Observatório — 16/03/2016

quarta-feira, 16 de março de 2016

Hoje é dia

  • da era espacial
  • Nacional da normalista

O dia

Em 16 de março de 1958, uma missão do Fundo Monetário Internacional chegou ao Brasil para estabelecer condições do empréstimo pedido pelo presidente Juscelino Kubitschek.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  • PMDB de Santa Catarina é o primeiro a desembarcar do governo e entrega cargos de chefias
  • Governo venezuelano prorroga estado de emergência econômica
  • Google dobra prêmio (100 mil) para quem encontrar falha no Chrome
  • Estudo indica que expor bebês a amendoim diminui em 80% chance de alergia
  • Dona Florinda, do seriado Chaves, do SBT, revela que Seu Madruga tinha problema com drogas

Palavreando

E sou como o andarilho de destino incerto que da incerteza de seus passos busca a certeza para se encontrar.

Vamos falar de liberdade?

A generosidade e o respeito à dignidade humana são valores inegociáveis. Por mais que se compactue disso é preciso insistir nessa prática, pois infelizmente não é a realidade vigente. Vivemos um tempo de extrema intransigência e intolerância com pitadas de ignorância. Aliás, a ignorância é mãe de ambas.

Muito se fala do que não se conhece e muito se julga assim mesmo. Faz parte, em nome da liberdade de expressão. Sou daqueles, no entanto, que teimam em acreditar na serenidade como o melhor caminho para se chegar ao mesmo objetivo: uma sociedade melhor e uma vida em coletividade mais feliz.

Liberdade para mim tem tudo a ver com felicidade. Eis a palavra mágica, cujo conceito remeteria a monografias, teses, estudos amplos e científicos com experimentos variados.

Se respeitássemos mais a felicidade do outro, as escolhas individuais de cada pessoa, viveríamos mais em paz. Mas nos intrometemos sobremaneira. Baseados em que? Nas suas crenças religiosas? Elas são suas, não obrigue os outros a tê-las. Nas suas posições políticas ou ideológicas? Elas são suas, quem quiser te acompanhar que te siga ou siga com você! Nas suas vontades sexuais? Cada um segue a orientação de seu bem-estar como indivíduo que sim, merece o prazer de viver. Nos seus conhecimentos? Saiba que quanto mais se sabe, menos se conhece.

As verdades são mutáveis, não condene ou mate por elas. Num passado recente, a igreja, líderes, ideologias trataram de fazer isso. E não traz boas recordações, a não ser a lição de que a estupidez pode causar genocídio.

A liberdade do indivíduo é algo sagrado e merece respeito, desde que não traga desrespeito e sofrimento aos demais. A marcha conservadora que sai do armário tem a liberdade de fazê-la, mas não tem o direito de caçar aos demais que também tem a liberdade de fazer suas escolhas como indivíduos únicos que são donos do próprio nariz.

Afinal, é como a música: "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é". A dor é minha e a delícia também. A dor é sua e a delícia também. Amém.

Mapa do replantio (1)

Foram definidas várias áreas destinadas aos distritos florestais onde serão incentivadas a prática da silvicultura (cultivo de florestas). Nova Friburgo não está entre eles. A finalidade é estimular a atividade econômica, uma vez que os produtores poderão comercializar produtos da base florestal, o que contribuirá para a geração de novas oportunidades de emprego e renda para regiões estagnadas ou de baixo dinamismo econômico.

Mapa do replantio (2)

Os estudos técnicos indicaram as áreas aptas para a atividade de silvicultura, correspondendo a terras, hoje, destinadas a pastagens, na sua maioria, com baixa produtividade. Na Região Serrana ficaram definidos territórios nos municípios de Carmo, São Sebastião do Alto e Cantagalo.

Livro sobre relacionamentos homoafetivos

O psicólogo e fotógrafo Rafael Luz lança hoje, 16, 19h30m, no O Bode Expiatório, seu livro "Conjugalidades possíveis: um estudo sobre relacionamentos homossexuais", pela editora Multifoco. O livro é fruto de sua pesquisa de mestrado em Psicologia e apresenta uma investigação sobre conjugalidades homossexuais.

Mais lançamentos de livros

Já amanhã, 17, o jornalista Paulo Henrique Amorim estará em Nova Friburgo para o lançamento do seu novo livro, "O Quarto Poder - uma outra história", da Editora Hedra. O evento é às 18h30, no Teatro Irmã Sania Cosmelli, no Colégio Nossa Senhora das Dores. O livro fala sobre a história do jornalismo brasileiro com críticas a Rede Globo. O público poderá comprar o livro com direito a sessão de autógrafos.

Contratação temporária professores (1)

A Secretaria estadual de Educação fará a contratação temporária de até 784 professores. As remunerações podem chegar a R$ 2.211,25, para docentes de 30 horas semanais. A seleção contemplará as disciplinas em que não há mais profissionais de concursos vigentes a serem chamados e suprirá as carências ocasionadas por afastamentos temporários e/ou licenciamento de professores efetivos.

Contratação temporária professores (2)

Até o dia 3 de abril, os docentes interessados devem acessar o link docenteonline.educacao.rj.gov.br. Após finalizar a inscrição e imprimir o comprovante disponibilizado pelo sistema, o candidato deverá comparecer à Coordenação Regional de Gestão de Pessoas ou ao polo de inspeção escolar (conforme informado), até o próximo dia 6 de abril, das 9h às 13h. 

Foto da galeria
Cena de “O Despertar da Primavera” clicada por Eduardo Rocha. A lembrança do musical de 2014, último montado pelo ator e produtor Bernardo Dugin, anuncia que vem novo musical por aí para Nova Friburgo. Isso quer dizer que serão abertas também audições para dançarinos. Não precisa ser bailarino. A promessa da nova montagem é mais para o jazz. Interessados podem enviar currículo com foto para elenconovomusical@gmail.com. A montagem está prevista para junho. O restante ainda é segredo do ator global.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.