Observatório - 13/11/2013

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Hoje é dia

  • do Moço Espírita

 

O dia

Em uma carta datada de 13 de novembro de 1789, Benjamin Franklin afirmou que "nada neste mundo pode ser dado como certo, exceto a morte e os impostos”. A célebre frase de mais de 200 anos continua atual.

 

Um discurso pela humanidade

O que é bom tem que ser compartilhado. Há pouco tempo tive a oportunidade de ouvir um brilhante discurso do presidente uruguaio José Mujica. O modo de vida dele me chama a atenção. Um homem simples que vive em um sítio e, mesmo como presidente de um país, vai à esquina comprar pães.

Mujica falava sobre o meio ambiente em uma conferência da ONU e acho oportuno colocar a base de sua fala, que tem a ver com o que queremos do futuro do mundo e da humanidade.

"Me angustia, e como, o amanhã que não verei, e pelo qual me comprometo. Sim, é possível um mundo com uma humanidade melhor, mas talvez, hoje, a primeira tarefa seja cuidar da vida. Parece que nascemos apenas para consumir e consumir e, quando não podemos, nos enchemos de frustração, pobreza e até autoexclusão... Civilização contra a simplicidade, contra a sobriedade, contra todos os ciclos naturais. O pior: civilização contra a liberdade que supõe ter tempo para viver as relações humanas, as únicas que transcendem: o amor, a amizade, aventura, solidariedade, família. Civilização contra tempo livre que não é pago, que não se pode comprar, e que nos permite contemplar e esquadrinhar o cenário da natureza... A política, eterna mãe do acontecer humano, ficou limitada à economia e ao mercado... Arrasamos a selva, as selvas verdadeiras, e implantamos selvas anônimas de cimento. Enfrentamos o sedentarismo com esteiras, a insônia com comprimidos, a solidão com eletrônicos, porque somos felizes longe da convivência humana… Há marketing para tudo, para os cemitérios, os serviços fúnebres, as maternidades, para pais, para mães, passando pelas secretárias, pelos automóveis e pelas férias. Tudo, tudo é negócio... É possível arrancar tranquilamente toda a indigência do planeta... Para que todos esses sonhos sejam possíveis, precisamos governar a nos mesmos, ou sucumbiremos porque não somos capazes de estar à altura da civilização em que fomos desenvolvendo... Este é nosso dilema. Não nos entretenhamos apenas remendando consequências. Pensemos na causa profunda, na civilização do esbanjamento, na civilização do usa-tira que rouba tempo mal gasto de vida humana, esbanjando questões inúteis. Pensem que a vida humana é um milagre. Que estamos vivos por um milagre e nada vale mais que a vida. E que nosso dever biológico, acima de todas as coisas, é respeitar a vida e impulsioná-la, cuidá-la, procriá-la e entender que a espécie é nosso "nós”. 


Contenção de encostas (1)

O Estado faz uma avaliação positiva do andamento das obras de contenção de encostas em Nova Friburgo e diz que há avanços. Segundo o Estado, na Alameda Eduardo Guinle e no bairro Jardim Ouro Preto, as intervenções estão concluídas. Já nos bairros Floresta, Jardinlândia e São Jorge, as obras estão em andamento e a previsão é de que sejam entregues ainda este ano. 


Contenção de encostas (2)

Ainda segundo o Estado, estão para ser iniciadas, as obras de contenção na Granja do Céu, com entrega prevista para maio de 2014, e no Córrego Dantas, que deve ficar pronta em outubro de 2015. Nesta segunda etapa de encostas, serão beneficiadas Vila Nova; Duas Pedras/Lazareto; Jardim Califórnia; Jardinlândia/Subida Belmonte; Village; São Jorge; Parque das Flores; Anfiteatro/Praça do Suspiro e Chácara Paraíso. 


Luau TV

A segunda, 11, foi de festa para a Luau TV, que celebrou quatro anos no ar. Toda a sua programação, com o time de apresentadores, foi para a Praça 1° de Maio, em Olaria, onde, ao vivo foi feita a festa junto ao povo. Lembrando que a emissora acaba de trocar de direção. A nova direção pretende atingir a marca de quase 30 programas no ar.


TV Zoom

A TV Zoom, canal local há mais tempo no ar (13 anos) prepara a sua vinheta de fim de ano — uma tradição do canal 10. Neste ano, mais uma vez a música "Compromisso” embala o time da emissora no feliz natal e ano novo. A vinheta promete ser uma das mais emocionantes dos últimos anos. A conferir.     

 

Friburguense (1)

Sem atividades no futebol profissional, o clube investe nos reparos do gramado e do Estádio Eduardo Guinle. A pintura e a manutenção dos alambrados estão concluídas. O gramado passa por cuidados especiais. Por Nova Friburgo ser uma cidade de clima frio, a grama tem que ser mesmo a mais grossa, o que torna o campo mais pesado. 


Friburguense (2)

 Os portões de acesso e de saída também estão sendo pintados nas cores do clube. Na agenda de reparos também estão programados retoques nas arquibancadas. O processo de limpeza das cadeiras já começou, e em breve, elas deverão ser numeradas, provavelmente ainda para o Estadual.

 

Palavreando

Felicidade é algo que se experimenta para se perceber depois.

 

Exposição do Gama "Um Olhar Viçoso sobre Nova Friburgo”, no saguão principal da Câmara de Vereadores. Além de fotografias de Osmar Castro dos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, esculturas do artista Zeppe inspiradas em obras de Guignard. Aberta ao público

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.