Colunas
Observatório — 08/03/2016
Hoje é dia
- Internacional da Mulher
O dia
Em 8 de março de 1857, insatisfeitos com a greve das funcionárias, os donos de uma fábrica têxtil de Nova York, nos Estados Unidos, trancaram as grevistas e colocaram fogo no prédio. Todas morreram queimadas e a data foi transformada em Dia Internacional da Mulher.
Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não viu
- ONU denunciará Brasil por não punir PMs que matam
- Em uma semana, Petrobras ganha R$ 41,5 bi em valor de mercado
- Justiça alega falta de transparência e suspende aprovação de contas da CBF
- Arqueólogos encontram maconha de 2.700 anos e outros itens curiosos
- The Voice Kids tem nova temporada confirmada e já tem inscrições
Palavreando
Apostando na crença de que nada é em vão, tento convencê-la de que o destino pode ser mudado e que o futuro não pode ser meramente estipulado.
Eu errei, mas infelizmente acertei
Eu errei nas contas na última edição da coluna, ao analisar que o Friburguense não tinha chances de classificação. As chances matemáticas existiam, mas eu já sacramentava que não havia possibilidade. Fui mais duro que meu amigo Vinicius Gastin que falava em “combinações improváveis”. Acertamos os dois. As combinações não vieram, o Friburguense venceu, mas não goleou e apesar de ter a mesma pontuação do Bangu no Grupo A, vai mesmo para o grupo da morte. Não irá para o Brasileiro da Série D que é a maior perda de todas. Disputar agora essa espécie de 2ª divisão dentro da 1ª é o menor dos problemas.
Pela campanha da primeira fase, ao lado do América, o Friburguense entra como favorito para ficar com uma das duas vagas nas semifinais da Taça Rio contra o 5º e 6º colocado da Taça Guanabara. O rebaixamento parece fora da realidade, mas é bom que se diga: o tiro é curto e apagões como os vistos diante do Boavista e do Bangu na primeira fase são inaceitáveis porque podem ser fatais. Com Tigres e Bonsucesso com campanhas bem abaixo de todos os demais, não se pode afirmar que serão os dois os sacos de pancada. É joga a jogo. Afastar riscos é essencial. Mas por tudo que foi vivido até aqui, o Friburguense tem obrigação de entrar nesta disputa para ir às semifinais da Taça Rio.
Vale tanto para o grupo da morte, como para o grupo principal: esqueça tudo que aconteceu até aqui! É um novo campeonato. Com favoritos, é verdade, mas com pontuações zeradas. É um começar de novo! Qualquer um dos grandes pode ser o campeão. Vasco e Botafogo pelo conjunto da obra. Flamengo e Fluminense pelo crescimento nas últimas rodadas.
Câmara de solução de conflitos (1)
O estado passará a contar com um organismo para resolver conflitos de forma consensual. O objetivo é solucionar de forma rápida e consensual pendências jurídicas que envolvam órgãos estaduais. A Câmara Administrativa de Solução de Litígios já teve a autorização de implantação.
Câmara de solução de conflitos (2)
Além de celeridade aos casos, a medida também visa desafogar o sistema judiciário, evitando a abertura de processos que, a partir de agora, passam a ser tratados nessa instância. O novo sistema será instituído, nos próximos dias, pela Procuradoria Geral do Estado e a Defensoria Pública, priorizando a solução de conflitos que envolvam pessoas juridicamente necessitadas que já recorrem aos serviços da Defensoria.
Nova caderneta de vacinação
A nova versão da Caderneta de Vacinação estará disponível nos próximos dias. Em relação ao documento anterior, a nova caderneta traz dados sobre proteção contra o mosquito Aedes aegypti e a importância do tratamento da sífilis. Há ainda espaço para acompanhamento do resultado de exames e vacinas e das consultas clínicas e odontológicas da gestante.
Prêmio Firjan Ação Ambiental
As inscrições para o Prêmio Firjan Ação Ambiental terminam no próximo dia 31. São premiadas as empresas do estado do Rio que se destacam na gestão ambiental e no desenvolvimento sustentável. As inscrições devem ser feitas através do site www.firjan.com.br/acaoambiental. No portal também está disponível o regulamento.
Paulo Henrique Amorim em Nova Friburgo
O jornalista Paulo Henrique Amorim, da Rede Record, estará em Nova Friburgo no próximo dia 17 para o lançamento do seu novo livro, "O Quarto Poder - uma outra história", da Editora Hedra. O evento será às 18h30, no Teatro Irmã Sania Cosmeli, no Colégio Nossa Senhora das Dores.


Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário