Observatório — 09/03/2016

quarta-feira, 09 de março de 2016

Hoje é dia

do DJ

O dia

Em 9 de março de 1500, a esquadra de Pedro Álvares Cabral partiu do Rio Tejo, em Portugal, na suposta segunda expedição às Índias, mas acabou chegando ao Brasil em 22 de abril do mesmo ano.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

- Acordo da dívida dos estados com a União sai até sexta-feira

- Encontrado lagarto de 100 milhões de anos em âmbar

- Venda de drone cresce. 400 mil só no Natal de 2015 nos EUA

- Bob Dylan anuncia lançamento de novo disco para 20 de maio

- Corinthians teria proposta de R$ 20 milhões por nome de arena

Palavreando

Não há crueldade alguma na solidão. A crueldade mora na escolha de quem apenas quer ficar sozinho.

Você está preocupado com o que?

Eu não estou preocupado com Lula, com Dilma, Moro, Aécio ou Eduardo Cunha. Também não estou preocupado com a falsa esquerda, a direita, a esquerda verdadeira ou a direita extremista. Estou é preocupado com o Brasil!

Trocamos a política pelo ódio. Esquecemos do Estado de direito democrático pela justiça feita pelas próprias mãos. Se esquece que quem condena sem julgamento, também será condenado da mesma forma. Vivemos um tempo de ditadura tão nociva e possivelmente tão cruel. Se as coisas continuarem no ritmo que estão... Ditadura do judiciário ancorada pelo apoio de parte da mesma mídia que consagrou a ditadura militar.

Pergunto: não é de se estranhar a subida da Bolsa e a queda do dólar diante da grande instabilidade política do país após a ação da Polícia Federal e da delação de um senador que foi tucano e agora é petista? A reação do mercado financeiro deflagra o que os magnatas poderosos querem. Verdade ou mentira, Delcídio tem a credibilidade de um flamenguista que virou vascaíno e que agora entrega seus parceiros vascaínos a torcida Jovem Fla. Afinal, há quem interessa tudo isso?

Não se engane, o Brasil não é dono do seu próprio nariz. Nós, brasileiros, bons ou maus, somos reféns do mercado financeiro que amplia desigualdades em nome de lucros aviltantes de banqueiros. A classe média, a nova e a antiga, acabam por servir ao 1% que detém toda 99% da riqueza nacional com os discursos fascistas de quem não sabe o que é fascismo e muito menos o que é ser ferido pelo resultado dessas falas.

Mas somos o país que lamenta a eliminação de Ana Paula do Big Brother por ter agredido um companheiro de reality. "Fez bem. Foi provocada. Que injustiça terem tirado ela!". Não me surpreenderia no voto ela ser perdoada e ainda ser a grande vencedora do programa. Quando o Brasil se tornou esse país de agressões gratuitas? Agressões chanceladas por boa parte de cada um de nós!

O Brasil virou um país de surdos que gritam asneiras que só aos outros pode agredir. O Brasil está virando terra de filósofos que se auto consagram com qualquer opinião idiota nas redes sociais. O que os idiotas não sabem é que podem ser publicamente idiotas graças a muita gente da velha e boa esquerda que morreram ou viram os seus morrerem para que todos tivessem liberdade de se expressar. O mínimo que se exige: respeito a todas as opiniões.

Precisamos de um amplo debate que engrandeça o Brasil como nação e não desse debate mínimo que se estabelece apenas entre ser PT ou tucano, ser Lula ou Moro, Bolsonaro ou Jean, Ana Paula ou Renan. Não há herói ou anti-herói quando nós como povo somos os vilões.

Precisamos de muito mais se quisermos um Brasil diferente do que estamos vivendo e que não repita os erros do passado. Que se condene Lula, Dilma, FHC, Moro quem quer que seja por erro de caráter ou de forma. Mas que não nos auto condenemos como nação.       Para isso, reflexão, muita reflexão para o rumo de nossas decisões, sem a roupa do moralismo que não se pratica ou da veste ética que não permite enxergar.

Se a caçada é a um corrupto, que seja a todos! Aos que tem conta na Suíça, aos que tem um sítio no interior, aos que tem fazenda na cidade, há quem teve amante bancada na Europa por empreiteiras, há quem comprou e vendeu voto nas últimas, penúltimas e antepenúltimas eleições.

Que se cace essa cultura, esse hábito endêmico do jeitinho. É o tal jeitinho de levar vantagem em tudo ramificação da raiz de todo esse mal.

Eu estou preocupado é com o Brasil. Muito preocupado! E você?

Festival de Cultura UFF (1)

Terminam hoje, 9, as inscrições para residentes em Nova Friburgo que queiram se apresentar no Festival de Cultura Estudantil Telma Regina da UFF que acontecerá em Nova Friburgo, neste fim de semana, dias 11 e 12. O festival acontece junto com o 7° Congresso dos Estudantes da Universidade Federal Fluminense – 7° ConEUFF com o tema "A UFF que queremos".

Festival de Cultura UFF (2)

O Festival acontece no Teatro Municipal e no campus da UFF local no Suspiro e reúne também os demais campus da universidade. O evento é aberto a todos. Para quem quiser se apresentar ou mostrar sua arte no evento deve se inscrever pelo endereço: https://goo.gl/1TgAEr

Autores da Serra (1)

Estão abertas as inscrições para o 2º Concurso de Prosa e Poesia de Bom Jardim com o título Autores da Serra. O objetivo é fomentar, divulgar e prestigiar a criação literária na vizinha Bom Jardim e municípios da Região Serrana. As obras selecionadas serão reunidas em uma coletânea que será publicada no segundo semestre de 2016. As inscrições podem ser feitas até 15 de abril.

Autores da Serra (2)

Podem concorrer moradores da Região Serrana, com idade mínima de 18 anos. Os trabalhos devem ser inéditos e apresentados em língua portuguesa. Cada participante poderá concorrer com apenas um trabalho em cada categoria: prosa (conto ou crônica) e poesia. O tema é livre. Regulamento e inscrições pelo site: http://teclabj.blogspot.com.br

Foto da galeria
Na busca por recursos para atender seus idosos, O Lar Abrigo Amor à Jesus (Laje) já programa o seu próximo evento depois do sucesso do Festival do Pastel. No dia 10 de julho será realizada a Festa do Quilo. O Festival do Pastel aconteceu neste fim de semana, sendo o primeiro evento deste ano.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.