Observatório - 13/02/2014

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Hoje é dia

  • da Assistência Religiosa no Exército Brasileiro
  • do Ministério Público Estadual

 

O dia

Em 13 de fevereiro de 1922 foi aberta a "Semana de Arte Moderna”, considerada marco inicial do movimento Modernista no Brasil.

 

Horário de Verão

O horário de verão termina no próximo fim de semana. À meia-noite de sábado para domingo, 16, os relógios devem ser atrasados em uma hora para que o horário volte ao normal. 

Aquela uma hora perdida em outubro retorna e todos terão um dia de 25 horas. Entretanto, será menor o aproveitamento do sol do fim da tarde, que até então servia para aquele rápido banho de rio, praia ou cachoeira para quem ficou no trampo o dia todo. 

Com o calor imenso que faz neste ano, além da ausência histórica de chuva, bem que o horário de verão poderia ser estendido. Mais do que isso, poderia ser estendido para evitar racionamento de energia elétrica, afinal, os reservatórios estão em nível baixo por conta da estiagem. Mas em ano de eleições, o governo federal teria que ser corajoso para admitir a incapacidade nacional de geração de energia. A admissão disso pode custar caro, ainda que a desculpa da estiagem caia como luva.

Tenho ainda expectativa de que, ainda nesta quinta, quem sabe, exista algo neste sentido: que se estenda o horário de verão para mais uma ou duas semanas – ou, por que não, para além do carnaval.

Obviamente, há posições contrárias à medida e há quem prefira o horário normal. Todos têm suas preferências e todas devem ser respeitadas. Porém, mais do que uma preferência biológica ou de cunho restritamente prazeroso, está a questão da economia e garantia de energia elétrica. Estamos diante de um verão sem chuvas, o que requer reposicionamentos preventivos.

O 38º ano em que o horário de verão é utilizado no Brasil talvez tenha sido o mais necessário de todos. A redução da demanda por energia no horário de pico (entre 19h e 21h) é de até 4,5% e o consumo de energia cai 0,5% durante o horário de verão. Por lei adotada nos últimos anos, o horário de verão começa sempre no terceiro domingo do mês de outubro, sendo mantido até o terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Obedeça-se à regra! Mas a regra deve ser alterada caso haja necessidade clara para a garantia da qualidade de vida e da soberania energética do país.

 

Tráfico de drogas (1)

A Polícia Militar de Nova Friburgo bateu números em apreensão de drogas em 2013. Só no ano passado, foram 21 quilos de maconha e 25 de cocaína apreendidos. De acordo com o comando do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), as apreensões são resultado de um fortalecimento das atividades de inteligência e do planejamento das operações. 


Tráfico de drogas (2)

Ainda segundo a polícia, a maior parte das apreensões foi feita nos bairros Alto de Olaria e no Floresta, distrito de Conselheiro Paulino. De acordo com os dados policiais, quase 200 pessoas foram presas por tráfico de drogas nesses dois bairros. A maioria dos presos é composta por reincidentes e, de todos os detidos no ano passado, apenas três não eram de Nova Friburgo.. 


Tráfico de drogas (3)

O dado que mais preocupa é que, entre 2012 e 2013, houve um aumento do número de menores trabalhando para o tráfico. Só no início deste ano, já foram apreendidos dois quilos de cocaína e um de maconha. O combate ao tráfico de drogas continua e a ajuda da população através do disque-denúncia é tida como fundamental.

 

Autoescola suspensa (1)

O Detran-RJ determinou a interrupção de atividades de três autoescolas da Região Serrana que não concluíram os procedimentos necessários para a renovação anual de credenciamento, sendo uma em Nova Friburgo. A autoescola, que fica em Conselheiro Paulino, não apresentou alvará de funcionamento, Certidões Negativas de Débitos Municipais e do INSS e não tinha a quantidade mínima de veículos para as categorias A e B.


Autoescola suspensa (2)

O responsável pela autoescola de Nova Friburgo afirmou que a empresa foi adquirida há 60 dias e já tinha problemas com a documentação na época do antigo proprietário. Ele informa ainda que a empresa está em processo de regularização. 


Autoescola suspensa (3)

Com a suspensão das atividades dessas autoescolas, a orientação é que os alunos procurem outra empresa para concluir as aulas. Ainda de acordo com o Detran, não há custo extra para o candidato, mas ele está sujeito aos termos de contrato de prestação de serviços oferecidos pela empresa. 

 

Autoescola suspensa (4)

Segundo o Detran, as autoescolas têm um prazo de até 90 dias para regularizar a situação. Passado esse prazo, poderá ser solicitado o cancelamento do credenciamento da empresa. Os alunos podem acompanhar a situação da autoescola em que estão matriculados através do site do Detran-RJ, no menu "Habilitação” e "Performance das autoescolas”. 


Friburguense

A pedido da diretoria do Friburguense, a partida da próxima quarta, 19, diante do Nova Iguaçu, teve o horário alterado. O jogo, inicialmente marcado para as 16h, passou para as 19h30. O objetivo é atrair mais torcedores com o horário noturno, especialmente aqueles que trabalham no comércio. Antes, o Friburguense recebe o Audax, neste sábado,  15, 17h. 

 

Palavreando

Há um momento na vida que concluímos o que realmente importa e o que de fato é importante.

 

Ponto de ônibus na Avenida Governador Roberto Silveira, em Conselheiro Paulino, próximo às obras de canalização do Rio Bengalas. O flagrante é a falta de padronização dos pontos, isso quando há o abrigo para os passageiros. A questão teria sido resolvida pelo acordo judicial que aumentou a passagem, em 2013. A concessionária deveria construir 20 pontos. Mas logo depois, a prefeitura optou por entregar à iniciativa privada a construção e manutenção dos pontos, trocando o investimento da Faol para outro fim não divulgado ou determinado. Enquanto isso, os pontos continuam não tendo investimentos para melhoria e conservação





TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.