Colunas
Observatório - 07/06/2012
A primeira metade do ano
Os tapetes de areia e sal estendidos ao longo da Avenida Alberto Braune anunciam o Corpus Christi. O anúncio serve de alerta para os mais desavisados que a primeira metade do ano já está chegando ao fim.
O tempo, mais uma vez, correu como um velocista louco pela linha de chegada. O “um ano da tragédia” se foi. As investigações acerca dos gastos públicos na resposta à tragédia ainda não! Aliás, nesse “ainda não” se constroem inúmeras fantasias no imaginário popular: “Coitadinho desse”, “aquele tem que pagar” e por aí vai... O carnaval teve o seu fim. O aniversário da cidade foi celebrado. Vem aí a temporada de exposições agropecuárias nas cidades vizinhas. O Festival de Inverno está chegando. E, acima de tudo, o momento mais importante do ano e quiçá dos quatro próximos bate à porta—as eleições municipais.
As eleições já agitam as esquinas, os bate-papos nas barbearias e botecos. As eleições municipais já ganham as ruas da cidade que decidirá no dia 7 de outubro o seu destino. Momento em que o povo tem a palavra de ordem! Parece longe, mas quase tudo a partir de agora girará em torno disso! Será como uma pastilha efervescente!
E depois da eleição o ano praticamente acabará e tudo que se disser nos três últimos meses será em torno de 2013. Mesmo que alguns digam que o mundo acabará em dezembro. Segundo os maias, em conjunto com outras profecias, o mundo acaba no dia 21 de dezembro. O que não pode é o mundo começar a acabar com o resultado das eleições em outubro!
Estamos ficando mais velhos, nem sempre mais sabidos, ainda que fosse ideal ficar no mínimo mais espertos. A vida segue, ainda que nem sempre evoluamos! O ano parte veloz e voraz como qualquer outro. Precisamos seguir seu ritmo ou nós que damos o seu ritmo?
Feliz primeira metade de 2012! Que venha a metade final!
Tarifa de energia elétrica mais barata
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o resultado das audiências públicas referentes à terceira revisão tarifária da Energisa Nova Friburgo. Os consumidores terão um efeito médio de -4,82% na tarifa a partir de 18 de junho. Ou seja, a revisão tarifária estipulou em cima da equação de equilíbrio econômico-financeiro uma redução da tarifa das 86 mil unidades consumidoras do município.
Revisão tarifária a cada quatro anos
Mas é bom frisar que revisão tarifária não é o mesmo que reajuste tarifário, embora sejam mecanismos pelos quais as tarifas de energia elétrica podem ser alteradas. A Revisão Tarifária Periódica tem como principal objetivo analisar, após um período previamente definido no contrato de concessão, a cada três ou quatro anos, o equilíbrio econômico-financeiro da concessão.
Reajuste anual
Já o Reajuste Tarifário Anual tem objetivo de restabelecer anualmente (na data do aniversário do contrato de concessão) o poder de compra da receita obtida pelo concessionário. A receita da concessionária é composta por duas parcelas: a “Parcela A”, representada pelos ”custos não gerenciáveis” da empresa, e a “Parcela B”, que compreende o valor remanescente da receita, representado pelos ”custos gerenciáveis”.
Feriadão
Próximo feriado só daqui a exatos três meses. Será o feriado de 7 de setembro que cai em uma sexta-feira. Nesse feriadão, com o frio da serra, a expectativa é de que muitos turistas venham a Nova Friburgo. A previsão é de que 150 mil veículos circulem pela RJ-116. Na Rodoviária Novo Rio, ônibus extras para Nova Friburgo.
UFF e Cefet parados
Servidores federais estão em campanha em todo o Brasil, incluindo a marcha a Brasília que deflagrou a greve geral a partir do dia 11. Docentes de 49 institutos estão em greve desde 17 de maio, entre eles a UFF e o Cefet de Nova Friburgo. Na UFF Friburgo, os técnicos administrativos também estão em greve.
Reivindicações
A pauta de reivindicação inclui reajuste de 22,08%, política salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do salário-base e incorporação das gratificações. Os servidores também reivindicam o direito à negociação coletiva no setor público, com definição de data-base em maio. Pela primeira vez desde as ameaças de paralisação do movimento, o governo federal diz que está aberto ao diálogo e buscará as soluções.
Friburgo Rugby
Finalizada a última rodada da primeira fase do Estadual de Rugby e o Friburgo Rugby terá mesmo que lutar para não ser rebaixado. Com a vitória de Campos por 28 a 3 sobre o Itaguaí, Friburgo terminou na penúltima posição e terá que fazer uma partida extra contra o último colocado, o Itaguaí.
Decisão
Itaguaí e Friburgo farão uma partida extra. Pela equipe friburguense ter tido melhor campanha o confronto será em Nova Friburgo. Quem perder estará rebaixado para a segunda divisão. Inicialmente, a partida ocorrerá no dia 7 de julho, 15h, no campo do Amparo.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário