Observatório - 06/05/2014

terça-feira, 06 de maio de 2014

Hoje é dia

  • do Cartógrafo
  • do Taquígrafo
  • do Senado
  • do Instrumentador Cirúrgico
  • do Selo Universal
  • do Legislador
  • Nacional do Parlamento

 

O dia

Em 6 de maio de 2007, o deputado federal Enéas Carneiro, fundador do Prona, morreu aos 68 anos, em decorrência de leucemia. Enéas concorreu à presidência da República em três ocasiões (89, 94 e 98). Foi o deputado federal mais votado do Brasil em 2006, com 1,5 milhão de votos. Ficou famoso por seu bordão, "Meu nome é Enéas!”.


As defesas sobressaindo aos ataques

Quando há deficiências técnicas e falta de talento, as defesas sobressaem aos ataques. O Campeonato Brasileiro deste ano tem um novo líder: o Corinthians do retranqueiro Tite. O ousado Fluminense de Cristóvão Borges sucumbiu perante o Vitória em pleno Maracanã. Um placar injusto, tanto quanto é injusta a liderança momentânea do Corinthians. Isso, é claro, na visão de quem prefere o futebol envolvente e que joga para vencer. O Corinthians, assim como o Vitória e tantos outros times (a maioria neste Campeonato) jogam nos erros dos adversários. Nunca serão protagonistas. É como se o vilão saísse vitorioso no final da novela.

Torço descaradamente para quem joga pra cima. O objetivo maior do futebol é o gol, por isso o gol tem que ser buscado incessantemente. Esse novo Fluminense não chega a me encantar, mas é o melhor esboço nesta competição de time que merece ser campeão. O Cruzeiro, atual campeão, tem ainda preservada essa característica, mas talvez a priorização da Libertadores faça com que a raposa não termine em melhor colocação antes da parada para a Copa.

Preocupante é a situação do Botafogo. O novo técnico ainda não deu o tom para o time, que agora aposta nos desajustados Emerson e Carolos Alberto para reverter o quadro que se arrasta desde o início desta temporada. O Botafogo é o carioca que mais preocupa e a parada para a Copa será determinante para definir se o time brigará mesmo para não ser rebaixado ou se ficará ali pela meiúca, como mero participante. Brigar por título? Nem em sonho, que me perdoem os alvinegros: salvo uma injeção milionária de recursos, o que sabemos ser improvável.

O Flamengo respira aliviado após a bela vitória sobre o Palmeiras. O teste de fogo será o clássico com o Fluminense no próximo domingo, 11. Dali, saberemos de fato se a dolorosa eliminação na Libertadores está totalmente superada.

Copa não empolga

Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito mostra que apenas 16% dos empresários diretamente afetados pela Copa do Mundo esperam bons lucros com o evento no Brasil. Outros 40% acreditam que terão aumento no faturamento durante o Mundial, mas em nível muito pequeno, e 33% projetam queda no faturamento nos meses de junho e julho.


Teleférico (1)

Seria mesmo um verdadeiro presente de aniversário para a cidade. O Teleférico pode, finalmente, voltar a funcionar na semana que vem após testes com cabos de aço. Uma nova, e acredita-se, última inspeção foi realizada para liberar o seu funcionamento. A ação foi determinada pelo Conselho Regional de Engenharia (Crea), que avaliou os cabos de aço do ponto turístico, interditado desde a tragédia em janeiro de 2011. 


Teleférico (2)

Caso o laudo seja positivo, o teleférico poderá ser liberado ainda nesta semana. Segundo técnicos da empresa contratada pelo Crea para a avaliação, os cabos podem ter sofrido danos ao longo do tempo, como corrosão. O objetivo é válido, já que visa garantir a segurança dos usuários. 


Samu (1)

 O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ficará em Cantagalo, no prédio anexo à Secretaria de Defesa Civil e Trânsito, no bairro Triângulo. A base descentralizada do Samu foi habilitada pelo Ministério da Saúde, após as obras de adaptação do local e implantação de toda a infraestrutura.


Samu (2)

 A regulação das chamadas, que deverão ser feitas através do telefone 192, será realizada pela base do Samu em Petrópolis, responsável por comandar todas as unidades descentralizadas na Região Serrana. Dos 16 municípios que compõem a área, apenas seis estão implantando o sistema: Petrópolis, Teresópolis, Guapimirim, São José do Vale do Rio Preto e Cachoeiras de Macacu. Nova Friburgo, portanto, continua fora.


Samu (3)

 O Samu funciona 24 horas por dia, para chamadas de urgência, preferencialmente, em domicílios, mas também poderá atuar no auxílio ao Corpo de Bombeiros. A equipe é formada por quatro técnicos de enfermagem e quatro motoristas, que já receberam os treinamentos adequados.


Saerj (1)

 A Secretaria Estadual de Educação divulgou a relação dos 10 mil alunos da rede que mais se destacaram nos resultados do Saerj 2013 (Sistema de Avaliação da Educação Básica da Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro). Os estudantes serão contemplados com tablets.


Saerj (2) 

Criada em 2008, a avaliação tem como objetivo aferir conhecimentos e habilidades dos estudantes da rede em diversas disciplinas. Hoje, são 132.547 contemplados com tablets (30.640 professores e 10 mil alunos) e computadores (50.750 professores e 41.157 alunos).


Palavreando

São as fantasias que colorem a alma e são seus adereços que constroem a história. Tem força aquilo que a gente quer. Tem mais força ainda aquilo que vem do coração. 

 

As celebrações dos 150 anos do "Evangelho Segundo o Espiritismo” tiveram seu ponto alto em sessão solene realizada na Câmara de Vereadores com a presença de inúmeras pessoas, inclusive de outros municípios do país. Organizado pelo 8º Conselho Espírita de Unificação, o encontro foi marcado pela emocionante apresentação do Coral Fraternal e pela palestra de Gustavo Fróes 





TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.