Colunas
Observatório - 11/07/2013
quinta-feira, 11 de julho de 2013
Colégio Nossa Senhora das Dores – 120 anos
Celebrar 120 anos não é algo corriqueiro. Toda vez que uma instituição, especialmente uma instituição de ensino, atinge essa marca, devemos como cidade e país celebrar isso com fervor. Celebrar não apenas a instituição, no caso o Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD), mas celebrar a vida! Por mais clichê que possa parecer, educação é vida!
E vida e educação são os protagonistas, afinal, vida é movimento. Educação também! Vida é intensidade! Educação também! Vida é paixão! Educação idem! Vida é descoberta! Educação igualmente! Descoberta constante.
Educação e vida têm que ser celebradas! Com o mesmo calor de 120 anos atrás, quando nascia não apenas uma instituição com a marca das Irmãs Doroteias! Nascia uma instituição cheia de vida e que com essa vida trouxe e traz inúmeras contribuições para Nova Friburgo e para a sociedade brasileira.
Vejam bem, não é apenas um cartão-postal. Percebe: não é apenas uma escola com gente dentro. É uma catedral de histórias e sonhos que se entrelaçam na relação passado, presente e futuro — valorizando a todos!
Não dá para contar a história de um colégio se não contar a história de pessoas! Nada importa mais do que as pessoas! Contando a linha do tempo de algumas pessoas, se tem a possibilidade de compreender, mais do que entender.
O que ilustra bem isso é a família Castro. Dona Tereza é mãe da Tânia, que é mãe de Tamara e Tatiana! Tânia, que é tia de Cíntia, que é mãe de Gabriel. Gabriel, por sua vez, é bisneto de Tereza, que vem a ser bisavó também da Isabela, filha da Tatiana! Em comum, além de serem da mesma família, todos alunos do CNSD!
Nesse exemplo que se repete em tantas outras pessoas, fica claro que o CNSD é esse encontro de gerações e por mais que sejam de épocas totalmente diferentes uma coisa não muda: a formação humana voltada para a família e para uma sociedade mais digna, cristã e feliz!
Esse é o principal ensinamento do CNSD com a marca das Irmãs Doroteias, que têm grande capacidade de realizar os compromissos assumidos para com um mundo mais humano! Talvez isso explique o sucesso e a incrível marca de 120 anos de atividades ininterruptas desta instituição que mais que paredes e jardins é feita por gente!
Celebremos a valorosa história de 120 anos do CNSD. Reconheçamos a cada um que representa a família CNSD. A cada um que tem uma ligação não só com a instituição, mas com os propósitos da instituição: educação humanista, que é a que verdadeiramente transforma o mundo!
"Dia Nacional de Luta” (1)
O "Dia Nacional de Luta” pretende paralisar Nova Friburgo nesta quinta-feira, 11. Os movimentos sindicais locais, junto com grupos de manifestantes, promovem mobilizações marcando a greve geral no município. Entre as ações previstas, manifestação em frente à Prefeitura, às 10h, e na Praça Dermeval Barbosa Moreira, às 15h.
"Dia Nacional de Luta” (2)
A paralisação deve atingir principalmente a educação, que inclusive fez paralisação também nesta quarta-feira, 10. Há previsão de paralisação em outros setores, principalmente os públicos. Na pauta local, a tarifa de água e esgoto, a tarifa de ônibus e a cobrança de promessas da campanha eleitoral.
"Dia Nacional de Luta” (3)
A pauta única nacional reivindica 10% do PIB para a Educação; 10% do Orçamento da União para a Saúde; redução da jornada de trabalho para 40h semanais sem redução de salário; fim do fator previdenciário; valorização das aposentadorias; reforma agrária; suspensão dos leilões de petróleo; transporte público e de qualidade, além de se posicionar contra o PL 4330, sobre terceirização. O plebiscito da reforma política também está na pauta.
Concurso Detran (1)
369 mil candidatos se inscreveram no concurso do Detran, que preencherá 800 vagas de nível médio do quadro permanente. Por conta do alto número, o Detran definiu três datas distintas para a realização do concurso que terá as provas aplicadas também em Nova Friburgo.
Concurso Detran (2)
15 de setembro para redação e prova objetiva referentes a cargos de Assistente Técnico Administrativo e de Assistente Técnico de Informática; 22 de setembro para redação e prova objetiva referentes ao cargo de Assistente Técnico de Identificação Civil; e 29 de setembro para a redação e prova objetiva referentes ao cargo de Assistente Técnico de Trânsito.
Nova vacina (1)
A nova vacina contra o HPV incorporada ao Sistema Único de Saúde vai ser aplicada a partir do ano que vem em três doses nas meninas de 10 e 11 anos. Depois da aplicação da primeira dose, a segunda deve ocorrer em dois meses e a terceira, em seis. Isso depois de autorização dos pais ou responsáveis.
Nova vacina (2)
A vacina é eficaz no combate ao câncer de colo de útero. No entanto, não é eficaz para mulheres que já entraram em contato com o vírus HPV. Doze milhões de vacinas contra o HPV vão ser disponibilizadas no SUS. Mesmo depois da vacinação, as mulheres não devem ignorar as outras ações já adotadas para prevenir o câncer de colo de útero.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário