Colunas
OBSERVATÓRIO - 10/02/2015
terça-feira, 10 de fevereiro de 2015
Hoje é dia
- do Atleta Profissional
O dia
O Partido dos Trabalhadores (PT), fundado em uma reunião no Colégio Sion, em São Paulo, da qual participaram trabalhadores, líderes sindicais, intelectuais e políticos, completa hoje vinte e cinco anos de fundação.
Os grandes sobressaem
Foram apenas três rodadas. Diferentemente das edições anteriores, nenhum dos times chamados grandes sofreu derrota para os chamados pequenos. Isso, geralmente, ocorria nas primeiras rodadas, fruto da possibilidade de maior preparação que os clubes de menor investimento tinham. Com a alteração no calendário do futebol do Rio, os grandes também passaram a ter a pré-temporada garantida. Esse pode ser um dos argumentos para a ausência de derrotas dos grandes nas rodadas iniciais como nas edições passadas.
O fato é que há um abismo enorme entre os grandes e os pequenos. Mesmo com a crise financeira, as diferenças ainda são grandes, e dificilmente veremos um grande perder para um pequeno. Mais difícil ainda será ver um pequeno entre os quatro semifinalistas.
Fato também é que apenas o Fluminense ainda tem 100% de aproveitamento. Vasco, Flamengo e Botafogo titubearam e perderam pontos para os pequenos. Empataram uma vez, cada. Nada que alarme a torcida ou gere alerta exagerado.
Entre os pequenos, o destaque tem sido o Volta Redonda, ainda invicto na competição, tendo já feito um jogo contra grande e duas partidas fora de casa. Há que se ratificar, no entanto, que não se percebe grandes diferenças entre os mais tradicionais pequenos. São todos jogos duros, difíceis. À exceção do estreante Barra Mansa e do Bonsucesso, não dá para apontar quais serão aqueles que disputarão a vaga na Série D e as vagas direto no Estadual de 2016, já que a partir do ano que vem haverá o pré-Estadual.
O Friburguense, que empatou em casa, mas recuperou os pontos na partida fora contra o Barra Mansa, antes do carnaval terá o Tigres, em casa. A vitória é fundamental para passar a folia com fantasias leves. Até porque, depois terá o Botafogo pela frente.
Botafogo em Nova Friburgo
A partida contra o Botafogo está confirmada para as 17h da quarta-feira de cinzas, no Eduardo Guinle. Além do jogo contra o Botafogo, o estádio receberá o confronto com o Vasco. Um pedido da detentora dos direitos de TV deve ficar para o ano que vem: a mudança de local dos postes dos refletores.
Futebol x carnaval
Um grande problema acabou evitado. Tradicionalmente, a apuração dos desfiles das escolas de samba e blocos de enredo do carnaval de Nova Friburgo ocorre na quarta-feira de cinzas. Nos últimos anos, com a transformação do campo do Friburgo, no Centro, em estacionamento, o Eduardo Guinle passou a abrigar o evento. Como nesse ano não terá concurso, a bola poderá rolar naturalmente.
Turistas do carnaval
Segundo levantamento da Riotur, no interior do Estado, as cidades mais procuradas neste carnaval por visitantes são Búzios, Angra dos Reis, Cabo Frio, Petrópolis e Paraty. O Estado do Rio receberá 1,3 milhão de turistas durante o carnaval. Nos dias de folia, a previsão é de que sejam injetados na economia fluminense mais de R$ 1,2 bilhão, segundo o Ministério do Turismo. A capital será uma das mais visitadas do país.
Blocos de rua
Pesquisa realizada pela Secretaria estadual de Turismo apontou que o número de blocos em cidades do interior cresceu 16,9% entre 2014 e 2015. De acordo com o estudo, o público estimado para os blocos e desfiles de escolas de samba nestas regiões, entre moradores e visitantes, é de 3,6 milhões de pessoas. Em 2014, foram registrados 444 blocos nas cidades pesquisadas. Este ano, a programação atingiu o recorde de 519 blocos. Mangaratiba aparece como campeã no número de blocos este ano. Nova Friburgo cresceu, mas ainda precisa avançar.
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- Impacto da seca no campo pode chegar a R$ 20 bilhões este ano
- Egito suspende campeonato nacional após morte de torcedores
- Bastidores de Xuxa na Record têm boicote e briga na direção
- Ator que fez Professor Girafales critica atriz que fez Dona Florinda em autobiografia
- Chinês penhora 283 pares de tênis para se casar
Palavreando
Quero ser apenas eu do jeito que sou, um pouco esquisito, nem sempre corajoso, mas louco para ser apaixonado e apaixonante.

Nilton Batista foi homenageado no último domingo pelos amigos basqueteiros de SEF. O atleta de 76 anos
sagrou-se campeão brasileiro de ultramáster, sendo um dos cestinhas da competição. Ao lado dos amigos
Paulinho Velhinha e Tony Ventura, Nilton Batista mantém acesa a chama do esporte em Nova Friburgo

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário