Colunas
Observatório - 08/01/2013
terça-feira, 08 de janeiro de 2013
Brasil—o país dos feriados?
O ano começou para muita gente nesta segunda, 7. Quem pode esticar o feriadão de ano novo, parabéns!
Dizem que o Brasil é o país dos recessos, feriados prolongados e etc. Mas nesse 2013 isso pode não ser bem verdade! Neste novo ano, serão apenas cinco feriados nacionais em dias da semana. 2012 foram sete.
Após o carnaval (que não é feriado nacional), apenas Paixão de Cristo, Dia do Trabalhador, Corpus Christi, Proclamação da República e Natal cairão em dias de semana.
Ao todo, 2013 terá 255 dias úteis, três a mais do que o ano que passou. Os meses de julho e outubro serão os “mais longos”, com 23 dias de trabalho, enquanto fevereiro, março, junho e novembro, com 20, serão os mais curtos.
21 de abril, Tiradentes, cai em um domingo. 7 de setembro, independência do Brasil cai em um sábado, assim como, 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida. Também cai em um sábado o 2 de novembro de Finados.
Depois de tantos feriados em fins de semana, a Proclamação da República, em 15 de novembro, chega como um prêmio de consolação antes do Natal e cai em uma sexta-feira.
Corpus Christi que cairá no dia 30 de maio, uma quinta-feira, será a única folga que poderá ser prolongada.
Já quanto aos feriados municipal e estadual temos o 16 de maio, aniversário da cidade, em uma quinta-feira. O 23 de abril, dia de São Jorge, cai em uma terça e pode vir a compensar o Tiradentes de domingo. O 20 de novembro da Consciência Negra cai em quarta-feira.
Ah! E para desmistificar: o Brasil não é o país dos feriados! O Brasil é o oitavo no ranking dos países que têm mais folgas, ao lado de Polônia, Cingapura, França, Suécia, Itália, Nova Zelândia, China e Paquistão: são 11 feriados nacionais no total.
A Colômbia é o país com mais folgas oficiais no mundo: 18 no total. Líbano, Índia, Tailândia vêm na segunda colocação com 16, cada um, e Japão e Coreia do Sul estão empatados em terceiro, com 15.
Erro na mídia nacional
Vários veículos de comunicação de nível nacional, notadamente, TV Globo e Portal Terra, erraram com Nova Friburgo, por conta das chuvas da semana passada que atingiram a Baixada Fluminense, Petrópolis e Teresópolis. Ambos colocaram Nova Friburgo também como cidade atingida e com desabrigados.
Nova Friburgo ilesa
Como se sabe, Nova Friburgo, felizmente, não sofreu nada com as chuvas dos últimos dias. Porém a informação errônea pode ter efeito negativo na imagem do município, afetando o setor turístico. Os veículos insistem em usar imagens da tragédia de 2011, como fazem alguns internautas nas redes sociais.
Doações para a Baixada
A Caritas Diocesana de Nova Friburgo está arrecadando alimentos e água para as vítimas da chuva na Baixada Fluminense. Os donativos devem ser entregues na sede da instituição, que fica na Rua Augusto Spinelli 41, Centro, entre 8h e 16h. Outras informações pelo telefone 2521-1203.
Kits-calamidade
Dentro do plano nacional de prevenção a tragédias climáticas, a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro determinou o envio de kits-calamidade para os municípios de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. Cada kit tem capacidade para atender 500 pessoas e contam com medicamentos para a atenção básica, antibióticos, hipoclorito de sódio e álcool, entre outros itens.
Monitoramento de estradas
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) está em estado de prontidão e monitoramento intensivo nas principais estradas estaduais do Rio de Janeiro, principalmente nas áreas em alerta e com previsão de alterações meteorológicas.
Plantão permanente
O DER-RJ está integrado com o Centro Estadual de Gestão de Desastres (Cestad), criado pelo Governo como um Gabinete de Crise para controlar os impactos das fortes chuvas, trombas-d’água, deslizamento de terras e retirada de famílias nas áreas de risco. O órgão auxiliará na liberação e desobstrução das vias, mediante a necessidade, numa ação conjunta e estratégica.
Friburguense
Já em solo mineiro, o Friburguense mantém a sua invencibilidade na pré-temporada. Já são 8 jogos, com 7 vitórias e um empate. No 8° jogo, na cidade de Cataguases, o Friburguense venceu o Quissamã por 3x1. Amanhã, 9, 20h, o Frizão encara a Seleção de Cataguases. No domingo, 13, 18h, enfrenta o R. Junqueira. Logo após a partida, a delegação retorna para Nova Friburgo.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário