Observatório -12/06/2014

quarta-feira, 11 de junho de 2014
A Associação de Capoeira Barravento inaugurou um novo espaço de aulas de capoeira em Nova Friburgo, na Academia Submerso, sob a direção do contramestre Fernando Emmerick Garganta. Na inauguração, presença de grandes mestres de Niterói, como Evaldo Bogado. Aulas, segundas, quartas e sextas-feiras para homens, mulheres e crianças
A Associação de Capoeira Barravento inaugurou um novo espaço de aulas de capoeira em Nova Friburgo, na Academia Submerso, sob a direção do contramestre Fernando Emmerick Garganta. Na inauguração, presença de grandes mestres de Niterói, como Evaldo Bogado. Aulas, segundas, quartas e sextas-feiras para homens, mulheres e crianças

Hoje é dia

  • dos Namorados
  • do Correio Aéreo Nacional
  • da Aviação de Ligação e Observação
  • Mundial de Combate à Exploração do Trabalho Infantil
  • Municipal do Bombeiro Vitimado em Serviço
  • Municipal das Associações de Moradores

O dia

Hoje, 12 de junho, completam 14 anos do caso 174 que, inclusive, virou filme. Um ex-menino de rua, Sandro do Nascimento, assaltou um ônibus no Rio de Janeiro. Encurralado pela polícia, ele sequestrou o ônibus. Sandro e uma refém morreram.

 

As músicas da Copa

A Copa do Mundo começa hoje, 12. Em pleno Dia dos Namorados, o amor entre namorados foi jogado para escanteio. Não o amor pelo futebol, que se consagra na Copa no Brasil. 

Futebol é gol, é emoção, mais também canção. Nos estádios de todo o mundo ecoam músicas do tipo: "Eu vou ao Brasil...”; "Brasil, estou chegando...”; "O meu sonho será em solo brasileiro”, e assim por diante. O Brasil está na boca do mundo! E não se trata de amor pelo país, mas por seus países que carimbaram passaporte para as terras tupiniquins.

Por aqui, não é diferente. Sobram canções de exaltação que se misturam às de protestos. O hino nacional é celebrado como grito de guerra. Mas não é o mais famoso. Concorrendo com as clássicas de sempre, como a inesquecível canção da Copa de 70 ("90 milhões em ação...”), estão as músicas temas da Copa. A principal, We Are One, não tem tanta brasilidade assim. Dessa maneira, abre espaço para o Lá Lá Lá, de Shakira com Carlinhos Brow, Vida, de Ricky Martin, ou mesmo a Todos Juntos, de Gaby Amaranto.

Nas propagandas de TV, destaque para a composição de Jair Oliveira: "Mostra a Tua Força, Brasil!”. A da Rede Globo é sempre sensação, com a nova roupagem de "Coração Verde e Amarelo”, que começa dizendo que "dessa vez é no Brasil, essa bola está com a gente, um desafio. É juntar talento lá do coração, com a força da união, fazer brilhar de novo o campeão. No Brasil, isso é normal, em todo canto tem um craque mundial, feito de paixão, buscando a vitória (sempre a vitória), persegue a taça e vai com raça até o final. E a galera veste a camisa amarela e entra em campo, pra jogar junto, na fé. Um drible, uma esticada, toque e toca até a rede. Chegou a hora, agora somos um só , é nossa escola de super, superação, vai que dá Brasil Hexacampeão! Eu sei que vou, vou do jeito que sei...” Sim! A Copa é no Brasil! Todas as lentes do maior evento do mundo estão aqui.

Os estrangeiros confessam: "O calor humano aqui é incrível!”. Se assustam! Esperavam tom de rivalidade e recebem abraços. A Alemanha dança com os índios da Bahia, os ingleses jogam capoeira na favela. As praias como cenário, a alegria brasileira como chavão. O clima da Copa invade. Os protestos também. Mas isso é com a gente! Os protestos são nossos para os nossos! O Brasil é uma potência! Um país único com desafios únicos!

"Mostra tua força, Brasil, e amarra o amor na chuteira que a garra da torcida inteira vai junto com você, Brasil. Mostra tua força, Brasil, e faz da nação sua bandeira que a paixão da massa inteira vai junto com você, Brasil.”

Mais do que o sucesso da seleção, a torcida é pelo sucesso do país em sua imagem e capacidade de realizar! Será um mês histórico em todos os sentidos! O que virá depois? Depende do poder que o dedo de cada um tem!    


Aumento na conta de luz (1)

A conta de energia elétrica subirá quase 14% a partir desse mês em Nova Friburgo. O aumento é mais que o dobro da inflação apurada nos últimos 12 meses. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou os reajustes tarifários para consumidores de energia atendidos pela Energisa. 


Aumento na conta de luz (2)

Os 96 mil consumidores de Nova Friburgo sentirão um aumento médio de 13,66% para consumidores residenciais de energia e de 7,94% para consumidores atendidos em alta tensão, como a indústria. O aumento só será sentido nas contas que chegam em julho, já que o reajuste vale a partir do dia 18 de junho. Anualmente, a revisão da tarifa de energia elétrica de Nova Friburgo ocorre nos meses de junho.


Reprovação nas provas de trânsito (1)

A média de reprovação nas provas para tirar a primeira habilitação atingiu 61% dos que fizeram o exame em 2014. Os dados são do próprio Detran, que tem faturado alto com o número de reprovados. No ano passado, esse número foi de 60%. Até maio deste ano, foram 99.333 reprovações. Em 2013, foram 348.845.


Reprovação nas provas de trânsito (2)

A arrecadação com as reprovações atingiu R$ 55 milhões de 2012 até maio deste ano. O número equivale à quantidade de alunos não aprovados no período multiplicada pelo valor da taxa de reexame que eles tiveram ou terão que pagar, o chamado "Duda de reprovação”. Este ano, a cobrança é de R$ 80,53.

 

De Olho na Copa (1)

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem-RJ) iniciou a operação De Olho na Copa, com o objetivo de verificar se produtos como brinquedos, produtos têxteis e televisores estão dentro da conformidade. No caso dos aparelhos de TV e até mesmo dos ventiladores temáticos, a fiscalização está verificando se todos estão sendo comercializados com a etiqueta de eficiência energética. 


De Olho na Copa (2)

No caso dos brinquedos, que são produtos de certificação compulsória, todos devem conter o selo de identificação de conformidade do Inmetro. Os produtos têxteis também estão sendo alvo da operação De Olho na Copa. Nesse caso, o consumidor deve ficar atento às instruções contidas nas etiquetas. 


Direitos humanos

Campanha em prol dos direitos humanos durante a Copa está nas ruas. O projeto visa promover os direitos humanos e a diversidade durante os dias de competição, sensibilizando brasileiros e estrangeiros para o combate ao racismo, à homofobia, à intolerância religiosa, à xenofobia e à discriminação social de gênero e de origem.

 

Palavreando

Amor impossível é declaração rasgada sem temor e quase sempre engolida como veneno doce que mata, pouco a pouco, que corta a garganta, apunhala o coração, rouba a alma e, ainda assim, não é taxado de cruel.





TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.