Observatório - 09/10/2013

quarta-feira, 09 de outubro de 2013

Hoje é dia

do Atletismo

do Empresário da Micro e Pequena Empresa

Nacional do Profissional do Consórcio

Universal da Criança

 

O dia

Hoje é aniversário do sistema de home banking, em que os usuários podem fazer serviços bancários pelo computador. O serviço nasceu há exatos 33 anos nos Estados Unidos.

 

Cidade do morango e das flores

Nova Friburgo é uma cidade que tem muito do que se orgulhar. Especialmente no setor agrícola. Por mais que se fale no seu potencial metal-mecânico ou turístico, é no setor agrícola que Nova Friburgo se notabiliza com dianteira comprovada. É assim com as flores de corte — maior produtor do Estado e o 2° maior do Brasil. É assim com o morango — maior produtor do estado. É assim com a couve-flor — maior produtor do mundo. Isso sem contar o potencial em outras produções em que se o município não é o primeiro no Estado ou no país, produz o quanto é suficiente para se auto-abastecer.

O dinamismo e a diversidade econômica de Nova Friburgo deveriam ser motivos de grande orgulho para todos os friburguenses, se contrapondo às nossas mazelas, algumas exclusivas e a maioria comuns a todas as cidades. 

Por isso, é múltipla a resposta à pergunta sobre qual a verdadeira vocação local. A impossibilidade de resposta única é excelente e sonho de qualquer lugar! Nossa vocação é a diversidade. Somos a cidade da indústria! Somos a cidade da moda íntima! Somos a cidade da produção agrícola! Somos a cidade do turismo. Somos a cidade universitária! Somos a cidade do setor de serviços! Esse dinamismo é a nossa grande qualidade e, ao mesmo tempo, requer cuidados mais precisos do que outras cidades que são somente agrícolas ou somente industriais ou somente turísticas. Dinamismo nos cobra dinamismo!

Talvez seja preciso mudar o foco da pergunta para obter mais inspiração! Que cidade somos ou queremos ser? Queremos ser a cidade independente que por ser tão multifacetada tem a possibilidade de crescer para todos os lados! Importante é unir esses laços e no entrelace de qualidades derrotarmos ou ao menos minimizarmos os problemas. Um município com identidade tão múltipla tem muito mais potencial para vencer qualquer intempérie!

Salve a cidade das flores, do morango e das trovas! Sem ufanismos, salve a Nova Friburgo que só sentimos falta quando vistamos outros lugares e percebemos que é bom demais morar aqui e que, claro, pode ser ainda melhor! Mas o potencial ninguém tira de nós!           


Nova Friburgo no Enade 2012 (1)

O Ministério da Educação divulgou os resultados dos cursos das instituições de ensino superior que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2012. 30% dos cursos ficaram abaixo da média considerada aceitável que é de 3 a 5. Foram avaliados cursos na área de humanas.


Nova Friburgo no Enade 2012 (2)

A maioria dos cursos avaliados em Nova Friburgo, 12 no total, ficaram acima da média. Nenhum, no entanto, atingiu nota máxima (5). Ainda assim, destaque para Administração e Direito na Estácio e na Candido. Se no Brasil um em cada três foi reprovado, em Nova Friburgo os quatro existentes foram aprovados. Dois cursos ficaram abaixo do considerado aceitável pelo MEC: Ciências Contábeis e Publicidade, ambos da Candido Mendes, com nota 2.


Nova Friburgo no Enade 2012 (3)

Mais da metade ficou próxima de nota máxima, conceito 4. São eles: Administração, Direito, Psicologia, Jornalismo e Gestão de Recursos na Estácio. Jornalismo na Candido e Secretário Executivo na Santa Doroteia. Com nota 3 ficaram os cursos de Administração e Direito na Candido, assim como o de Publicidade na Estácio. 


Estadual 2014 (1)

O novo formato do Estadual 2014 traz motivação extra aos clubes pequenos como o Friburguense. É que com o fim dos dois turnos, o campeão da Taça Rio será o clube pequeno que mais pontuar na 1ª fase. O 1° colocado leva a Taça Guanabara. Os quatro primeiros se classificam às semifinais.


Estadual 2014 (2)

Outra vitória dos pequenos foi a manutenção no número de participantes, pelo menos até 2016. Pela nova fórmula, os dois últimos colocados em 2014 serão rebaixados. Idem a 2015, o que garante 16 clubes pelo menos até 2016. Havia esse temor de rebaixar mais times para enxugar a competição.

   

Friburguense

O foco do Friburguense é na Copa Rio e o retorno ao Brasileiro da Série D. Para não depender do Estadual, onde apenas o melhor pequeno se classifica, a Copa Rio é o caminho mais curto. Em clima de final, o time recebe o América. Precisa vencer para, pela 1ª vez, ficar na zona de classificação.   


Palavreando

O que nos torna mais vivos ou mais mortos são nossas imperfeições. Somos, acima de tudo, seres em ascensão.

 

A moda dos tijolos está invadindo

as casas, servindo até de porta guardanapos nas mesas e também como adereço na

vitrine das lojas. Em

Nova Friburgo, algumas já adotaram o estilo que deve invadir

ainda mais vitrines na moda primavera-verão.


TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.