Observatório - 16/04/2013

terça-feira, 16 de abril de 2013

Até o próximo Estadual? 
Ainda há chances para a Copa do Brasil!

O Estadual praticamente acabou para o Friburguense! No entanto, o Tricolor da Serra não apenas cumprirá tabela diante do rebaixado Quissamã na última rodada. Está em jogo uma melhor colocação na classificação final que eleva a cota de TV em 2014 e remotas chances de vaga na Copa do Brasil 2014. De resto, não há mais chance de Série D, a não ser que os que estão à frente desistam. Não há mais chances de classificação para as semifinais do turno. 
Para conquistar uma vaga na Copa do Brasil (são duas – a outra já é do Resende) o Friburguense tem que vencer o Quissamã por vitória simples e torcer por derrotas de Volta Redonda para o Botafogo; do Boavista para o Resende e do Audax para o Duque de Caxias. Além disso, por derrotas ou empates do Bangu com o Fluminense e do Madureira com o Vasco. Nada impossível de ocorrer, mas com contas que não acabam mais. Se conseguir a vaga na Copa do Brasil, o Friburguense ficaria ainda como o primeiro da lista para a Série D, em caso de desistência do Resende. É sorte demais para quem não vem tendo muita sorte nos últimos tempos! Mas, se há esperança...  
No entanto, tem que se levar em conta que o Volta Redonda não poderá ser o campeão da Taça Rio. Pois, ocorrendo isso, o Volta Redonda no mínimo ficaria com o vice-estadual, como prevê o regulamento, independente de pontuação. 
Por enquanto, o Friburguense se despede do Estadual com apenas um dos objetivos conquistados: o de permanecer na elite. Muito, se for pensado na questão de investimento. O Friburguense é o clube com menor investimento, com o melhor elenco em termo de custo-benefício. Mas, ao mesmo tempo fica o sentimento, mais uma vez, de que este time podia mais! Muito mais! Pela qualidade técnica, pelo conjunto, pelo entrosamento. 
A única crítica, sem paixões, que pode ser feita é quanto ao ataque. O time realmente carece de um homem-gol. É senso comum que o time cria muitas jogadas, mas na hora de concluir... E isso ficou claro em cada partida do Frizão, com exceção de uma ou outra em que o time como um todo não esteve bem. Não esteve bem no 2° tempo da partida com o Vasco. Não foi bem nos minutos iniciais do 2° tempo diante do Madureira, só para citar. 
Há jogadores que realmente se destacaram nesse Estadual! Diego Guerra mais uma vez foi brilhante na defesa e Cadão liderou como nunca a equipe. Bidu fez uma excelente temporada ao lado de Lucas que, se não repetiu o seu melhor ano, 2011, ficou bem próximo de. Flavinho teve momentos excelentes e Sérgio Gomes fez um 2° turno que, diria, faltou sorte em alguns instantes, como bolas na trave. Ao lado de Ziquinha, infernizou as defesas pela direita. Marcelo realmente roubou a cena em diversos instantes e foi fundamental em várias vitórias. Como um todo, a equipe perdeu na desatenção (quase todos os gols levados foram por desatenção) e talvez na falta de tranquilidade (quantas chances claras de gol foram desperdiçadas por afobação).
O futuro é incerto. Ter como próxima competição apenas a Copa Rio, em setembro, é ficar muito tempo parado. Ter futebol o ano inteiro é primordial para que o clube cresça! Para o Friburguense, então, que venha o próximo Estadual! Com um pouco mais de sorte, por que não Copa do Brasil e Série D? É fazer o dever de casa e torcer! 


Estadual
A única coisa que estará em jogo na última rodada do Estadual é a última vaga para a Copa do Brasil. Semifinalistas da Taça Rio definidos: Botafogo, Volta Redonda, Resende e Fluminense. Só faltam definir os confrontos. Rebaixados: Olaria e Quissamã. Vaga na Série D definida para o Resende, que também conquistou uma das vagas para a Copa do Brasil.

Série D
São fortes os rumores de que o Resende não participe do Brasileiro da Série D. O clube sinaliza que se não houver uma substancial ajuda da CBF ou da Federação não tem condições de participar. No ano passado isso também ocorreu e o Volta Redonda herdou a vaga após uma série de desistências de clubes que estavam à sua frente. 

Friburguense
A diretoria do Friburguense sinaliza interesse em participar da competição nacional. Ficará em compasso de espera, pois dependerá da oficialização dessas desistências, caso o time consiga, obviamente, ficar no 1° lugar da fila. A demora de tempo para desistir do Resende e de outros pode, no entanto, dificultar o planejamento.  

Vacinação contra gripe
A campanha nacional de vacinação contra o vírus da gripe começou nessa segunda-feira, 15, e vai até o dia 26 deste mês. No próximo sábado, 20, será realizado o “Dia D”, quando todas as unidades de saúde atenderão, inclusive seis unidades de Saúde da Família. 36 mil doses da vacina estão disponíveis no município e a expectativa é de que o número de imunizados aumente com relação ao ano passado.

Gripe: novo grupo para vacinação
Mulheres com 45 dias após o parto e portadores de doenças crônicas com indicação médica estão incluídos no grupo de risco. Idosos com mais de 60 anos, crianças a partir de seis meses e menores de 2 anos, além de gestantes em qualquer período, também devem se vacinar.
            
Cursos a distância
A Fundação Ceperj está abrindo novos cursos gratuitos de ensino a distância exclusivos para funcionários estaduais. O primeiro - Formação de Tutores em EAD – já tem data marcada, com aulas a serem ministradas no período de 6 a 14 de maio. O número de vagas é limitado a 72 cursistas e elas serão preenchidas por ordem de chegada. 

Inscrições abertas
As matrículas devem ser feitas no portal www.ceperj.rj.gov.br, com prazo terminando no próximo dia 3. Os participantes estarão aptos não só a se tornarem tutores de futuros cursos em suas á-reas de atuação, mas também a produzirem conteúdos e pensarem novas ferramentas que possam melhorar seu funcionamento.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.