OBSERVATÓRIO - 14/01/2015

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Hoje é dia

  • do Lavador e Motorista de Carros
  • do Enfermo
  • do Treinador de Futebol
  • Estadual do Treinamento Profissional (RJ)


O dia

Há exatos 101 anos, um marco na história. Henry Ford, fundador da Ford, anunciou um novo sistema na linha de montagem de sua fábrica, que reduzia de 12,5 horas para 93 minutos a produção de um carro. O fato revolucionou o mundo.

 

Enquanto a bola não rola

Faltando praticamente 15 dias para o início da edição de 2015 do Estadual, as equipes se preparam de olho, talvez, na única possibilidade de título na temporada. Os clubes do Rio passam por uma crise baseada em ajustes necessários nos seus endividados orçamentos. Uma hora a fatura chega. Pois bem, chegou! Reduzindo gastos, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco vestem novas filosofias. Para sobreviver, mais do que ganhar. Dessa forma, o Estadual pode ser a única chance de título no ano. Isso dá o charme de que a competição precisa.

Do outro lado, os chamados clubes de menor investimento lutam para se destacarem. Há a Taça Rio, troféu disputado exclusivamente por esses times, vaga na Copa do Brasil e na Série D do Brasileiro. O último, objetivo central do Friburguense. Não dá para esquecer que é ínfima a linha que separa clubes que tentam se destacar do rebaixamento. Essa separação pode ser de duas vitórias apenas. Ah! Há uma dose maior de angústia nesse ano. Querem mexer no regulamento e a colocação no Estadual desse ano se torna ainda mais importante. Ficar fora do grupo dos quatro primeiros pode representar ter que disputar um pré-Estadual ano que vem. Toda a atenção é válida. Quanto menos riscos correr, melhor.

Estou confiante no Friburguense. Ainda que se tenha perdido peças importantes como Lucas e Marcelo, houve reposição. O próprio técnico Gerson Andreotti diz que nunca teve um elenco tão completo e equilibrado. Isso nos alimenta de esperanças para uma boa campanha de um time renovado e cheio de promessas. Que elas se confirmem e que o Frizão faça história. 


Vilage

Ausente dos desfiles desse ano, os famosos ensaios das sextas da Vilage serão realizados de forma diferente. As concorridas apresentações saem da quadra da agremiação e acontecem na Mais 1, no Centro. O primeiro já foi na última sexta, 9. E assim será por todas as sextas até o carnaval, com os intérpretes Gibi e Monstrinho, além de convidados do carnaval carioca. Claro, sempre com a presença da bateria verde e branco.  


Conta de luz

Com a suspensão do subsídio ao setor elétrico por parte do governo federal, as contas de luz poderão subir duas vezes em 2015. Caso as distribuidoras não consigam cobrir seus custos, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai autorizar revisão extraordinária das tarifas, além da já prevista anualmente. Em Nova Friburgo, a revisão tarifária sempre ocorre no mês de junho.


Extintor automotivo ABC (1)

Encontrar em Nova Friburgo o novo extintor é um sacrifício. Pouquíssimas lojas no município possuem o novo equipamento, que será obrigatório. A dificuldade não é exclusividade de Nova Friburgo. Outros municípios brasileiros também têm pouca oferta do extintor. Foi exatamente diante dessa dificuldade que o prazo para adequação, que se encerraria nesta semana, foi prorrogado por mais 90 dias.

 

Extintor automotivo ABC (2)

Os motoristas flagrados sem o extintor perderiam cinco pontos na carteira e levariam multa de R$ 127,69. O adiamento foi definido exatamente pelo fato de motoristas de várias regiões do país relatarem dificuldade para encontrar o novo produto. Os novos extintores são capazes de apagar incêndios de uma maior diversidade de materiais. Apenas veículos de ano/modelo anterior a 2004/2005 precisam realizar a substituição dos extintores.

 

Observando... 

Cinco notícias que talvez você não tenha visto:

- EUA reconhecem erro em não enviar representante à marcha em Paris

- Sobrinho da atriz Bárbara Paz é assassinado no RS

- Cerveja contaminada mata ao menos 69 pessoas em funeral em Moçambique

- Sem muitos reforços, Flamengo admite que só terá elenco ideal no Brasileiro

- Humorista Dani Calabresa acerta com a TV Globo

 

Palavreando

É fácil criticar quem fala, se expõe, chora, grita, faz. Difícil é falar, se expor, chorar, gritar e, acima de tudo, fazer.


O verão transforma o cotidiano. Paisagens que já são belas se tornam

ainda mais impecáveis com o sol de fim de tarde fazendo silhuetas nelas

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.