OBSERVATÓRIO - 11/03/2015

terça-feira, 10 de março de 2015

Hoje é dia

  • Internacional das vítimas do terrorismo

 

O dia

Há 11 anos, explosões em Madri (Espanha) deixaram 191 mortos e 1.421 feridos. As bombas foram deixadas em mochilas em quatro estações de trem da cidade e explodiram entre 7h30 e 8h. O governo acusou o ETA de ser o responsável pela ação, mas membros da Al Qaeda assumiram sua autoria.

 

Você x telefônicas: seu direito ampliado

A insatisfação do consumidor com as empresas de telefonia é cada vez maior. Serviços cada vez mais caros e de menos qualidade. Em Nova Friburgo, falar ao celular é uma dificuldade para os clientes de todas as operadoras.

Desde ontem, 10, estão valendo as novas regras do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor dos Serviços de Telecomunicações. Segundo o novo código, o cliente poderá cancelar automaticamente seu plano pela internet e a rescisão do contrato deve ser processada no site sem a intervenção de um atendente. As operadoras deverão também disponibilizar nos próprios sites uma área com informações como o perfil de consumo, cópia do contrato e os boletos de cobrança do plano assinado. Gravações com as solicitações do consumidor deverão ser mantidas por no mínimo 90 dias e também poderão ser acessadas no site. 

Nessa luta quase do bem contra o mal, as operadoras deverão oferecer na internet um mecanismo de comparação de planos de serviços e ofertas promocionais; sempre que o consumidor questionar o valor ou o motivo de uma cobrança, a empresa terá 30 dias para resposta. Se não, terá de automaticamente corrigir a fatura (caso ela não tenha sido paga) ou devolver em dobro o valor questionado (caso a fatura tenha sido paga). 

O consumidor pode questionar faturas com até três anos de emissão; as operadoras não podem enviar mensagens de cunho publicitário, a não ser que o consumidor autorize previamente; entre outras.

E o mais importante: em caso de descumprimento das regras, o consumidor deve denunciar a operadora à Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações. Um pequeno passo para um longo caminho, mas que representa avanço.


Documentos perdidos (1)

 O Detran já reuniu mais de seis mil documentos perdidos, entre carteiras de identidade, de motorista, certificados de Registros de Veículos (CRV) e certificados de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV). Para saber se o documento perdido agora se encontra sob a guarda do Detran, os interessados podem fazer consultas no site do departamento (www.detran.rj.gov.br), clicando em ouvidoria/documentos perdidos.


Documentos perdidos (2)

 O Detran recebe os documentos dos Correios, que tem um serviço tradicional de recuperação de documentos, e também de diversas pessoas e entidades. Para pegar o documento, o interessado tem que comparecer à ouvidoria do Detran, na capital. 


Projeto Cidades Maravilhosas (1)

O Estado lançou no último fim de semana um programa para divulgar mais municípios como destinos de lazer. Trata-se do projeto Cidades Maravilhosas. A ideia é estimular não só os turistas estrangeiros, como também chamar a atenção dos cariocas para os muitos e pouco explorados recantos do interior que merecem ser visitados.

 

Projeto Cidades Maravilhosas (2)

A cada fim de semana, duas cidades, uma da serra e outra do litoral, serão divulgadas para os visitantes do Pão de Açúcar. Equipes vão distribuir folhetos e darão consultoria aos cariocas e visitantes sobre as peculiaridades de cada município, com sugestões de roteiros, hotelaria, gastronomia, cultura e lazer. As cidades estreantes do projeto foram Petrópolis e Rio das Ostras. Nova Friburgo será uma das próximas.


Léo Moura em Nova Friburgo

O lateral Léo Moura, que recentemente provocou comoção ao se despedir do Flamengo para jogar nos EUA, confirma presença em Nova Friburgo na próxima segunda-feira, 16, às 11h30m. Na ocasião, ele participa da inauguração de sua escolinha de futebol na cidade. A escolinha de Léo Moura irá funcionar no Campo do Saudade Esporte Clube, no Cordoeira. 


Observando... 

Cinco notícias que talvez você não tenha visto:

- FHC afirma que não adianta tirar Dilma

- Descoberto em Israel o primeiro tesouro da época de Alexandre, o Grande

- Livro apresentará primeiro personagem gay da franquia Star Wars

- CBF define que clubes das Séries A, B e C poderão perder três pontos por partida se atrasarem salários


Palavreando

Nosso amor não é comum, ainda que pareça com todos. Cresce na impossibilidade e é impossível de ser rebaixado a afeto.

 

A placa no alto da serra indica a divisa entre quais municípios? Quase apagada, a placa sinaliza a divisa entre Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu. Se o vandalismo é uma das causas da má sinalização, a manutenção das placas também é


TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.