Observatório - 12/12/2012

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Histórias de Natal: O valor da doação

Natal é época em que as pessoas estão de coração aberto e por isso mais generosas. Muitas se preocupam mais com o Natal dos outros do que com o seu próprio Natal. Isso me faz lembrar uma conversa que tive com um casal de idosos que desde muito cedo aprendeu o valor da doação. Não importando como estavam financeiramente, eles sempre, anonimamente, fazem a sua parte.

— Já tivemos natais paupérrimos e natais em que podíamos ajudar muito e ajudamos em ambas as condições. Isso porque, o mais belo em doar não é quanto, mas o esforço que se faz para se dividir o que tem e não importa o quanto se tem.
— E a grande verdade é que quem doa de coração fica mais feliz do que quem recebe a doação. Por isso, garanto que fazer isso é bom demais, não só no Natal, como se possível, em todas as épocas do ano.
— Mas por que doar no Natal? O Natal reacende na gente a chama do amor. Quando se fala em nascimento, renascimento do Menino Jesus, se fala na verdade do nascimento do amor. E quando nos lembramos da razão da data, o amor renasce. É fácil amar os seus. Mas é mais lindo ainda amar o outro que sequer conhecemos, mas que nem por isso deixa de ser também nosso irmão.
— Por isso, me preocupa quem doa aos berros o que está doando, como se prestasse um serviço a sociedade. De fato se presta um serviço. Há quem faz isso desinteressadamente. Porém há alguns que, pela posição social, especialmente as eletivas, fazem “sua parte” para se livrar de certas responsabilidades, para cobrar algo lá na frente ou para fazer o papel de bom samaritano.
— O bom samaritano é aquele que na verdade vê o próximo não como um ser menor, ou um meio para determinado fim, mas sim como um igual que merece respeito, dedicação e carinho com desprendimento.
— Somos parte de um grupo que acredita nessas coisas, com convicção: doar faz um bem maior a quem doa do que propriamente para quem recebe. E tenha certeza de mais uma coisa: existem mais pessoas boas do que más no mundo e por isso acreditar nesse amor não é em vão!

Sistema de avaliação de desempenho
A Secretaria estadual de Educação anunciou mudanças no sistema de avaliação de desempenho que pode render bonificações de até três salários-base para os servidores ativos da pasta. Uma das principais mudanças, que já vale para este ano, é a redução da meta para as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA)—70% dos objetivos para ganhar a gratificação, em vez dos 80% do ano passado. 

Ampliação de beneficiados
Os inspetores escolares também passarão a ter o desempenho medido e poderão ganhar o bônus. A bonificação referente a 2012 deverá ser paga em meados de 2013. Para ganhar o adicional é preciso respeitar os prazos de lançamento das notas no sistema da secretaria, cumprir o currículo mínimo de sua respectiva disciplina, ter uma frequência mínima de 70% durante o ano e não boicotar as avaliações promovidas pela pasta. 

Gratificação para PMs
Policiais militares da ativa e servidores civis da corporação vão receber uma gratificação extraordinária de Natal de R$100,00 cada. O benefício será creditado em parcela única, em data a ser definida. A medida também beneficia os PMs inativos que prestam tarefa por tempo determinado na corporação, desde que estejam no exercício da função designada.
 
Cinema fechado
O único cinema de Nova Friburgo não abre hoje, 12. As três salas localizadas no shopping da praça ficarão fechadas para manutenção e higienização. O cinema reabre normalmente na quinta, 13. Lembrando que já estão à venda entradas antecipadas para a aguardada estreia mundial “O Hobbit”.  

Friburguense
O Friburguense já entrou na fase pesado de treinos. Quase todos agora são realizados em tempo integral. Além da parte física, o time também já iniciou os treinos com bola. O primeiro coletivo já deve ser realizado nesta semana. Poucas mudanças no time titular devem ser promovidas com relação ao time desta temporada. 

Triagem auditiva neonatal
O Ministério da Saúde acaba de lançar novas Diretrizes para a Triagem Auditiva Neonatal. A triagem auditiva neonatal é um exame feito em recém-nascidos para detectar se o bebê apresenta algum sinal de perda auditiva. Caso apareça algum sinal, o recém-nascido é encaminhado para realizar um diagnóstico preciso e, caso seja positivo, iniciar imediatamente o tratamento adequado. 

Novas diretrizes
Todo bebê precisa ser submetido ao exame e o profissional de saúde precisa estar bem orientado para realizá-lo com eficácia. As novas orientações trazem informações detalhadas sobre como proceder quanto à triagem do exame, monitoramento e acompanhamento do desenvolvimento da audição e da linguagem, diagnósticos e reabilitação da criança. 

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.