Observatório - 10/12/2013

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Hoje é dia

  • da Declaração Universal dos Direitos Humanos
  • do Alcoólatra Recuperado
  • do Palhaço


O dia

Há exatos 112 anos era entregue pela primeira vez em Estocolmo, na Suécia, o Prêmio Nobel, nas categorias de Física, Química, Medicina, Literatura e Paz. O Prêmio Nobel é entregue anualmente até hoje.

 

Não sei se quero mais acompanhar futebol...

O futebol vem perdendo a graça para mim já há algum tempo. E isso não é só por conta do rebaixamento de dois cariocas de uma só vez. Não que eu seja saudosista, mas de uns tempos para cá a gente percebe tantas atitudes equivocadas, tanto dinheiro e os interesses empresariais acima da arte e das instituições. Chego a pensar que o torcedor se tornou mesmo mero detalhe. É apenas massa de manobra. Diga-se e frise-se: torcedor não são aqueles poucos marginais como os que foram a Joinville. Eles se fantasiam de torcedor para provocar arruaça, são partes de gangues que se utilizam dos clubes para cometer crimes. Usam o futebol como pano de fundo. Mas não quero falar deles. Eles são caso de polícia, como alguns outros babacas. O torcedor é quem sustenta o futebol e é quem sustenta cada instituição, que é o clube pelo qual defende. O torcedor deveria ter mais respeito dos dirigentes e dos próprios jogadores, muitos verdadeiros mercenários.        

O que faz o futebol se manter são também as rivalidades, especialmente as regionais. E é trágico para o futebol do Rio, em pleno ano de Copa do Mundo no Brasil, ter dois de seus quatro clubes da Primeira Divisão rebaixados. Não pensem, rubro-negros e botafoguenses, que isso é bom! É péssimo! Em 2014, pasmem, serão três catarinenses na elite e apenas dois cariocas. Os dirigentes, tanto de Vasco como de Fluminense, merecem o rebaixamento. Os torcedores e as instituições — não.

A última partida do Vasco no Brasileiro foi o resumo do drama vascaíno neste Brasileiro: humilhação. O Vasco foi humilhado e, sinceramente, isso deveria ser passível de impeachment do presidente. O sentimento do torcedor não para, mas a paciência tem limite. Dois rebaixamentos em cinco anos. O Vasco foi apequenado por aqueles que o dirigem. 

O Fluminense conseguiu algo de inusitado. O campeão, de repente, se vê no ano seguinte rebaixado. O que acontece com um clube que conquista dois títulos brasileiros em três anos e cai no quarto? Pode parecer inexplicável, mas não é azar ou perseguição do destino por dívidas do passado. É má administração. Escolhas equivocadas. 

E, assim, o futebol vai perdendo a sua graça. Muitos dos jogadores de Vasco e Fluminense estarão, ano que vem, na Primeira Divisão. As instituições não. Os torcedores superarão suas cicatrizes e vão apoiar seus clubes. O que é a paixão? Eu? Particularmente, quero dizer que vejo o futebol com cada vez mais frieza. Não perdi a fé no esporte, mas tenho perdido a fé em muitos daqueles que hoje fazem o futebol.

 

Friburguense

Já totalmente focado para o Estadual 2014, os jogadores do Friburguense viajam na tarde desta terça-feira, 10, rumo a Santa Rita do Sapucaí (MG). O elenco completo permanece lá por 13 dias. Na programação, além dos treinos e concentração, há previsão de três partidas amistosas.


IPVA 2014 (1)

O calendário de pagamento do IPVA começa no dia 22 de janeiro para os veículos com placa final zero. O calendário da primeira parcela ou integral que tem o mesmo vencimento termina no dia 19 de fevereiro. Os veículos com placa final 9 são os últimos.


IPVA 2014 (2)

Os contribuintes que optarem pelo pagamento integral terão desconto de 8%, o mesmo percentual de 2013. De acordo com levantamento prévio da Secretaria de Fazenda, em 2014, os valores do IPVA deverão ser, em média, 5% menores do que em 2013.

As guias de pagamento devem ser impressas nos sites www.fazenda.rj.gov.br e no www.bradesco.com.br. 


Vestibulares suspensos

Entre os 270 cursos de ensino superior com vestibulares suspensos pelo Ministério da Educação (MEC) no Brasil, 28 são do Estado do Rio. A relação publicada no Diário Oficial da União confirma o que o Observatório antecipou: dos 28 cursos superiores penalizados no Estado do Rio, nenhum em Nova Friburgo. As faculdades foram punidas porque apresentaram nota insatisfatória (1 e 2) no Conceito Preliminar de Cursos tanto em 2012 quanto na avaliação anterior, em 2009.


Kits emergência

A Secretaria Estadual do Ambiente distribui em Nova Friburgo kits com ímãs de geladeira com orientações para desocupação imediata, capas de chuva e uma pasta plástica com vedação impermeável para que as pessoas possam guardar seus documentos. O Córrego Dantas foi o escolhido para ser o primeiro beneficiado.


Palavreando

Sem a incerteza o destino perderia sua razão de existir.

 

A Parada de Natal realizada no sábado, 7, pela Avenida Alberto Braune. Clique de Daniel Abreu. A última parada ocorreu em 2011 e reuniu crianças de escolas do município e terminou na Praça Dermeval, onde está a Casa do Papai Noel e um presépio 


TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.