Colunas
Observatório - 07/03/2012
Carnaval e calor mudam a autoestima da cidade
Não sei se é uma impressão só minha, mas a cidade está finalmente mais leve. As pessoas estão mais propícias a um sorriso, estão mais felizes.
Obviamente não é porque a cidade está reconstruída, com tudo posto em seu lugar e com todos os seus buracos tampados. Os problemas da tragédia estão ainda aí gritando, como estão já sem voz todos os problemas que nos acompanham antes da catástrofe. Fato é que não há cidade sem problemas e satisfação plena. Sempre haverá problemas e soluções a serem tomadas.
Mas essa leveza que sentimos nas ruas da cidade está, na minha visão, ligada a dois fatores, um deles o carnaval. A realização e o sucesso do carnaval local mostraram as pessoas que não é pecado se divertir. Que Nova Friburgo permanece de pé e os que aqui estão precisam prosseguir com alegria. Não apenas seguir por seguir, mas continuar vivendo com as alegrias e percalços do caminho, mas vivendo.
O verão é o outro fator que pode estar relacionado a essa leveza e energia melhor da cidade. No verão, costumamos ficar mais alegres, mais propensos a sair, encontrar os amigos e colegas nas ruas, tomar aquele chopinho, jogar conversa fora e também conversar sobre coisas sérias sem a seriedade das mesas técnicas. A ausência das tempestades que nos afligem também trouxe certa paz e descontração. Sem sustos, vivendo a vida sem os naturais traumas deixados pelo janeiro de 2011.
Aliás, estudos científicos comprovam que as estações, o clima, estão diretamente ligadas ao humor das pessoas. No inverno, mais introspectivas, no verão, mais receptivos. O clima e a luz solar, segundo esses estudos, têm a capacidade de alterar nosso estado de espírito. Dizem os estudos: “O ambiente externo determina os ciclos e as funções fisiológicas do organismo, assim como as diferentes estações do ano. Por isso, principalmente em locais com variações climáticas mais acentuadas, há uma maior influência no comportamento humano. Alguns são mais predispostos do que outros a essas influências, mas de alguma forma todos somos afetados. Nos meses de altas temperaturas, o calor e a luminosidade solar estimulam no organismo a produzir substâncias responsáveis pelo aumento do bom humor, energia e regulação do sono. Além disso, os dias mais quentes, iluminados e longos incentivam as pessoas a saírem de casa e a promoverem o convívio social, trazendo bem-estar e felicidade”.
Em suma, independente das comprovações científicas, o que posso dizer é que o atual clima tem feito bem aos friburguenses.
O que não pode é esquecermos que a cobrança tem que ser contínua, afinal, logo, logo já vem as chuvas e precisamos estar cada vez melhores preparados para os riscos que trazem, e, nada como preparar a cidade para as intempéries durante o tempo bom!
Curso gratuito de preparação para o Enem
O Sesi Nova Friburgo está com inscrições abertas para o curso gratuito de preparação para o ENEM 2012. Os interessados devem se inscrever na Escola Sesi, na Vila Amélia, até esta sexta-feira, 9. As aulas começam já na próxima segunda, 12.
Duas turmas
Podem se inscrever aqueles já tenham o Ensino Médio completo ou que ainda estejam cursando, desde que tenham idade mínima de 14 anos. Com carga horária de 298 horas, distribuídas em nove meses, o curso será disponibilizado em duas turmas: uma com aulas terças e quintas das 18h às 22h, e outra com aulas nas segundas e quartas no mesmo horário.
Semana Educacional de Saúde
Nesta semana está sendo realizada nas escolas públicas a primeira Semana Saúde na Escola. A ação mobiliza os alunos para o tema obesidade, que será trabalhado também durante todo o ano letivo. Durante a Semana Saúde na Escola, temas como saúde sexual e reprodutiva, drogas, alimentação saudável e bullying também estão sendo trabalhados.
Avaliação antropométrica
Entre as principais atividades que serão desenvolvidas durante a semana está a avaliação antropométrica, que mede a altura e o peso das crianças. Com a avaliação, além do peso e altura monitorados, o estudante receberá orientação nutricional e acompanhamento de profissionais de saúde bucal, oftalmológica e auditiva.
Friburguense
Mais importante que a classificação na Taça Rio, os clubes pequenos estão de olho é na classificação geral que soma os pontos do 1º turno com os do 2º turno. É ela que determina o classificado para a Série D do Brasileiro, os dois rebaixados e também o ranking para o ano que vem, que define quem tem direito a receber valores maiores de cota de televisão.
Cota de TV e rebaixamento
Como já está classificado para a Série D do Brasileiro, por ter sido o vice da Copa Rio 2011, os principais focos do Frizão são a cota de TV para o ano que vem, quanto melhor colocado maior é o valor e a briga contra o rebaixamento. Neste momento, o Friburguense soma 12 pontos, 4 a menos que o melhor entre os pequenos, o Resende e 8 a mais do que o Americano, penúltimo colocado e que fecha a zona de rebaixamento.
Os três melhores pequenos
O Bangu estaria fazendo companhia ao Americano no rebaixamento, último com apenas 2 pontos. Ainda próximos dessa briga estão Olaria (6), Bonsucesso (8) e Madureira (8). O Friburguense está em 5º na classificação geral dos pequenos, atrás do Resende (16) e atrás de Volta Redonda, Boa Vista e Macaé, todos com 14. O sonho tricolor é ficar entre os três primeiros e garantir uma cota maior de TV em 2013 que serviria para aliviar as dívidas e participar da Série D do Brasileiro.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário