Observatório — 16/02/2016

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Hoje é dia

  • do Repórter

O dia

Em 16 de fevereiro de 1959, Fidel Castro tornou-se primeiro-ministro de Cuba. Ele e companheiros de guerrilha haviam tomado Havana em janeiro.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Fim de supersalários renderia uma CPMF
  • Denúncias de violência contra a mulher no Carnaval crescem 174%
  • Pesquisa mundial indica que firmas lideradas por mulheres lucram mais
  • Marina Ruy Barbosa lidera lista dos looks mais pedidos da Globo
  • Porta dos Fundos prepara sua estreia no cinema

Palavreando

Ninguém se aproxima de alguém e firma com essa pessoa um pacto, sem que haja nisso um propósito de eternidade.

Festa vascaína e as estrelas do Botafogo e do Friburguense brilhando

O Vasco foi superior e mereceu a vitória diante do Flamengo. Sétimo jogo invicto diante do rival. Uma marca poderosa. O Gigante na Colina histórica tem sido um time de primeira no Estadual e parte com força em busca do bi, ainda que se tenha que afirmar: há muito Campeonato pela frente. Ainda mais numa fórmula de disputa em que a competição para os quatro grandes de fato só começa na próxima fase.

Diferentemente para os pequenos, onde o Campeonato para valer é agora. Metade já foi e o melhor: o Friburguense termina essa primeira metade entre os classificados para o Estadual em si. Com um adendo: a próxima metade será mais difícil. Têm os dois grandes (Vasco e Fluminense), um jogo fora (Resende) e na última rodada, a Portuguesa, em casa. A vitória inquestionável sobre a Cabofriense mostrou que o fator casa tem peso. Após duas derrotas duras nas rodadas anteriores, agora é não deixar a peteca cair ou a bola encher demais. Fazer contas nas quatro finais restantes é essencial. Sim! Ou se encaram como finais ou a vaca vai para o brejo. Pelas minhas contas, sete pontos, ou seja, duas vitórias e um empate garantem a classificação. Mas com duas vitórias é muito provável conquistar a vaga. Não importa onde e contra quem. É preciso somar pelo menos seis pontos.

Se a batalha do time de estrela vermelha é teste para cardíaco, a do time da estrela solitária, nem tanto. Com 100% de aproveitamento, assim como o Vasco, o Botafogo não tem encantado, mas tem se mostrado um time de resultados. Saberemos de fato se é isso mesmo, no primeiro clássico, dia 24, pela sexta rodada, contra o Fluminense.      

Top hospedagem no carnaval (1)

Nova Friburgo foi um dos seis municípios do interior do Estado com maior ocupação hoteleira. Os dados são da Secretaria Estadual de Turismo, que confirma que a Capital recebeu mais de 3,3 milhões de turistas durante o carnaval. Pelo interior fluminense passaram 2,3 milhões de visitantes.

Top hospedagem no carnaval (2)

Segundo a Secretaria de Turismo, hotéis e pousadas das principais regiões turísticas registraram 95% de ocupação, uma variação positiva de 3,35% em relação ao mesmo período do ano passado. Os municípios de Nova Friburgo, Angra dos Reis, Maricá, São João da Barra, Niterói e Mangaratiba foram os recordistas de ocupação este ano.

Top hospedagem no carnaval (3)

Assim como Friburgo, as cidades de Paraty e Vassouras chegaram praticamente a 100% dos quartos vendidos para a data. A Região Serrana como um todo chegou a 95% e a Costa do Sol, 90% de ocupação. Foram movimentados cerca de R$ 3 bilhões em todo o Estado só com o carnaval. Segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ), a ocupação média da rede hoteleira estadual foi de 85%.

13º Estado (1)

Termina hoje, 16, a operação de crédito consignado especial para a quitação das duas últimas parcelas do 13º salário dos servidores do Estado e dos aposentados e pensionistas do Rioprevidência. Amanhã, 17 os servidores que optaram em não recorrer ao crédito terão depositadas em suas contas a terceira parcela, acrescida de 1,93%, a título de indenização pelo não adimplemento do Estado no prazo devido.

13º Estado (2)

Desde 21 de dezembro foram realizados 99.805 empréstimos para a quitação do 13º salário, no valor total de R$ 127 milhões, considerando as operações feitas pessoalmente e nos terminais de autoatendimento. A operação não tem qualquer ônus para os servidores. 

Foto da galeria
Refúgio Pedra Aguda, entre os municípios de Nova Friburgo e Bom Jardim. O local é certamente um dos mais belos da região. Com uma piscina de água natural com borda infinita, o espaço que é também uma pousada é procurado por amantes da natureza das cidades da Região, mas também por turistas de todo o País.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.