Observatório - 10/05/2013

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Festa da cerveja

 

É com saudade e nostalgia que em maio todo friburguense se remeterá a famosa festa da cerveja. De diversos nomes, com marcas de cervejas ou mesmo Friburgo Beer Festival, a festa da cerveja ou festa da Via-Expressa se popularizou e foi marcante na história do município. 

Uma pena que falemos no passado, afinal o evento se tornou o 2º maior do gênero no país, perdendo apenas para a tradicional festa de Blumenau-SC.

Trazia turistas e dava a população local a oportunidade de ver artistas nacionais, apreciar nossa riqueza gastronômica e interligar-se com a nossa história de colonização. Mais do que isso, divulgava o nome de Nova Friburgo para todo o país, ressaltando o valor do município como o primeiro a ter colonizadores alemães e de ser a primeira cidade instituída por decreto real. Divulgava nossa rica história — de causar inveja. Nosso presente, infelizmente, já não causa essa inveja a ninguém.  

É verdade que ao longo do tempo a festa foi se perdendo de seu verdadeiro intuito, mas nada que um ajuste ou outro não pudesse recolocá-la nos trilhos. A fama da festa, a sua história por si só colabora para que o evento pudesse ser retomado como se tentou no ano passado. O que vi? Milhares de pessoas encasacadas confraternizando com calor humano no frio mês de maio. Aliás, mais do que os shows, lembro sempre das pesadas roupas de frio, das toucas na cabeça e luvas nas mãos, o vapor da boca. Os amigos, as pessoas de todas as idades.

Ainda há espaço para a festa da cerveja? Sim! Sua história serve de inspiração e nos acertos e erros pode e deve ser retomada. Pois depois da festa da cerveja, aniversário de Nova Friburgo parece mais vazio ou mesmo não existir sem que exista evento como aquele.    

 

Carteira de motorista

Jovens de 16 anos vão poder tirar carteira de motorista. É o que prevê projeto de lei que tramita no Senado. Segundo os entusiastas da ideia, se os jovens podem votar a partir dos 16 anos e podem trabalhar, eles, também, têm a capacidade de tirar a carteira assim como os maiores de 18 anos.


16 anos

Pela proposta, para que o adolescente de 16 anos possa tirar a carteira de motorista, ele terá que comprovar estar cursando o ensino médio. Ele só vai poder dirigir veículos de passeio em áreas urbanas. Além disso, os responsáveis devem se comprometer com as atitudes do motorista. Se aprovado pelo Senado, a mudança vai para votação na Câmara dos Deputados.


Planos de saúde

Planos de saúde já estão obrigados a justificar por escrito negativa de cobertura A regra passou a valer nesta semana. O plano que não autorizar algum procedimento solicitado pelo médico ou cirurgião-dentista terá que justificar a negativa por escrito ao consumidor. A operadora terá um prazo de 48 horas para apresentar a justificativa, por correspondência ou por e-mail.


Reclamações 

A empresa que não cumprir a exigência poderá ser obrigada a pagar uma multa de até R$ 30 mil. Somente em 2012, a Agência Nacional de Saúde Suplementar recebeu mais de 75 mil queixas de consumidores de planos de saúde. Desse total, 75% eram reclamações sobre negativas de cobertura.


Enem 2013

Começa na segunda-feira, 13, e vai até o dia 27 de maio, através do site do Enem, as inscrições para o exame desse ano. O boleto da taxa de R$ 35 deverá ser pago até 29 de maio. As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro.

  

Isenção

A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2013 em escola da rede pública ou a estudantes que se declarem membros de família com renda per capita de um salário-mínimo e meio. 


Gripe

A campanha nacional de vacinação contra a gripe termina hoje, 10, e, segundo a Secretaria de Saúde de Nova Friburgo, o município está muito próximo de atingir a meta estipulada, que é de 80%.  Se imunizaram 20.359 idosos, ou seja, 77% da população idosa de Nova Friburgo. 


Meta de vacinação

Foram vacinadas 2.222 crianças, 2.834 trabalhadores de saúde, 1.111 gestantes e 215 mulheres que estão no período pós-parto. Ao todo, 26.745 (74,81%) das pessoas incluídas nos grupos de risco foram imunizadas contra a influenza (gripe). Nova Friburgo recebeu mais de 36 mil doses da vacina.





TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.