Observatório - 12/04/2012

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Emancipação de Conselheiro Paulino

É estarrecedora a ideia de emancipação de Conselheiro Paulino tanto quanto é estarrecedora a forma como o sexto distrito tem sido tratado por Nova Friburgo.

O momento é de união! O momento é de unidade! Um por todos e todos por Nova Friburgo e Nova Friburgo por todos os seus distritos, bairros e moradores.

O problema está na gestão e a solução não está em desmembrar distritos e esfacelar o município.

O movimento, ainda que tímido, sem dimensões populares claras e, acho, sem força para prosperar, tem a sua legitimidade como protesto, mas é inócuo como projeto real.

Imaginem o quanto custa e o que gera a criação de um novo município. Mais uma Prefeitura com prefeito, vice, secretários, cargos de confiança, além dos funcionários devidamente advindos de concurso público. Mais uma Câmara de Vereadores com seus tantos legisladores, assessores, cargos de confiança e funcionários de carreira. Já não é o bastante o que temos com os oito distritos existentes em Nova Friburgo? Significa a duplicação de toda a estrutura já existente. Se competente ou não, isso já é outra história! E isso só pra começo de conversa!

Afirmo e reafirmo: a solução está na gestão! Nas prioridades governamentais a curto e longo prazo. A prioridade deve ser o cuidado com o ser humano, a atenção às pessoas. Cidade feliz é aquela que tem povo feliz. Povo assistido pelo poder público com qualidade de vida que significa: acesso à educação, ao lazer e esporte, à cultura, à saúde, segurança, habitação, trânsito e transporte público de qualidade. Hoje, Conselheiro Paulino tem isso? Hoje o município de Nova Friburgo tem isso? Há perspectivas?

Conselheiro Paulino precisa de atenção! O distrito mais populoso da cidade é também o que mais gera riqueza para a municipalidade. Essa riqueza tem que retornar em qualidade de vida. Nova Friburgo, como um todo, precisa de carinho e competência! A situação de Conselheiro é indignante e indigna ainda mais o descaso.

Conselheiro precisa dessa correção histórica do município para com os seus inúmeros bairros. Conselheiro, como Nova Friburgo, necessita de planejamento e ação imediata. E o caminho para isso não é a emancipação, ainda que seja justa toda forma de protesto.

Aniversário de Rio das Ostras

O aniversário de 20 anos passou, mas as comemorações continuam. Depois de shows de Victor & Leo, Claudia Leitte e Padre Fábio de Melo, hoje, 12, tem Anjos de Resgate e Harmonia do Samba. Amanhã, 13, show com o Grupo Revelação.

Segundo fim de semana de festa

O fim de semana é marcado no sábado, 14 com shows de Monique Kessous e Seu Jorge e no domingo, 15, Glauco Zulo e Jammil e Uma Noites. A festa de aniversário cujos shows acontecem no parque de exposições da cidade e são gratuitos só terminam na segunda, 16, com Luan Santana.

Olimpíadas Escolares 2012

Estão abertas as inscrições para a fase estadual das Olimpíadas Escolares de 2012. O prazo para as escolas se cadastrarem vai até o dia 30 de abril e pode ser feito pelo site do projeto ou pelo e-mail olimpiadasescolares@esportelazer.rj.gov.br. As provas começam com etapas regionais e terminam com semifinais e finais no município do Rio de Janeiro.

Etapa regional

Alunos do ensino fundamental e médio da rede pública e particular do Estado do Rio de Janeiro, regularmente matriculados, poderão se inscrever e serão divididos por gênero e categoria, A (de 12 a 14 anos) e B (de 15 a 17 anos), nas modalidades: Atletismo, Natação, Tênis de Mesa, Judô, Taekwondo, Ciclismo, Ginástica Rítmica, Handebol, Basquete, Vôlei, Futsal, Xadrez, Badminton, Luta Olímpica e Vôlei de praia.

Worktour

Nova Friburgo confirmada no 12º worktour, evento de turismo que ocorre em 30 de maio na capital fluminense. O evento vai reunir expositores de diversas regiões do Estado do Rio de Janeiro. Além de Nova Friburgo, estão confirmadas Arraial do Cabo e Petrópolis. Durante o evento, também acontecerão palestras de capacitação para os agentes.

Tarifa social de telefone

Divulgadas as novas regras da telefonia social, que permitirão famílias de baixa renda pagarem em média R$ 13,31 (incluindo tributos) pela assinatura básica de telefone fixo. Elas terão direito a franquia mensal de 90 minutos para chamadas locais entre telefones fixos. O excedente será cobrado como pré-pago.

Prioridade para quem ganha menos

Atualmente, o valor médio é de R$ 24,14 (com tributos), que será reduzido para a nova cobrança. As regras entram em vigor em junho. O novo regulamento prevê um tempo menor para a ativação dos acessos—cairá de 30 dias para sete dias. As operadoras terão um prazo de quatro meses para se adaptar a essa mudança. A adesão ao programa será escalonada de acordo com a renda.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.