Observatório - 08/05/2012

sexta-feira, 29 de junho de 2012

O futebol e sua teimosia em contradizer a lógica

Mais uma vez o futebol, o senhor futebol, teima em contradizer a lógica e nos brinda com o que tem de mais sensacional: a sua imprevisibilidade. Quando todos achavam que a primeira partida da grande final do Estadual seria morna, estudada, dessas de empate ou placar magro, mais uma vez se enganaram! Inclusive eu que previa exatamente essa situação a um amigo meu que é tricolor fanático nesses tradicionais debates de mesa redonda de fim de semana.

E como eu adoro ver comentaristas escorregarem em suas previsões! E como eu amo me enganar também! O futebol, eu, meu amigo tricolor e eles sabem, é imprevisível, por isso é o esporte mais popular do planeta! Tudo é possível!

O Fluminense goleou, colocou a mão no caneco, mas quem sou eu para dizer que já está decidido! Afinal, o futebol ama contradizer a lógica e teima em destruir previsões! O fato é que o Fluminense tem uma vantagem bastante considerável em uma semana de mata-mata. O Fluminense pela Libertadores e o Botafogo pela Copa do Brasil. Ambos, curiosamente, com as mesmas buscas. Empataram o primeiro jogo fora de casa por 1 a 1 e agora precisam vencer ou empatar em 0 a 0. Exatamente por causa dessas buscas é que era natural crer que ambos correriam menos, se colocariam menos em risco. Mas não! O torcedor viu vontade em vencer! O Botafogo com seu tradicional jogo no erro do adversário, tendo como marca o contra-ataque! E O Fluminense, com toda qualidade que tem, especialmente em seus talentos individuais que desequilibram! Especialmente Deco, em grande fase! Não vou dizer que é o futebol bonito contra o feio, mas posso dizer que é o futebol mais elegante contra o que reconhece suas limitações e por isso joga no erro do adversário! Eu, particularmente, gosto de quem quer vencer por seus méritos e não pelos erros adversários! Gosto de times que são protagonistas! O Fluminense é um time protagonista! O Botafogo ainda não e Oswaldo de Oliveira que é um treinador brilhante sabe disso!

O mais importante na verdade foi o minuto chave da partida. Aquele instante em que tudo muda e se transforma! A expulsão do lateral Lucas, diga-se de passagem, justa e o gol na seqüência derrubaram o esquema preciso do Botafogo que se viu em uma sinuca de bico: seguro para tentar reverter no jogo do domingo seguinte ou parto para cima em busca do empate, ainda que com um homem a menos? O Botafogo não fez uma coisa, nem outra. Se perdeu, se desestabilizou e tomou o 3° e o 4°, uma desvantagem de três gols difícil de se tirar, mas não impossível, ainda que diante de um time melhor como o Fluminense!

Prova que invencibilidade pode ser uma mentira! O Botafogo de uma única derrota no ano pode terminar o semestre perdendo o Estadual e rodando da Copa do Brasil! Invencibilidade é bom, mas título é melhor ainda!

Que a semana seja brilhante para o futebol carioca, como a bicicleta de Fred no Engenhão!

Festa de maio

Haverá a festa de maio, popularmente chamada de Festa da Cerveja que nesse ano será chamada de MayFest. A Prefeitura fará a licitação de uma empresa para a sua organização.

Três grandes shows

A tendência é que na programação tenham pelo menos três grandes shows. Ainda é prematuro antecipar qualquer atração, apesar de estarmos a uma semana da semana de aniversário do município.

Friburgo Rugby

O Friburgo Rugby foi derrotado pelo líder Niterói por 54 a 0, em partida realizada neste domingo, 06, em Amparo. Com o resultado, a equipe friburguense provavelmente terminará a rodada fora da zona de classificação para as semifinais. O próximo jogo será no Rio de Janeiro, contra o Guanabara.

Reforço na Série D

O Friburguense recebeu uma excelente notícia da CBF. O presidente José Maria Marin anunciou que os clubes que participam do Campeonato Brasileiro da Série D terão todas as despesas relativas a uma delegação de 25 pessoas, com passagens aéreas, hotel e alimentação, traslado do aeroporto até os hotéis e ônibus especiais quando a distância entre as cidades for inferior a 700 quilômetros.

Mais investimentos

A CBF também já estuda novas medidas para a competição evoluir nos próximos anos em direção a um melhor nível de organização. A preocupação é que a competição se esvazie por conta das dificuldades financeiras enfrentadas pelos clubes.

Novo reitor no Colégio Anchieta

Após pouco mais de um ano, o alto comando dos Jesuítas na Região chamada de Brasil Centro-Leste resolveu mudar a direção do Colégio Anchieta. O Padre Gilberto Versiani dá lugar a um novo reitor que já foi anunciado. Trata-se do Padre Guy Jorge Ruffier.

Mudanças

Padre Guy já passou pelos principais colégios jesuítas. Desde 2006 dirigia a Escola Técnica de Santa Rita do Sapucaí (MG). Tem passagem marcante pelo São Luís de SP de onde deve trazer membros para sua diretoria em Nova Friburgo. Pe. Gilberto já se despediu da comunidade anchietana. O novo reitor já está no comando.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.