Observatório — 15/12/2015

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Hoje é dia

  • do Esperanto
  • da mulher profissional de Direito
  • do jardineiro

O dia
Em 15 de dezembro 2008, o jornalista iraquiano Muntazar al-Zaidi, atirou um sapato contra o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, durante coletiva de imprensa na capital do país, Bagdá. Em países árabes, jogar o sapato em alguém é uma ofensa grave.

Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto

  • ONU aponta que fator desigualdade social faz Brasil perder um quarto do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
  • Em 13 anos, dobra número de cidades com ensino superior no Brasil
  • Ministro argentino promete mudar lei sobre meios de comunicação
  • Motorista tem vencimento de até R$ 32 mil no TCE-RJ
  • Estados Unidos investigam envolvimento da Fox com escândalo na Fifa

Palavreando
Porque por você perco a timidez que me trava e me transformo em menino com coragem de homem.

O fim da Copa do Mundo
A proposta aprovada e que será definitiva ou não no Congresso da FIFA de fevereiro prevê a ampliação do número de participantes da Copa do Mundo de 32 atuais para 40 seleções.
Sem credibilidade e vivendo a maior crise de sua história, o indicativo que pode enterrar a maior competição de futebol do planeta, parece ter total ligação com o clima eleitoral ou eleitoreiro que por si só já mostra: nada mudará com um novo presidente. As barganhas, chantagens e corrupção continuarão sendo palavras no dia a dia da entidade.
A intenção é de que o número de 40 seleções seja aplicado no Mundial de 2026. Com a ampliação, compensam-se as confederações. Para se ter uma ideia, metade dos países da América do Sul estariam na Copa. A Oceania ganharia vaga direta e assim por diante num pacotão de bondades. E, o pior: uma vaga seria para uma seleção convidada por mérito histórico. Em outras palavras, isso quer dizer que o poder político faria com que Brasil, Inglaterra ou Alemanha irão à Copa por bem ou por mal. Ir à Copa já não será aquela vantagem. A queda técnica seria inevitável.
As tentativas de matar o futebol estão se tornando reais. Lamentável. O torcedor apenas um detalhe nos milhões, bilhões de dólares que fazem crescer os olhos dos engravatados. 40 seleções é o fim da Copa.

Décimo terceiro do estado 
Ainda está indefinida a data de pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores estaduais. Anteriormente, o benefício seria pago no dia 17, o que praticamente está descartado. O governo alega dificuldades por conta da crise financeira e espera até o fim desta semana para apresentar uma meta de data para o pagamento que tende a ficar para as proximidades do carnaval.

Microcefalia
O estado do Rio de Janeiro investiga duas possíveis mortes por microcefalia. Ao todo no Brasil são 19 mortes de bebês com suspeita da doença. Os casos investigados aconteceram desde o início do ano até o dia 5 de dezembro, em oito estados do país. O Rio de Janeiro já  acumula um total de 23 casos suspeitos, nenhum na região Centro-Norte fluminense.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.