Observatório - 07/05/2013

terça-feira, 07 de maio de 2013

O legítimo campeão


Campeão invicto e com 100% de aproveitamento! O Botafogo foi magistral na Taça Rio e não viu adversários à sua frente! Legítimo campeão do 2º turno e legítimo campeão estadual de 2013! Não foi o título que veio fácil. Não foi o Estadual que esteve fácil ou os adversários facilitaram! O Botafogo tornou o título fácil! O Botafogo, por seus méritos, fez com que a conquista fosse incontestável. 
Soberano, o Botafogo venceu pelo conjunto! Pela liderança de Seedorf tanto quanto do goleiro Jeferson e do seu treinador Osvaldo de Oliveira. Pelos novos nomes em junção com os experientes! Se a conquista tem um tripé é esse: conjunto, liderança e união entre o novo e o experiente.
Resta aos demais torcedores reconhecerem a façanha alvinegra! Cabe a todos reconhecerem que o Botafogo teve uma das conquistas mais legítimas de todos os tempos. O seu 20º título!
Curiosidades à parte, o Botafogo impediu que o Fluminense empatasse com o Flamengo na liderança do número de títulos estaduais. Mais do que isso, diminuiu a diferença que tinha para o Vasco em número de títulos estaduais. Agora apenas dois os separam. Essa diferença já foi de cinco. Com a última década catastrófica do Vasco em que apenas um Estadual foi conquistado pelo Cruzmaltino, o Botafogo cresceu e diminuiu a vantagem. 
O Estadual 2013 fica com essa marca da estrela solitária, mas também com a vergonhosa campanha de Flamengo e Vasco, especialmente no 2º turno. Destaque também para o Resende, que pelo 2º ano seguido ficou como o melhor pequeno, na 5ª posição. O Boavista, 6º, também merece destaque, uma vez que nos últimos anos sempre tem ficado entre os três melhores pequenos. O Friburguense manteve sua campanha média e dentro da lógica custo-benefício também merece destaque.
Se a competição fica com gostinho de quero mais? Não sei. Talvez sim para a torcida do Botafogo. Nem tanto para as demais ou para aqueles que apreciam o futebol. No entanto, é intransigente a minha defesa pelos Estaduais. Emprega. Interioriza o futebol. E é do interior que nascem os craques. Quanto à fórmula, sinceramente, não visualizo uma melhor do que a aplicada. Simples, justa e emocionante. Que venha o Estadual 2014, em ano de Copa do Mundo no Brasil, com bons ventos para a serra! 


Operação Dia das Mães
O Instituto de Pesos e Medidas está realizando nessa semana a operação Dia das Mães. Os produtos têxteis são o alvo principal da blitz, já que a falta de informação correta nas etiquetas das camisas e roupas expostas nas vitrines pode causar um sério problema aos consumidores na hora da lavagem e manuseio. 

Orientações
Caso o produto seja importado, é obrigatório que ele traga na etiqueta o país de origem e as informações em português. É importante ainda o consumidor observar na hora da compra se na etiqueta do produto consta a marca do fabricante, o CNPJ da empresa, a composição do tecido e os cuidados de conservação e lavagem. 

Flores
O governo do estado inaugurou o novo mercado de flores na Ceasa-RJ. Rosas, orquídeas, gérberas, tulipas e lírios estão entre as mais de 30 espécies de flores de cortes e plantas ornamentais do novo mercado de flores do Rio de Janeiro. Cerca de 50 produtores participaram da inauguração do espaço que funciona no pavilhão do produtor rural, também conhecido como Pavilhão 30 da Ceasa-RJ, em Irajá. 

Novo mercado
O novo Mercado de Flores funciona de segunda a sábado. Lembrando que o Estado do Rio é o segundo maior produtor de flores do Brasil e Nova Friburgo é o maior produtor do estado, que no país só perde para São Paulo. Nova Friburgo só fica atrás de Holambra e é o 2º município do país na produção de flores de corte.

Incentivo para compra de caminhões
O Estado concede a partir das próximas semanas isenção de ICMS, atualmente de 12%, na compra de caminhões para renovar a frota de veículos. O incentivo fiscal será concedido quando for comprovada a destruição em sucata de um caminhão com mais de 20 anos. O objetivo é reduzir a idade média da frota de veículos de 17 para 12 anos.

Parcelamento
Além disso, será concedido um segundo beneficio ao comprador: um crédito dividido em 48 parcelas, equivalente a 12% do valor do caminhão novo, para ser abatido do ICMS a ser pago pelo contribuinte sobre as atividades do caminhão e a redução das emissões de gases poluentes.

Meia-entrada
Tramita em Brasília a criação de uma lei nacional de meia-entrada para eventos artísticos, culturais e esportivos que estabelece uma cota mínima de 40% para a venda de ingressos com o benefício. A cota tem que atender a estudantes, jovens carentes (de 15 a 29 anos), idosos e portadores de deficiência.

Novas regras
A decisão da Câmara, que ainda será votada no Senado e precisará de sanção presidencial para entrar em vigor, estabelece também que cada produção terá que divulgar o total de ingressos e a reserva para meia-entrada. A fiscalização caberá aos órgãos federais, estaduais e municipais.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.