cada um de nós feliz a todo tempo! Insistir na felicidade! Na felicidade nossa, da nossa cidade!

E alguns perguntam: reconstruiremos? E alguns se perguntam: como será o amanhã? E nos perguntamos: mudamos?

Construiremos além do que imaginamos! O amanhã será lindo, mas o hoje também pode ser, então, por que esperar? Vamos trazer o amanhã para o hoje porque aprendemos. Coragem! Coragem para a ousadia! Coragem para sonhar! Sem medo de alcançar as estrelas! Sem medo do sol! Sem medo de ser grande como é! Todos juntos nas praças, nas ruas, abrindo a janela dos sonhos de suas casas e se fazendo finalmente dono dessa terra de todos nós!

Vamos, vamos logo porque o sol nasceu! E, de repente, olhando uns nos olhos dos outros, nos chamando de amigos e irmãos, encontramos as respostas... Liberdade! Liberdade! Estamos unidos! Estamos imbatíveis! Estamos felizes! Nova Friburgo é a melhor cidade do mundo para se viver! Nova Friburgo é a nossa cidade! E são meus os passos que voam por suas trilhas e apreciam as suas montanhas, porque eu posso, nós podemos! Passear pela história, mirando o futuro, mas sendo feliz também no presente!

Se me tiram a montanha me perco, mas se me tiram a minha gente, inexisto! Simplesmente inexistimos! Sim! O sol nasceu em Nova Friburgo e é belo quando o sol surge nas montanhas de nossos corações para aquecer de valentia as nossas almas! O sol está exuberante e incrível é a nossa disposição em cantar mais forte do que nunca Nova Friburgo! Friburguenses! Cantemos o dia que glorioso hoje vem!

Água no chope?

A previsão do tempo indica chuva fraca para o aniversário de Nova Friburgo e boa parte da festa na Via Expressa. A chuva só deve cessar, segundo o Climatempo, no sábado, 19. Aliás, no mesmo dia 19, Nova Friburgo deve bater novo recorde de frio.

Recorde de frio

A menor temperatura registrada pela cidade até agora foi de 6,8° C. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, Nova Friburgo deve marcar 6° C ou menos nessa semana. Nova Friburgo detém, por enquanto, o recorde de frio do estado do Rio de Janeiro neste ano.

MaiFest

Hoje, 16, começa a MaiFest na Via Expressa. A intenção é fazer uma festa familiar, com foco na colônia alemã, com comidas típicas e muito chope. A marca será Brahma e a aposta em muitos barris durante os cinco dias de festa. Hoje, 16, Dudu Nobre é o destaque.

Amistosos do Frizão

A preparação do Friburguense para o brasileiro da Série D segue em ritmo intenso. Após empatar em 2 a 2 com o Duque de Caxias, hoje, 16, o time enfrenta uma seleção de militares. Na sexta, 18, mais um jogo treino, dessa vez, diante do Madureira. Todos os dois jogos, fora de casa.

Melhores do Estadual

O zagueiro Diego Guerra foi o único representante do Friburguense na festa dos Melhores do Estadual 2012. Ele foi indicado como melhor quarto-zagueiro, mas acabou ficando em 3°. Diego Guerra foi superado, respectivamente, pelos zagueiros Thiago Medeiros do Madureira e Fábio Ferreira do Botafogo. Diego Guerra foi premiado com troféu.

Fim do tempo técnico

Ainda na festa dos melhores do Estadual 2012, o técnico Gérson Andreotti foi citado pelo presidente da Federação de Futebol do Rio, Rubens Lopes. Rubinho defendeu o tempo técnico, mas admitiu que a ideia não deve prosperar para a próxima edição. Ele revelou que foi realizada uma enquete com todos os técnicos do Estadual e Andreotti foi o único a considerá-la extremamente útil.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.