Colunas
Observatório - 10/10/2013
quinta-feira, 10 de outubro de 2013
Hoje é dia
da Honestidade
da Luta da Mulher Contra a Violência
Mundial do Lions Clube
O dia
Morreu, há nove anos atrás, aos 52 anos de idade o ator Christopher Reeve, vítima de insuficiência cardíaca. Ele ficou conhecido por interpretar o Super-Homem nos cinemas. Em 1995, Reeve ficou tetraplégico depois de cair de um cavalo.
Inverno fora de época
A semana caminha para o seu fim com todos os dias tendo registrado temperaturas baixas, com termômetros próximos aos 10 graus. Se o inverno é nossa estação mais característica, é muito bem-vindo o inverno fora de época. Em plena estação das flores, os dias nublados e com frio frequente, tornam a serra ainda mais charmosa.
Tempo bom para um fondue com os amigos e um vinho em frente à lareira. Para os cervejeiros, nada como uma cerveja escura, de preferência das fabricadas aqui, em Nova Friburgo. No fim da tarde, um cafezinho ou um cappuccino quente em uma de nossas deliciosas cafeterias.
Nova Friburgo tem jeito de inverno e se a estação se prolonga, não há porque rechaçar a natureza, e, sim agradecê-la. Abençoada seja!
O inverno fora de época pode não ser tão bem recebido nas cidades praianas, mas em cidades de montanha merece tapete vermelho e brinde.
O Rio é a cidade 40 graus. Nova Friburgo é a cidade 10 graus. Brincam os amigos: "Quem abriu a porta da geladeira?” "Quem deixou o ar-condicionado ligado?” Eu digo: São Pedro deixa a porta da geladeira bem escancarada e o ar-condicionado ligado para Nova Friburgo, porque aqui é a serra! E nenhuma cidade é mais serrana no estado do Rio de Janeiro como Nova Friburgo. Pelo menos em potencial!
Serra de mata brilhosa pelo orvalho de nossas madrugadas congelantes. Serra que possibilita programas noturnos que só casam com esse frio tão nosso. Deixa a primavera ser inverno.
Inverno florido e colorido! Inverno florido e colorido de Nova Friburgo!
Números do trânsito friburguense (1)
Dados da Autran e do Detran mostram que o número de automóveis em Nova Friburgo subiu 49% nos últimos 10 anos. Eram 46.709 automóveis registrados em 2003 contra 69.591 em 2013. O aumento no número de motos é ainda mais assustador. Passou de 7.932 para 20.065, aumento de 152,97%.
Números do trânsito friburguense (2)
Quanto aos acidentes de trânsito registrados no município, quase todos os índices se mostram muito próximos aos do ano passado, com irrisórias quedas. Na contramão, apenas o índice de batidas entre carros e motos. Saiu de uma média de 2,58 por mês em 2012 para 11,93 até agora em 2013. No geral, a média de acidentes está quase igual: média de 68,50 em 2012 para 68,33 em 2013.
Números do trânsito friburguense (3)
Segundo o levantamento da Autran, os três pontos de maior número de acidentes são: Roberto Silveira, Hans Gaiser e trevo de Duas Pedras. 76% dos seguros dpvats solicitados em Nova Friburgo são por acidentes com motos. Neste ano, com dados até agosto, foram apreendidos pela Autran 380 veículos e 288 motos.
Números do trânsito friburguense (4)
Segundo a própria Autran, a maioria das multas aplicadas no município tem relação a estacionamento. 943 multas por fila dupla, 721 carga e descarga e 690 estacionamento em local proibido. 934 motoristas foram multados, flagrados por uso de celular durante a condução. Por falar em arrecadação e estacionamento, segundo a Autran, neste ano foram arrecadados até agosto R$ 126.446,75 com o estacionamento rotativo.
Blitz IPVA
Os dados de apreensões e multas não levam em conta a blitz realizada nesta quarta, 9, na Euterpe. Na ocasião, inclusive, foi utilizado um moderno equipamento que pela placa já identifica, sem necessidade de conferência prévia, os veículos que estão com o IPVA atrasado. O equipamento deve ser utilizado em novas blitzes no município.
Estadual 2014
A Federação de Futebol do RJ esclarece que a Taça Rio será entregue ao time mais bem colocado entre os pequenos, mas só valendo os pontos dos jogos entre essas equipes — excluídos os confrontos com os quatro grandes. O que não está claro ainda se refere à Taça Guanabara ser conquistada por um pequeno. Nessa hipótese, o clube ficaria com as duas taças? A Federação ainda não soube responder, oficialmente, mas a princípio, sim.
Palavreando
A omissão deveria ser também um dos pecados capitais.

Esqueceram de mim! A ponte de Conselheiro foi reaberta na tarde desta terça, 8, mas permanece a placa no cruzamento para a via que dá acesso a ela avisando que a ponte está fechada. A foto acima é da primeira noite após a abertura, e, até o fechamento desta coluna, ainda estava lá. Um pequeno lapso, claro, se comparado à importância da abertura da ponte. Mas para os mais desavisados, a placa serve de orientação...

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário