Colunas
Observatório — 10/11/20415
Hoje é dia
- da esquadra
- do ruralismo
- do trigo
- Nacional do doente auditivo
O dia
Em 10 de novembro de 1937, tropas do Exército cercaram o Congresso, que foi dissolvido. O presidente Getúlio Vargas implantou o Estado Novo e outorgou a quarta Constituição brasileira, inspirada nos regimes fascistas europeus.
Observando. . .
Cinco notícias que, talvez, você não viu
- Taxa de homicídios de mulheres no Brasil aumenta 8,8% e m dez anos
- Londres quer tirar esgoto do rio Tâmisa com túnel bilionário
- Estudo inédito mostra que crianças religiosas são menos tolerantes
- Globo mira TV fechada ao mudar executivo dos direitos de TV
- Lauda desmente rumores sobre saída da Mercedes da F1
Palavreando
Quero ser o prolongamento desses intervalos em que não há preocupação para saber onde está e o que está fazendo.
O Campeonato segue apenas para o Vasco
Quatro rodadas do fim e as equipes do Rio de Janeiro já estão de férias. A exceção do Vasco que sonha em lutar até a última rodada para fugir do rebaixamento. Com o Corinthians como virtual campeão brasileiro, as férias antecipadas se estendem a quase todos os times da competição. Se os pontos corridos são mais justos, também são mais chatos e menos atrativos para o torcedor.
O Fluminense dá motivos para os vascaínos pensarem que quer mesmo o rebaixamento do rival. A derrota para a Chapecoense soou mal. O tricolor ainda tem dois adversários diretos do Vasco: Avaí e Figueirense. A vantagem é que o Vasco não tem o seu destino só nas mãos do rival local. Obviamente que isso está na cabeça do torcedor. O fato é que o Fluminense tem sido apenas o Fluminense do ano todo: uma equipe inconstante, instável e que traz surpresas boas, mas também desagradáveis.
O Flamengo reencontrou as vitórias e como se diz na linguagem popular pode colocar o boi na sombra e planejar um 2016 melhor.
Já o Vasco irá fazer seu torcedor ficar ligado até o último segundo. Tendo que vencer três dos quatro jogos restantes. Um jogo de cada vez continua sendo o mantra. O virtual campeão Corinthians, o finalista da Copa do Brasil, Santos, e os dois adversários diretos na luta contra o descenso: Joinvile e Coritiba, ambos fora de casa. A reviravolta que o Vasco deu no 2º turno é o principal motivo para o torcedor acreditar. É possível fugir do rebaixamento. Mas a crença por si só não deixa de fazer da tarefa algo muito difícil! No entanto, pela primeira vez em quase toda a competição, já na próxima rodada, o Vasco tem a chance de deixar a zona do rebaixamento. Que assim seja!
Transparência (1)
Organizações não Governamentais (ONGs) e Organizações Sociais (OSs) do Estado do Rio de Janeiro terão que prestar contas através de portais de transparência. Todas as entidades como ONGs e OSs que recebam dinheiro público terão que criar portais de transparência, atendendo a exigências de prestação de contas.
Transparência (2)
Deverão estar disponíveis: o valor global e preços unitários dos contratos, demonstrativos de execução das receitas, qualificação completa dos integrantes da administração e do conselho fiscal, entre outros dados. Atualmente, a legislação só obriga as organizações a publicarem prestações de contas bimestrais, sem especificar onde elas devem ser publicadas no site.
Salários estaduais
Os policiais civis e militares, que esperam o pagamento da gratificação do Sistema Integrado de Metas, referente ao primeiro semestre de 2015, não possuem previsão para receber. Todos os policiais lotados nas unidades e em regiões integradas terão bônus de R$ 13.500. Já o 13º salário para todos os servidores estaduais que corria o risco de não ser pago, está garantido.
Filhos de policiais (1)
O projeto Meus Pais, Meus Heróis será realizado entre este mês e fevereiro do ano que vem. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a visita dos filhos de agentes a conhecerem as unidades da Polícia Militar. O programa é voltado para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. A iniciativa é do Instituto Mudando o Final.
Filhos de policiais (2)
O projeto Meus Pais, Meus Heróis é inédito na corporação. Os interessados enviaram e-mail para o programa e explicaram por que são os verdadeiros heróis dos filhos. A expectativa é de que as crianças e os jovens possam conhecer a rotina de trabalho dos pais.


Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário