Colunas
Observatório - 15/03/2012
Estelionato de imagem
Muito se fala em corrupção de cunho financeiro, mas pouco se percebe a corrupção de identidade. Tão grave quanto, muitos corrompem a si próprios, deixando de ser aquilo que são para atingirem certos objetivos. Nada pode ser tão doloroso, agressivo e corrompido quanto não ser o que se é. Nada justifica perder-se de sua essência e se reinventar de acordo com conveniências temporais.
Obviamente que todos devem buscar a sua evolução, maximizar suas qualidades, lutar para minimizar seus defeitos, mas essa de construir imagens que não existem, é como vender refrigerante de quinta como se fosse Coca-Cola. O frasco é bom, mas o conteúdo é uma fraude. Infelizmente, está cheio de gente assim por aí. Em época de Eleição é o que mais vemos e veremos.
Construir imagens... Isso me intriga. Parece que o sujeito tal como é não é bom o suficiente. Não quero dizer com isso que um candidato a emprego ou mesmo a cargos eletivos não deva ouvir a voz do marketing na tentativa de agradar a maioria, que não deva buscar ferramentas que tornem o seu melhor em mais aparente ou que faça com que como sujeito se torne verdadeiramente uma pessoa melhor. Mas trocar o eu verdadeiro por um estereótipo que angarie mais popularidade ou aprovação me soa como estelionato consigo mesmo e com as pessoas que confiam em algo que não é real. A essência não se muda!
Bom seria se as pessoas fossem elas mesmas em todas as circunstâncias e vencessem pelo que são e não por construções de estratégias de marketing. O melhor marketing tem que ser a verdade absoluta. Verdade que tarda, mas não falha, como diz o ditado. Mas enquanto tarda... faz um estrago!
Reajuste da energia elétrica
O aumento da energia elétrica em Nova Friburgo previsto para 18 de junho não deverá ser maior que 2%. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apresentou uma proposta de aumento médio de 1,66%, dentro do processo do terceiro ciclo de revisão tarifária da distribuidora local. Após o processo de audiência pública da proposta, a Aneel ainda definirá o valor definitivo do ajuste.
Caixa e BB fechados
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que o expediente das agências bancárias do estado do Rio segue normal, apesar da paralisação dos vigilantes. Em Nova Friburgo, de fato, a maioria das agências está aberta e atendendo normalmente. Agências da Caixa e do Banco do Brasil são, inicialmente, as únicas que não estão abrindo ao público.
Série D Brasileirão
A CBF já definiu a tabela da Série D do Campeonato Brasileiro que tem, por enquanto, apenas 12 participantes definidos, entre os quais o Friburguense. A competição será disputada entre 27 de maio e 30 de setembro. A primeira fase será composta por oito grupos de cinco participantes, sendo que os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para a segunda fase.
Grupo do Frizão
A partir da segunda fase os clubes vão se enfrentar em confrontos no formato mata-mata, até chegar aos quatro primeiros colocados que sobem para a Série C em 2013. O tricolor da serra está no Grupo 6 que terá ainda dois representantes de Minas Gerais, o melhor dos pequenos no Estadual do Rio de Janeiro e um representante do Espírito Santo.
Programa Produtor de Água
O Programa Produtor de Água, desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA), chegou à região. O objetivo é estimular, por adesão voluntária, uma política de pagamento por serviços ambientais voltados à produção hídrica no curso do Alto Macaé, atualmente responsável pelo abastecimento dos distritos de Mury, Lumiar e São Pedro da Serra, em Nova Friburgo, além dos municípios de Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Macaé.
Segunda do estado
A ideia geral é apoiar, orientar e certificar projetos que visem a redução da erosão e do assoreamento de mananciais, proporcionando a melhoria da qualidade, a ampliação e a regularização da oferta de água na bacia estratégica para a cadeia produtiva do petróleo. De acordo com a Emater-Rio, todas as etapas do programa serão amplamente debatidas com a comunidade. A região da cabeceira do Rio Macaé será a segunda no Estado do Rio de Janeiro a ter acesso a esse modelo de política compensatória.
Estudo turístico de Rio das Ostras
Hoje, 15, será o lançamento do projeto de estudo da demanda e oferta turística de Rio das Ostras, que foi escolhida para o projeto-piloto da Secretaria de Estado de Turismo. O trabalho tem como objetivo identificar as potencialidades do município e sua infraestrutura turística; fomentar a atividade e a qualificação dos profissionais, serviços e produtos; e fortalecer o Programa de Regionalização.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário