Colunas
Observatório - 11/10/2012
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
Diários de uma campanha
Capítulo I—Ser ou não ser
O objetivo deste diário é auxiliar aqueles que desejam ou no mínimo já pensaram em se candidatar a cargos públicos eletivos. Também ilustrar para aqueles que nunca tiveram essa intenção, que uma eleição envolve muito mais do que se pode imaginar, mas ressaltando que muito do que se diz não condiz com a verdade—muito do que se diz é puro mito.
A ideia é aproveitar a experiência única de ser candidato para entregar a você um trabalho jornalístico.
Ser ou não, eis a questão? A primeira e mais difícil decisão! A de ser candidato. Ser candidato significa ter coragem suficiente para dar a cara a tapa e, de certa forma, deixar de se pertencer. Colocar em risco a sua profissão e vida pessoal. Para os que desejam fazer o bem coletivo, é se dar o dever do altruísmo. Para os que pensam em só olhar para o próprio umbigo e ter proveito pessoal, sinceramente, aconselho a desistir de ser candidato ou parar de ler esse diário, porque em nada quero auxiliá-lo a chegar a lugar algum! Nossa cidade, nosso estado e nosso país não precisam de mais gente assim!
Após esse parêntesis, o quanto antes se tomar a decisão de ser candidato, melhor. Isso pode e muito facilitar a vitória. Melhor ainda é ouvir a família e os amigos mais íntimos. Sem a aprovação deles a candidatura já começa derrotada. Outro detalhe importante é se perguntar: você terá ou não orgulho de ser chamado de político? Sim! Para ser candidato você tem que ter orgulho disso. Hoje em dia, pelos maus exemplos que temos, a política está associada a algo ruim e desprezível. Mas a política é boa, o que é ruim são alguns políticos! Por isso, você tem que estar preparado para ouvir poucas e boas por causa dos maus, e ter paciência suficiente para demonstrar e separar o que é joio e o que é trigo. A primeira tarefa é se convencer disso! Se você não está convencido disso, como pode convencer os outros?
A decisão de ser candidato é angustiante e leva tempo! Vencendo ou perdendo o pleito, aquilo estará para sempre na sua biografia. Mas decidido a ser candidato é preciso querer ser vitorioso! Você entrará na disputa para vencer! Mas é importante ter dentro de si que não vale tudo para ganhar uma eleição. Você deve entrar na campanha com sua dignidade intacta e sair da campanha da mesma forma. Do contrário, você já começa errado e ficará no time dos maus!
Ah! É fundamental saber as atribuições e funções do cargo que concorrerá! Como você pode se candidatar a algo do qual você não sabe o que faz? Pode parecer besteira, mas muita gente se candidata sem saber o que faz um vereador, um prefeito, um deputado... Estude, estude e estude!
Decidido a não ser candidato, apoie alguém que você acredite e que case com seus ideais. Decidido a ser, arregace as mangas e vá à luta! Monte uma equipe de pessoas que confia e que topem ser voluntários e comece a planejar a candidatura! O quanto antes, melhor! Eu decidi em cima da hora. Corrida contra o tempo! O ideal é decidir quatro a dois anos antes! Você terá medo, de vez em quando, esmorecerá, mas, decidido a ser, siga em frente e vença a si mesmo!
Redução de desastres
Amanhã, 12, é o Dia Internacional de Redução de Desastres. Para celebrar a data, a ONG Care Brasil lançou um material inédito—o Manual de Formação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil.
Disponível para download
O manual é direcionado a entidades, movimentos sociais ou grupos comunitários que desejem replicar essa iniciativa e minimizar riscos de novos desastres. O manual também ficará disponível para download no site da Care (www.care.org.br).
Experiência serrana
O trabalho trata da experiência que ajudou a salvar vidas em situações de emergência na Região Serrana do Rio de Janeiro. No conteúdo, experiências da Região Serrana, dicas e instrumentos, como, por exemplo, a importância da mobilização comunitária, as dinâmicas da formação dos Núcleos e o processo pedagógico, além de folhetos com materiais de apoio para os facilitadores, entre outros.
Formatura UFF
Nesta sexta, 12, no Teatro Municipal, 19h30, acontece a formatura do curso de odontologia da UFF Friburgo. É a primeira turma da própria UFF desde que a Fonf foi federalizada. As turmas anteriores foram formadas pela UFF, mas tinham origem na Fonf.
Friburguense
A temporada 2013 já tem data para começar para o tricolor da serra. Nesta segunda, 15, o time se reapresenta ao técnico Gerson Andreotti para iniciar os preparativos para o Estadual 2013. Na pré-temporada, há a expectativa da participação em um torneio internacional de clubes na China.
Combustível menos poluente
Com o objetivo de diminuir as emissões tóxicas no meio ambiente, Nova Friburgo passou a adotar o Diesel S-50 para abastecer os carros pesados da Prefeitura, como caminhões, máquinas e caminhonetes. O novo combustível foi desenvolvido para atender aos limites seguros para a emissão de enxofre no meio ambiente, ou seja, contribui para a redução das emissões tóxicas na atmosfera.
Síndrome de Down
O Ministério da Saúde lançou um documento com as Diretrizes de Atenção à Saúde da Pessoa com Síndrome de Down. O objetivo é garantir que os profissionais de saúde estejam preparados para dar atendimento humanizado e qualificado para este público, desde os primeiros dias de vida da pessoa.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário