Observatório - 13/05/2016

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Hoje é dia

  • da abolição da escravatura no Brasil
  • da fraternidade
  • do automóvel
  • da estrada de rodagem
  • do zootecnista
  • do chefe de cozinha
  • do mulato     

O dia

Em 13 de maio de 1950, o Diner’s Club lançou o primeiro cartão de crédito que permitia compras em diferentes lojas. Ele era aceito inicialmente em 27 restaurantes de Nova York. O "dinheiro de plástico" se espalhou pelo mundo e 64 anos depois é um dos principais meios de se fazer compras.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  • Slogan do governo Temer será "Ordem e progresso"
  • Argentina diz "respeitar o processo institucional" brasileiro e Chile teme por "incerteza"
  • Lula prepara fase pós-Dilma e mira a eleição de 2018
  • De acordo com Forbes, Neymar é o jovem mais caro do mundo
  • Os Simpsons fará a sua primeira transmissão ao vivo, domingo, nos Estados Unidos

Palavreando

Tudo se resume às nossas escolhas.

Sexta-feira 13

Há quem nem saia de casa numa sexta-feira, 13. O temor exagerado pode se constituir até mesmo numa fobia, a chamada “parascavedecatriafobia”. São muitas as curiosidades sobre a origem desse medo de sexta-feira 13. A origem mais aceitável está no cristianismo. A mais forte delas, seria o fato de Jesus ter sido, provavelmente crucificado numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.

As referências ao número 13 aumentam a superstição. E não é por causa do PT. Ainda no cristianismo, recorde-se que na Santa Ceia sentaram-se à mesa 13 pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, trágicamente. Jesus por execução na cruz e Judas provavelmente por suicídio.

Outro fator com raízes religiosas dá conta de que no dia 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

Na numerologia, somando o dia da semana de azar (sexta-feira) com o número de azar (13) temos o mais azarado dos dias. Além disso, o número 13 é considerado de má sorte.

O número 12 é considerado um número de coisas completas como 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou os 12 signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular. Além dessas coisas todas, existem versões lendárias da mitologia nórdica que contam que no Valhalla - a morada celestial das divindades -, houve um banquete para 12 convidados.

Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga em que morreu Balder, o favorito dos deuses. Instituiu-se, então, a superstição de que convidar 13 pessoas para jantar era desgraça na certa e esse número ficou marcado como símbolo do azar.

Outra lenda é protagonizada pela deusa do amor e da beleza, Friga, cujo nome deu origem às palavras friadagr e friday, "sexta-feira" em escandinavo e inglês. Quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, a personagem foi transformada em uma bruxa exilada no alto de uma montanha.

Para se vingar, Friga passou a reunir-se, todas as sextas-feiras, com outras 11 feiticeiras, mais o próprio Satanás, num total de 13 participantes, para rogar pragas sobre a humanidade.

Treze. Número de azar, mas que alguns creem dar sorte. Boa sexta-feira, 13, para todos!

Vistoria Detran (1)

É grande o número de motoristas de Nova Friburgo que estão fazendo vistoria nos municípios vizinhos. Isso porque, no momento, não há como marcar vistoria para o posto friburguense que está sobrecarregado. Quem tenta marcar a vistoria para Nova Friburgo é orientado a esperar ou procurar outro município, pois não há vaga e nem perspectiva de novos agendamentos.

Vistoria Detran (2)

O problema se dá por conta da adesão do posto aos movimentos de paralisação, incluindo a operação tartaruga, em que o atendimento não chega a ser interrompido, mas é feito de forma lenta. Com isso, inúmeras vistorias agendadas foram remarcadas, impedindo novas marcações. A previsão é de que só seja possível agendar a vistoria para Nova Friburgo, pelo site do Detran ou telefone, a partir do próximo mês.

Educa Mais

Bolsas de estudo pelo Educa Mais Brasil estão disponíveis em Nova Friburgo. Para o segundo semestre há vagas no município para Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos Técnicos, Cursos de Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes, Educação para Jovens e Adultos e Pré-Vestibular. As inscrições são gratuitas e realizadas através do site oficial do programa, o www.educamaisbrasil.com.br.

Ingresso Rio 2016 só para servidores públicos (1)

A partir de segunda-feira, 16, os servidores estaduais, aposentados e pensionistas podem comprar ingressos exclusivos para os Jogos Olímpicos, que não estão à venda no site oficial, graças à parceria entre Governo do Estado e Comitê Rio 2016. As opções incluem as cerimônias de abertura e encerramento, além de algumas das competições mais concorridas, como vôlei de praia, judô, tênis, natação, ginástica, entre outros. São nove mil  ingressos que estarão disponíveis para compra até o dia o próximo dia 31.

Ingresso Rio 2016 só para servidores públicos (2)

Para comprar o ingresso, o servidor - ativo ou inativo - precisa provar que é funcionário do governo estadual. Para isso, basta fornecer seu número de ID, nome, CPF e e-mail no site www.compraexclusivaservidor.rj.gov.br. Após a checagem de dados, o servidor receberá um e-mail - com um código específico para o seu ID - para que possa entrar no site oficial da Rio 2016 e comprar o ingresso desejado.

Foto da galeria
Nos próximos dias 19 e 20, Cordeiro recebe o Rioprevidência Móvel no Parque de Exposições Raul Veiga. Trata-se de uma agência itinerante que leva todos os serviços de uma agência convencional a localidades que não possuem postos ou agências do Rioprevidência, totalmente informatizada, com funcionários treinados para atender ao segurado.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.