Colunas
Observatório - 09/05/2013
quinta-feira, 09 de maio de 2013
Uerj: 20 anos de Nova Friburgo
A primeira instituição pública de ensino superior de Nova Friburgo, assim como da nossa região, é a Uerj. Há 20 anos. Por isso, essa data tem que ser celebrada — para que seja perpetuada por muitos e muitos anos. Mais do que 20 anos de atividade, estão os 20 anos de excelência na formação de jovens para o mercado nacional.
Engenheiros que facilitarão a vida de todos através de suas invenções e esforços, mas sem nunca perder a sensibilidade para o humano. Afirmo com extrema tranquilidade isso, pois sei dos ideais que regeram e regem aqueles que conduzem a Uerj em Nova Friburgo: capacitar para a tecnologia, mas acima de tudo para serviço ao homem sem jamais perder a humanidade naquilo que se cria, constrói e faz.
Convicto, reconhecer uma instituição é acima de tudo reconhecer as pessoas que fazem a instituição. Porque uma instituição, especialmente as de ensino, não se faz por suas paredes, quadros ou estrutura de maquinário. Uma instituição se faz pelas pessoas. Pessoas que dedicam seus tempos, sonhos, visões e vidas. Pessoas que nem sempre aparecem nas placas de inaugurações e reformas, mas que inauguram novos tempos nas vidas de outros e transformam essas vidas que numa onda de esperança transformam as vidas de outros. Dessa forma, há que se lembrar de muitos nomes que vão de Carlos Guimarães (quem lutou no início para atender a demanda de um grupo de educadores visionários à época) ao atual diretor, doutor Francisco Duarte Moura Neto. De cada um dos atuais 31 professores, daqueles que já não estão mais em Nova Friburgo ou que já não estão mais em nosso convívio terreno. De cada um dos quase 500 engenheiros mecânicos formados que se espalham por todo o país aos atuais 100 alunos de engenharia da computação. Dos dois primeiros alunos formados em engenharia de computação aos quase 100 doutorandos e mestrandos. Reconhecer cada um deles. Reverenciar a luta de cada qual para manter o sonho vivo e vívido.
Reconhecida, quem faz a Uerj Nova Friburgo merece mesmo todos os louvores e homenagens, pois estes são acima de tudo bravos insistentes. Insistentes idealistas que lutaram pelo começo; pela instalação do curso de engenharia mecânica; pela ampliação para engenharia de computação; para a implantação de cada curso de pós, mestrado e doutorado; para a continuidade após as chuvas de 2007, pela continuidade após a tragédia de 2011 e continuam lutando porque aprenderam e ensinam que é preciso insistir no sonho que vem sendo real a medida que cada novo desafio é vencido.
Parabéns! Nova Friburgo, os friburguenses, fluminenses, brasileiros e até estrangeiros têm muito a agradecer por esses 20 anos de existência da Uerj Nova Friburgo e por cada qual que possibilitou e possibilita essa presença!
Mês das colônias
O mês das colônias é o principal atrativo do aniversário da cidade. Toda a programação de comemoração do aniversário de Nova Friburgo já está disponível, sendo a única atração nacional gratuita o show da cantora Zélia Duncan, na Praça do Suspiro, no dia 17 de maio.
Programação
Há um site especial na internet com a programação do mês das colônias, e inclui também todos os eventos realizados por particulares — ou seja, aqueles que já estavam previstos para ocorrer e que apenas ganharam a chancela da marca. Outros eventos públicos como o projeto Banda na Praça e a entrega da Comenda e títulos de Cidadania da Câmara também foram somados à programação da festa.
Dia do Desafio
Nova Friburgo já conhece seu adversário para o Dia Mundial do Desafio, programado para o dia 29 de maio. O Dia do Desafio incentiva cidades dos cinco continentes a promoverem a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde.
Competição de saúde
Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas em relação ao número oficial de habitantes. A competição é apenas estímulo à participação. Em Nova Friburgo, as atividades são coordenadas pelo Sesc. Todas as pessoas que realizarem os 15 minutos consecutivos de atividades físicas devem informar a prática ao Sesc.
Florescer
Nesta semana, o programa Florescer, da Secretaria Estadual de Agricultura, iniciou com os produtores de São Domingos, em Bom Jardim, e Vargem Alta, Nova Friburgo, um trabalho de orientação para definir os critérios de padronização e qualidade das flores que vão para o mercado.
Padronização das flores
O objetivo é criar diferencial na formação de preço do produto e fortalecer a marca dos floricultores e suas regiões produtoras, criando uma linguagem única na cadeia produtiva. As flores deverão apresentar o mesmo comprimento, espessura e peso das hastes, mesmo ponto de abertura dos botões e grau de maturação, entre outros.
Auxílio-qualificação cultural
A Secretaria Estadual de Educação já depositou o auxílio-qualificação aos professores regentes de turma. O benefício de R$ 500 por docente beneficia 60 mil professores da rede. Com o auxílio, o professor deve investir na aquisição de materiais pedagógicos e em atividades culturais, visando a sua atualização.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário