Observatório — 11/03/2016

sexta-feira, 11 de março de 2016

Hoje é dia

  • Internacional das vítimas do terrorismo
  • Mundial do rim

O dia

Há 12 anos, explosões em Madri deixaram 191 mortos e 1421 feridos na Espanha. As bombas foram deixadas em mochilas em quatro estações de trem da cidade e explodiram entre 7h30 e 8h. O governo acusou o ETA ter sido o responsável pela ação, mas membros da Al Qaeda assumiram sua autoria.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  • Ato pró-Lula marcado para o dia 13 é adiado para o dia 19
  • SUS atende 100 vezes mais casos pós-aborto do que faz interrupções legais
  • Anvisa tentará barrar aval à "pílula do câncer"
  • Sindicato cobra TV Brasil por transmissão das séries C e D
  • Projeto "lesão zero" leva Vasco a ter apenas uma contusão muscular em nove meses

Palavreando

Nosso amor não é comum, ainda que pareça com todos. Cresce na impossibilidade e é impossível de ser rebaixado a afeto.

Operação tartaruga para um estado parado

O momento difícil pelo qual o Estado do Rio passa promete ficar ainda mais complicado. Para quem pensa que sua vida não é atingida por conta da situação dos servidores públicos do estado, nos próximos dias isso será absolutamente perceptível. Todos acabam atingidos.

Num primeiro momento na economia. Quando o salário é pago com atraso ou mesmo no sétimo e agora no 10º dia útil, o dinheiro deixa de girar ou gira mais tarde. É um efeito dominó. Atrasa o aluguel, atrasam os boletos. Empresas deixam de receber ou recebem mais tarde e as contas de muitos passam a atrasar.

Num segundo momento, as naturais paralisações afetam os serviços públicos. A assembleia de funcionários do Detran, por exemplo, decidiu por deflagrar operação padrão (tartaruga) até o próximo dia 15 e aí então uma greve de três dias, nos próximos dias 16, 17 e 18. Se o cenário não mudar, greve geral do estado a partir do dia 6 de abril, junto com todas categorias estaduais.

Na operação padrão (tartaruga), a velocidade de trabalho é reduzida. Cumprir a tolerância de 15 minutos para os usuários, após isso, reagendar. Na fiscalização, trabalho devagar, sem pressa de liberar condutores, evitando remoções. Nos postos de vistoria verificação do veículo completa, de forma lenta.

O Detran é só um exemplo do que vem por aí. A operação tartaruga deve atingir quase todos os setores antes da greve geral. Quem está pagando o preço da crise é o servidor e posteriormente a população!

Bancos autuados

O Procon estadual autuou os bancos Itaú, Bradesco, HSBC e Santander pela recusa no recebimento de contas na boca do caixa. A autarquia também determinou que as instituições voltem a aceitar imediatamente, nos guichês de atendimento presencial, os boletos de contas de consumo, como luz, água e telefone, entre outras. Atualmente, muitas dessas contas podem ser pagas apenas nos caixas eletrônicos ou nas lotéricas.

Bancos autuados (2)

No entendimento do Procon, a postura dos bancos de não aceitar algumas contas na boca do caixa segrega uma fatia importante da sociedade, especialmente os idosos. Com isso, quem tem dificuldade em operar os caixas eletrônicos acaba pedindo ajuda a terceiros, o que cria um ambiente propício à aplicação de golpes. Os bancos têm um prazo de 15 dias úteis, contados a partir do recebimento da notificação, para apresentar as suas defesas. Caso o prazo não seja cumprido ou os argumentos não sejam aceitos pelo setor jurídico do Procon, as instituições serão multadas.

Vistoria estendida

A partir da próxima segunda-feira, 14, o Detran vai ampliar para até às 22h o horário de atendimento de 11 postos de vistoria. No entanto, Nova Friburgo ainda não será contemplada. Durante o horário noturno, serão abertas vagas apenas para o serviço de licenciamento anual. O agendamento já está sendo feito desde a última terça-feira, 8, nos telefones 3460-4040 e 3460-4041 (Região Metropolitana) ou 0800 020 4040 (interior) ou pelo site www.detran.rj.gov.br. Mais 1.120 vagas serão abertas por dia com a extensão do horário e o objetivo é atender a demanda acumulada.

Patrulha Maria da Penha

 A Secretaria de Segurança do estado vai criar a Patrulha Maria da Penha e capacitar policiais militares para cumprirem medidas protetivas às mulheres vítimas de violência. O objetivo é ampliar a rede do Protocolo Violeta, que agiliza o atendimento entre as Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres (DEAMs), da Polícia Civil, e o Tribunal de Justiça, nos casos de alto risco na capital. A Patrulha foi criada pelo Grupo de Trabalho Mulheres.

Incentivo para cultura

A Lei Estadual de Incentivo à Cultura garantiu a abertura de inscrições para o envio de propostas de projetos de incremento a cultura. O prazo neste primeiro semestre vai até o dia 24 de junho. Já no segundo semestre, o período de inscrições é de 25 julho até 25 de novembro. O edital é destinado a projetos em áreas como audiovisual, artes cênicas, música, literatura e gastronomia, com data de execução a partir de 4 de maio deste ano. Mas, as inscrições devem ser realizadas com um mínimo de 40 dias de antecedência, no portal da secretaria.

Incentivo para cultura (2)

Para se cadastrar, os interessados devem preencher dois formulários: um, de proponentes, para pessoas físicas ou jurídicas, e outro, com as informações sobre os projetos, como orçamento, cronograma de atividades, planos de distribuição e divulgação, além de uma Declaração de Intenção de Patrocínio. Pessoas jurídicas podem inscrever até cinco projetos, e pessoas físicas, três. A apresentação de todos os documentos é obrigatória. Outras informações pelo telefone(21) 2216-8500. 

Foto da galeria
Do alto do Parque do Cão Sentado, a estrada RJ-116, rodovia que dá acesso ao local. Vale a pena uma caminhada! Passando por grutas, diversos tipos de árvores e flores, ouvindo o canto dos pássaros e respirando o ar puro, é possível sentir toda tranquilidade da Região Serrana.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.