Observatório - 13/03/2012

sexta-feira, 06 de abril de 2012

O Frizão voltou!

Capítulo VII—O que está acontecendo?

Este é o capítulo mais difícil de se escrever até aqui nessa história de retorno do Friburguense. Aliás, faz algum tempo que o Friburguense não fica quatro partidas sem vencer. Talvez tenhamos ficado um tanto mal-acostumados! No entanto, nesse instante não há título mais propício... Assim, exatamente em forma de pergunta: o que está acontecendo?

Tabela difícil? Pode até ser! Mas como explicar a queda de produção do 1° para o 2° turno baseado nos resultados obtidos? Não estou, portanto, entrando no mérito se as derrotas e empates foram justos ou injustos. Se o time perdeu jogando bem ou mal. Mas os resultados não têm sido o que esperávamos. O que está acontecendo? Só quem pode responder são aqueles que estão escrevendo as páginas do Friburguense desses últimos dias!

O time tem qualidade, tem força e tem no coletivo seu ponto mais forte! É um dos melhores grupos que já vi na recente história do tricolor da serra! É um time que tem história junto e que joga há algum tempo junto! Aliás, o junto é a palavra que mais se repete aqui e não é à toa!

Junto esse time já entrou para a história do Friburguense! Junto esse grupo devolveu o orgulho ao povo friburguense tão cansado e entristecido por suas tragédias! Junto esse grupo deu a alegria que pouco nos visitou em 2011. Junto esse grupo contrariou os pessimistas e fez uma excepcional campanha no 1° turno deste Estadual. Junto esse grupo, mesmo sendo o com a menor folha salarial entre todos os participantes da competição, conseguiu ficar entre os melhores pequenos até a rodada deste fim de semana. Junto esse grupo espantou de forma rápida aquela torcida contra de que brigaria apenas para não cair. Junto esse time chegou a três finais seguidas em três competições disputadas. Junto esse grupo sorriu, lutou e inspirou muitas pessoas. Junto esses jogadores foram exemplo para cada um daqueles que pensaram em desistir, em entregar os pontos e nos ensinaram que é preciso teimar, insistir, sonhar, se entregar com garra, gana e esmero!

E agora é junto, somente junto, com cada um somando seu humilde passo ao passo de todos para o caminhar unido e forte que as vitórias retornarão e a boa campanha também.

A última posição do grupo B não é uma colocação que esse time mereça pela sua capacidade coletiva. Não é uma posição que agrade a ninguém ali dentro, até porque sei e sou testemunha de que esse time é de decisão, tem espírito campeão!

Ainda dá para acreditar até numa vaga para as semifinais da Taça Rio! A matemática está do lado do tricolor da serra. A diferença é de apenas 5 pontos. Mas a partir de agora é se reencontrar, vencer todos os jogos que restam e provar mais uma vez que não há desafio que esse elenco não possa vencer! Juntos! Somente juntos! A resposta para o título deste capítulo virá no juntos e não em respostas isoladas! Juntos! Essa é a palavra de ordem!

Israel Lacerda

O vocalista Israel Lacerda, recém-saído do grupo de samba e pagode Toque Serrano, se lançará em carreira solo. O show de lançamento já está marcado: próximo dia 28, na Emporium. Israel e banda prometem um show com muita música sertaneja, axé e, claro, um pouco de pagode.

Toque Serrano

O Toque Serrano prossegue sua jornada de sucesso com os demais componentes do grupo, Junior Gomes, Dominguinhos, Leandrinho, Wolgrand e Maike, contando ocasionalmente com a participação especial de Gibi. O grupo mantém seus shows todas as quintas na Emporium, em alguns domingos na Mais 1, além de inúmeras apresentações em eventos diversos fora e dentro de Nova Friburgo.

Guardas municipais

Uma comissão formada pelo Consórcio Intermunicipal da Região Leste Fluminense (Conleste) está indo a Brasília nesta semana pedir o apoio do Ministério da Justiça para implantação do projeto do Cinturão de Segurança para os municípios de Magé, Maricá, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Araruama, Rio Bonito, Tanguá, Itaboraí, São Gonçalo, Niterói, Teresópolis e Nova Friburgo.

Segurança pós-Comperj

Pleiteia-se urgência na implantação de mecanismos de segurança frente aos impactos ocorridos na região em virtude da construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Orçado em R$ 6 milhões, o plano busca a definição dos órgãos que farão o financiamento e se haverá efetivamente a participação da Petrobras ou mesmo do governo estadual.

Teste rápido de aids

Quem curtiu o carnaval e não se preveniu, não usando camisinha ou compartilhando seringa, deve fazer o teste rápido de aids. O alerta é do Ministério da Saúde. O teste rápido é gratuito e serve para o diagnóstico precoce de doenças como aids e hepatites virais.

Gratuito e rápido também em Nova Friburgo

Em Nova Friburgo, os testes estão disponíveis no Posto Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, nas salas 6 e 7. Em Nova Friburgo, o teste abrange apenas a aids e não diagnostica outras doenças sexualmente transmissíveis como as hepatites virais. Esse teste mais completo deve chegar em breve a cidade.

Quem deve fazer?

É importante esclarecer que o teste de aids não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, faça o exame.

Quando fazer?

Aconselha-se que o teste seja realizado cerca de um mês depois da situação de risco, por conta da chamada janela imunológica, já que o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.