Observatório - 07/03/2013

quinta-feira, 07 de março de 2013

As músicas e frases que Bob deixou pra mim


Excentricidades e controvérsias à parte, Bob Marley foi realmente um poeta às avessas, um rebelde além do seu tempo. O rei da Jamaica de repente se torna o rei de um estilo, o rei do reggae. E, como todo bom rei, tem espaço cativo no céu dos mitos. 
Mais do que isso, e, pouca gente talvez saiba disso, a maior parte do seu trabalho lida com os problemas dos pobres e oprimidos. Através da arte disseminou suas ideias de paz, irmandade, igualdade social, libertação, resistência, liberdade e amor universal ao mundo, o que fica bastante claro em uma de suas mais famosas frases: “Se todos nos unirmos e dermos as mãos, quem sacará as armas? Eu só tenho uma ambição: que a humanidade viva unida. Negros, brancos, orientais, todos juntos. Eu não estou do lado dos negros nem dos brancos. Eu estou do lado de Deus, quem me fez vir do homem branco e do negro”. 
Essa frase, certamente, serve de pressuposto para qualquer monografia que queira tratar do tema preconceito, do movimento rastafári ou do próprio Bob.
Sem querer entrar na biografia, Bob Marley faleceu de câncer em 1981, com apenas 36 anos de idade. Apesar do pouco tempo de vida deixou um legado invejável de ideais e canções. Entre as canções, é impossível não citar Redemption Song, ou simplesmente Canção de Redenção na tradução livre. Redenção à liberdade de ser, pensar e agir. Afinal, quando existirá tal liberdade? A prece vem na famosa Could You Be Loved: 

“Não deixe eles mudarem você, oh!
Ou mesmo rearranjá-lo! Oh, não!
Nós temos uma vida para viver.
Eles dizem: somente, somente,
Que somente o mais adaptado dos mais adaptados deve viver,
Permaneça vivo!”  

Se você chegou até aqui e ainda está se perguntando por que estou escrevendo hoje sobre Bob Marley... Não! Não sou adepto do movimento rastafári, tampouco um grande fã de Bob Marley, ainda que goste de muitas de suas canções. Escrevi sobre ele, pois nessa semana lia algo perdido em algum lugar e me identifiquei profundamente com uma frase dele que segue abaixo.
“Vocês riem de mim por eu ser diferente! Eu rio de vocês por serem todos iguais.”  

Planos de saúde
As operadoras de planos de saúde que negarem autorização aos seus beneficiários para a realização de procedimentos médicos deverão fazer a comunicação por escrito, sempre que o cliente solicitar. A informação deverá estar em linguagem clara, indicando a cláusula contratual ou o dispositivo legal que justifique a negativa.

Comunicação e multa
A nova norma da Agência Nacional de Saúde, no entanto, só passa a ter validade a partir de maio. A comunicação por escrito deve ser enviada em até 48h para o cliente, por e-mail ou por correspondência. Se descumprir a medida, as operadoras serão punidas com multa de R$ 30 mil. 

Monitoramento
A medida também vale para o aprimoramento do ciclo de monitoramento dos planos de saúde. Segundo o Ministério, 75,7% das reclamações quanto a planos de saúde no país se referem a negativas de cobertura.

Vistoria de táxis
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem-RJ) começou nesta semana a verificação periódica de taxímetros—exercício 2013—em Nova Friburgo.  O serviço está disponível na Rua Júlio Antônio Thurler, númeo 58, em Olaria, das 9h ao meio-dia e de uma às 17h. O taxista deverá comparecer ao local, de acordo com o agendamento, portando os documentos de praxe para tal.
 
Pavimentação em Sumidouro
 O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) está em fase de finalização das obras na Estrada Mariana, que liga o distrito de Mariana até a localidade de Campinas, em Sumidouro. A obra que começou em novembro último está prometida para o fim da primeira quinzena de março. 

Friburguense
O Friburguense, que já teve duas partidas exibidas em TV aberta no Estadual deste ano, não deverá ter jogos exibidos no 2º turno. Pela tabela detalhada divulgada pela Ferj, os dois possíveis confrontos do Frizão que poderia ser transmitidos pela TV aberta estão fora da grade. 

Sem mais jogos na TV aberta
O jogo contra o Botafogo está agendado para o dia 28, uma quinta-feira, às 19h30. Pelo dia e horário, transmissão apenas em canal pay-per-view. O mesmo ocorrerá para o jogo contra o Vasco, agendado para 6 de abril, um sábado, às 18h30. A detentora dos jogos na TV aberta pode até trocar a partida do Vasco. A do Botafogo está descartada. 


Recursos de TV
Vale lembrar que independente da quantidade de jogos exibidos na TV aberta, a cota que cada clube recebe pelas transmissões permanece inalterada. Com um ou nenhum jogo exibido, o valor recebido é sempre o mesmo. A cota de TV é definida de acordo com a colocação das equipes no ano anterior, excluindo-se desses critérios os quatro grandes. O benefício é mesmo a vitrine para os jogadores e patrocinadores.    

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.