Observatório - 07/08/2013

quarta-feira, 07 de agosto de 2013

Hoje é dia

de São Caetano


O dia

Há quase 100 anos (1819), importante momento da história da América Latina. A Batalha de Boyacá, uma das mais brilhantes vitórias de Simon Bolívar sobre as tropas reais assegura definitivamente a independência de Nova Granada, atual Colômbia.

 

Salve Caetano! 

Crítico, politicamente engajado, brilhante. Um caminhante contra o vento. Caetano Veloso nasceu exatamente no dia de São Caetano no calendário católico (7 de agosto de 1942). Por esse motivo, a saudosa Dona Canô colocou o nome de seu quinto filho de Caetano — Caetano Emanuel Viana Teles Veloso.

Um dos maiores expoentes da nossa música, uma das mais brilhantes cabeças desse país. Alguém que sempre esteve à frente do seu próprio tempo, esse bom baiano se destaca pela música que canta e faz, pelos poemas que escreve e pelos filmes no cinema. 

Um sensível nesse mundo de imbecilidades. O que mais me encanta em Caetano não são propriamente seus talentos natos, mas a capacidade que tem para se posicionar. Um artista completo que como qualquer homem que nasce para brilhar precisa se posicionar! Mesmo em tempos de chumbo como na época da ditadura. Se posicionar em tempos de liberdade plena não é fácil, mas também não coloca ninguém em risco de morte. Se posicionar naquela época – era para poucos! Era para Caetanos, Chicos e tantos outros artistas que podiam cantar e ficar quietos. 

Gosto de você leãozinho na maior alegria, alegria. Hinos de uma juventude que sabia se posicionar com causas. Tempos de ditaduras também são tempos de tropicália. Tempos de Caetano! Tempos de dizer: "é proibido proibir”, pois como diria outro gigante, Geraldo Vandré: "A vida é bem mais que festivais”! Um idealista entrega a própria pele e até desfaz de festival da música na Globo para dizer sim, não ao não, é proibido proibir!

Mais romântico, menos clichê, mais lento, não menos popular, não menos ideológico, não menos Caetano! Salve ele, bom baiano, ótimo brasileiro, Caetano! 

 

Uerj Nova Friburgo (1)

A Uerj de Nova Friburgo deve ganhar mais um curso de graduação. Estão bem encaminhadas as tratativas para a implantação do curso de Engenharia de Material. Um curso relativamente novo no país. Seria o terceiro da Uerj da cidade na área de engenharia, se juntando à Engenharia Mecânica e a Engenharia da Computação.


Uerj Nova Friburgo (2)

Dessa forma, o campus de Nova Friburgo se notabiliza ainda mais na área de engenharia. A ideia é de que o curso esteja implantado em 2015. O programa de expansão da Uerj, que atualmente funciona na Filó, também contempla pós-graduação, mestrado e doutorado.


E.C. Filó

O Esporte Clube Filó resolveu restringir parte de seu estacionamento privativo por conta da falta de vagas para os sócios do clube. Com a chegada da Uerj à Vila Amélia, muitos estudantes param seus carros no estacionamento do clube. Como bom vizinho, o estacionamento em frente ao campo de futebol continua aberto.  


Moto especial para os Bombeiros (1)

Preocupado com as queimadas de inverno, época de tempo seco, o Corpo de Bombeiros agora conta com uma motocicleta especial nas ações de combate a incêndios. A corporação adquiriu uma moto equipada para gerar 200 litros de espuma química, aparato suficiente para combater chamas de pequenas e médias proporções.

 

Moto para os Bombeiros (2)

Outras três motos do tipo estão em processo de licitação e estarão à disposição de todo o Estado. A motocicleta vem para agilizar o deslocamento, além de chegar aos locais de difícil acesso, porque é capaz até de subir escada. O jato da moto alcança até 10 metros de distância.

 

Rio sem homofobia 

Estão abertas as inscrições para a segunda Jornada Ambiente Saudável é Ambiente sem Homofobia, que acontece entre os dias 20 e 23 de agosto. A jornada tem o objetivo de fortalecer o programa Rio sem Homofobia. Confirmação de inscrição até 19 de agosto pelo telefone (21) 2334-5736, das 10h às 18h.


Palavreando

No antagônico destino de tudo o que fazemos e somos ganhamos raízes que, nunca por acaso, nos fixa num terreno glorioso onde crescemos para o alto até atingir as estrelas.

 

A paisagem de mais uma manhã de inverno em Nova Friburgo é bela! E poderia ser perfeita

se não fosse o ato de vandalismo na ponte que serve de pano de fundo para a

exuberante natureza. A pichação estraga a foto, estraga o visual!

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.