Observatório - 13/06/2012

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Arrancada vascaína

O ânimo é grande e não poderia ser diferente, afinal, em um campeonato de pontos corridos, conquistar quatro vitórias seguidas é de fato empolgante. Ainda é cedo, mas muitas das vezes o acordar tarde pode ser fatal. Complica, desanima, tira do trilho do sonho de Libertadores, do título! O Vasco começou o Brasileirão com tudo! O atual vice-campeão demonstra que brigará mais uma vez pelo campeonato! Obviamente, é cedo para estipularmos favoritos, mas o que afirmo sem temor é que o Vasco não é cavalo paraguaio!

Como é possível afirmar que os times do Rio farão um bom campeonato. Pela fragilidade dos outros também! Os times paulistas vão mal, tanto quanto os gaúchos prometem!

Em campeonato de pontos corridos cada rodada é importante. Cada ponto perdido para sempre estará perdido. Cada ponto ganho estará para sempre ganho! O Corinthians só foi campeão no ano passado porque fez muitos pontos nas 15 rodadas primeiras. Claro, um feito difícil de repetir, mas não impossível de até ser superado! Em uma competição marcada pelo equilíbrio extremo, não se pode perder tempo! O Vasco não está perdendo tempo!

O mesmo não se pode dizer do Fluminense, que tem um dos melhores elencos da competição. Patinou aqui e ali com perda de pontos bobos! Ainda assim, com a quantidade de bons jogadores que possui, as peças de reposição que tem garantem ao tricolor das Laranjeiras todas as possibilidades de se manter entre os primeiros.

O Botafogo começou com tudo, mas pelas duas últimas partidas, o torcedor tem todo o direito de ficar preocupado! A máxima de que tem coisas que só acontecem com o Botafogo se repete! Esperanças? Existem, mas sinceramente...

Já o Flamengo tem estrela e incompetência de sua diretoria! Não é a vitória sobre os reservas do Coritiba que mudarão o sentimento da torcida com relação ao time. O Flamengo merece um time muito melhor! O Flamengo merece sempre estar brigando pelas primeiras posições. Mas só nome não ganha campeonato, ainda que possa vencer um jogo ou outro.

Por fim, a fórmula do Brasileirão é mais ou menos assim: vencerá aquele time que encarar maior quantidade de partidas como se fossem finais! Perecerá aquele que achar que sempre há tempo para correr atrás! Parece simples e é, pelo menos na falácia das crônicas esportivas.

Acidentes de trânsito

Com mais uma morte no último fim de semana, já é de 17 o número de óbitos no trânsito friburguense este ano. Para se ter uma ideia, em todo o ano de 2011 foram registradas 21 mortes no trânsito local. Ainda faltando mais de seis meses para o fim de 2012, os números já estão bem próximos.

Novas regras de financiamento habitacional

Já estão valendo as novas regras da Caixa Econômica Federal para os financiamentos habitacionais. Pelo novo modelo, os mutuários terão mais cinco anos para quitar os empréstimos. A Caixa ampliou o prazo do crédito habitacional de 30 anos para 35. Mais vale ressaltar: esse prazo não vale para financiamentos com o FGTS.

Financiamento pelo FGTS

Os financiamentos com recursos do FGTS, que inclui o Programa Minha Casa, Minha Vida permanecem em 30 anos. Vale a espera de quem quer optar por esse tipo de modalidade. Isso porque, a Caixa já pediu autorização ao Conselho Curador para aumentar o prazo de financiamento também para o FGTS, o que deve ocorrer em breve.

Reabertura da igreja do Suspiro

Hoje, 13, é dia de Santo Antônio. A semana foi especial pela reabertura da Capela da Praça do Suspiro. Mas a reconstrução ainda não está completa. O local ainda terá que passar por mais reformas orçadas em cerca de R$ 1 milhão para retornar às suas características antes de ser atingida pelo lamaçal que encobriu a praça.

Arrecadação para a Capela de Santo Antônio

Além dos recursos arrecadados com a festa na Praça do Suspiro, a Arquidiocese de Nova Friburgo ainda tenta levantar outros fundos, também por doações, para implantar a nova rede elétrica; comprar novos bancos; restaurar o altar; refazer a escadaria que leva para um segundo piso e pintar a igreja.

Uerj parada

Depois da UFF e do Cefet, chegou a vez da Uerj de Nova Friburgo também aderir à greve. Desta feita, todas as instituições públicas de ensino superior da cidade estão paradas, afetando centenas de alunos. Em todas as três faculdades a greve é por tempo indeterminado.

Apoio à greve

Os professores da Uerj reivindicam uma negociação sobre diversos temas com o governo estadual, mas até o momento não teve resposta sobre as demandas. Entre os questionamentos, está a retirada da ação do pagamento de triênios dos servidores do estado. Os docentes também reivindicam aumento de 22%. Os alunos reconhecem o pleito e seus representantes apóiam a greve.

Corinthians made in Nova Friburgo

Depois do Vasco, a empresa friburguense Sapeka acaba de lançar a coleção oficial de lingerie do Corinthians. O primeiro modelo da coleção Corinthians já está à venda. Pelo ritmo que os negócios com Vasco e Corinthians vão, a tendência é que outros clubes também se tornem parceiros da empreendedora empresa local.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.