Observatório - 13/03/2013

quarta-feira, 13 de março de 2013

Eu estou ficando mais burro: ao mestre José Manoel

De vez em quando, pelo menos uma vez por mês, por volta das dez da manhã tocava meu telefone. Do outro lado da linha era ele. Com sua voz peculiar dizia: “Bravo, Wanderson! Bravo! Muito bom o que você escreveu no A Voz da Serra de hoje! É isso mesmo menino”. Após a exaltação, discorria sobre o tema e finalizava: “Continue assim! Nunca se perca dos seus ideais!”.
Pois é! O meu telefone voltará a tocar algumas vezes nesse mesmo horário, mas não será ele! Não ouvirei mais a sua voz no telefone, na TV, no rádio ou em palestras. Não terei mais as suas magistrais argumentações na defesa daquilo que acreditava. Eu e mais um monte de gente que mesmo discordando de suas teses sempre bem baseadas, respeitava e admirava sua forma de colocar seus pontos de vista!
José Manoel certamente é um espírito evoluído. Um homem de uma decência e fidelidade aos seus ideais que serve como referência a ser imitada. 
Para o céu ganhar, o mundo tem que perder!
Nosso mundo, o meu mundo particular tem perdido bastante ultimamente! Tenho ficado mais burro! Porque cada vez que perco um mestre, cada vez que perco um conselheiro, fico mais vazio, fico mais burro. Egoísmo da minha parte? Talvez! Mais um mestre meu se vai... Os conselhos e ensinamentos ficam... Os legados ficam e precisam ser mantidos. 
Cristalizam-se meus ideais e os sonhos que junto com meus mestres cultivei. Preciso continuar cultivando-os. Talvez menos forte. Um pouco mais sozinho. Com muitos aprendizados, mas acima de tudo temeroso porque não aprendi tudo... Eles tinham muito mais para me ensinar! 
De qualquer maneira aceito a perda, como todos têm que aceitar. José Manoel nos ensinou isso! Pois em verdade é o céu quem ganha!
Obrigado, José Manoel!


Salários desbloqueados
Após bloquear salários de professores universitários, o governador Sérgio Cabral anuncia pagamentos para a próxima segunda, 18. Os pagamentos da área da saúde também serão liberados. Os vencimentos dos docentes da Uerj deveriam ter sido pagos na segunda, 11, portanto atrasarão em uma semana. O governador justifica o não pagamento à perda dos royalties do petróleo.

Decisão do STF
Professores substitutos, visitantes e bolsistas que recebem por contratos administrativos estão com os pagamentos suspensos. A suspensão de todos os pagamentos do estado, a exceção dos salários em folha foi decidida até que saia a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) quanto a inconstitucionalidade da lei que redistribui os royalties do petróleo.

Sirenes de alerta
Todo dia 10 de cada mês é dia de simulado nas áreas de risco. O teste, além de preparar a população, serve para identificar a funcionalidade das sirenes. Das 35 sirenes instaladas no município, quatro não funcionaram no teste deste mês, sendo que duas precisaram ser acionadas manualmente e as duas continuaram com problemas. A manutenção dos equipamentos já foi providenciada.

Cartilha da prevenção de desastres
A Secretaria estadual de Defesa Civil apresentou o manual que ensina como agir em situações de emergência e também como montar um kit de sobrevivência. Dentre as instruções sobre elaboração de rotas de fugas, escolhas de abrigos seguros e ainda dicas de como realizar uma evacuação de emergência em situações de crise, a cartilha também orienta a preparar, com antecedência, mochilas e caixas de emergência contendo itens de sobrevivência.

Concurso Amigo da Água
O concurso “Amigo da Água” está no ar e premiará os melhores desenhos dos alunos dos 1º ao 3º anos e as melhores colagens de papel do 4º e 5º anos com tablets. As escolas dos vencedores receberão, cada uma, um computador. Os trabalhos deverão ser entregues entre os dias 18 e 22 de março. O regulamento do concurso está disponível no site www.diadoamigodaagua.com.br.

Cerveja liberada
Cerveja volta a ser liberada em estádios do Rio de Janeiro. Medida já vale a partir da próxima rodada. A liberação da venda de cerveja nos estádios, no entanto, só vale para competições organizadas pela Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro). A comercialização terá algumas regras especiais em relação aos horários. 

Regras
Os clubes mandantes terão a liberdade de vetar a venda, se assim desejarem. O horário da venda será de até duas horas e quinze minutos antes do jogo e durante o intervalo. Os ambulantes não poderão circular com o produto nas arquibancadas. Somente bares ou pontos de venda terão autorização para vender a bebida alcoólica. Após o apito final, também fica proibida a comercialização.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.