OBSERVATÓRIO - 13/01/2015

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Hoje é dia

  • de Omulú
  • do Tratado de Madri


O dia

Em 13 de janeiro de 1970, a Câmara dos Deputados começou a fazer censura prévia em livros, revistas e jornais, dando início ao controle interno nas redações. Mais uma dura página escrita pela ditadura militar no Brasil.

 

Reflexão e convocação 

Há quatro anos nossos corações eram dilacerados, enquanto a cidade derretia. As feridas ainda estão à mostra com suas cicatrizes evidentes. Nova Friburgo ainda mantém as marcas daquele dia que é difícil de esquecer e não deve ser esquecido, seja pela saudade iminente, seja pela metáfora de que não somos uma ilha, seja pela fragilidade humana que deve ser reconhecida, seja pelos equívocos do passado que também nos penalizaram pelos ocorridos. 

A reconstrução física ocorre lentamente, num ritmo inadequado ao que merecemos. A recomposição da alma é mais lenta ainda e a busca por nossos verdadeiros sonhos e identidade é mais discurso do que realidade.

A minha fé é daquelas inabaláveis. O meu sonho é daqueles grandes, do qual poucos compartilham e muitos chamam de louco. Essa cidade nunca precisou tanto de loucos. De ousadia. De mais atenção às pessoas. Àquelas que se foram com a chuva. Àquelas que sobreviveram mesmo submersos à lama de terra e imoralidade. Essas perdas precisam ser lembradas para que a história que vivenciamos não seja em vão. 

A luta já venceu o luto? Antes, no entanto, da verdadeira batalha que ainda reside em nós, precisamos ter clareza daquilo que queremos como cidade, porque o que não queremos já está claro. 

Aos que ficaram, inspiração, transpiração, motivação e fé. Que mais e mais pessoas possam estar cultivando não só no 11 para 12 de janeiro destes mesmos sentimentos. 

Podem me chamar de louco, mas com minha esperança, que é imortal, estou convicto da obstinação de que Nova Friburgo pode ser a melhor cidade do Brasil. A tragédia não pode ser mais desculpa.

Sigamos!

 

TCE x RioCard (1)

O TCE-RJ vai fazer auditoria no sistema do RioCard. O órgão apurou diversas supostas irregularidades por meio de auditoria feita pelo TCE-RJ no Bilhete Único intermunicipal durante o último trimestre de 2014. O RioCard é responsável por fornecer informações sobre o número de passageiros transportados e o valor correspondente a ser subsidiado pelos cofres públicos — que chega a R$ 450 milhões. 


TCE x RioCard (2)

Uma das irregularidades descobertas pelo TCE-RJ foi o cadastramento de CPFs de menores que têm direito à gratuidade para a obtenção do Bilhete Único. Os técnicos do Tribunal verificaram que, para a emissão do bilhete, basta apenas que o CPF seja válido. Não há verificação se o mesmo pertence ao cadastrado. Segundo o Tribunal, não há esclarecimento sobre a destinação dos créditos subsidiados que expiram quando não são usados no prazo de um ano.

 

Repasse de ICMS menor

As prefeituras do Estado do Rio não perderão apenas em arrecadação de royalties de petróleo com a crise vigente. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento do Estado, além dos ajustes por causa da queda nos royalties, a redução nas atividades da Petrobras também vai gerar arrecadação menor de ICMS para o Rio. Em 2014, devido ao baixo crescimento do país, o repasse de ICMS do setor de petróleo no Rio caiu 23,4%.


Friburguense (1)

O Frizão já estreou os novos uniformes de treino (laranja com amarelo), as novas camisas da comissão técnica (brancas com finas linhas em azul e vermelho) e as novas camisas de viagem (brancas com finas linhas em azul e vermelho, mas com detalhes nas mangas). Já as camisas de jogo ainda estão sendo finalizadas e terão pequenas alterações com relação ao ano passado.


Friburguense (2)

Outra novidade nos uniformes da temporada 2015 é a terceira camisa. A tendência é que seja azul escura em degradé. A Vettor continua sendo a fornecedora dos uniformes. A parceria com a empresa capixaba já ultrapassa a incrível marca de 15 anos. Certamente uma das maiores do futebol brasileiro.    

 

Observando... 

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

- Venezuela faz acordo com Arábia Saudita para conter queda do petróleo e crise

- Levantamento mostra que estados, incluindo RJ, pagam pensão a 104 ex-governadores 

- Ciência descobre que pernilongos atacam pessoas pelo cheiro

- Jennifer Lopez diz que sonha interpretar super-heroína

- Pedro Bial ganha R$ 3 milhões por temporada do BBB


Palavreando

Um encontro muda tudo. Da boca com o beijo, aquele beijo. Dos olhos com o olhar, aquele olhar. Um encontro muda tudo, o rumo do vento, os passos do destino, o sentido do mar, o sentido de amar...

 

Prosseguindo a série de verão que mostra que Nova Friburgo pode até não ter praia, mas tem belos rios e cachoeiras. Apresentamos hoje a Cachoeira São José, em Boa Esperança. Devido à falta de chuvas, a queda de água está bem menor que no ano passado, mas o local é lindo. Além da cachoeira, o espaço conta com uma piscina de água corrente natural

 



TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.