Observatório - 06/03/2013

quarta-feira, 06 de março de 2013

Menos gente reality clichê


Eu já disse alguma vez de que gosto do reality show da TV Globo. Já gostei mais, não o valorizo menos. O programa que mais lucra na principal emissora do país faz da vida real manipulada novela. Manipulada, porque todos os joguinhos, provas, festa e excesso de bebida procuram fazer pessoas desinteressantes se transformarem em interessantes e pessoas interessantes se tornarem ainda mais interessantes.
Cada vez mais a produção erra na escolha dos participantes. Talvez a obrigação do bonito exagere e aí o conteúdo corre o risco de cair. Na verdade, o que mais tem me impressionado nesta edição é o vazio argumentativo das brigas e dos porquês apresentados para dizer que odeio essa pessoa ou adoro aquela outra. Confesso que não tenho acompanhado como em outras, mas nas poucas vezes que pude ver foi exatamente o que vi: ódios e amores vazios, como se fossem mesmo personagens encenados por maus atores.
Eu não sei o quanto tem de sobrevida o Big Brother Brasil ou se é um produto esgotado no que diz respeito à sua possibilidade de estudo filosófico, psicológico e antropológico. Comercialmente, inegavelmente, ainda se garante, não sei por mais quanto tempo. O fato que o brincar de Deus do Boninho já deu! Ao ponto de se duvidar da credibilidade da edição e até da votação. 
O adendo quase que unânime continuam sendo os bem elaborados textos do Pedro Bial, que chamam mais atenção do que propriamente quem será o eliminado. O único que não pode ser eliminado é o Bial, mesmo quando vez aqui e ali derrapa.
A novela manipulada que é o Big Brother Brasil clama por gente menos reality clichê e mais real de fato! Na 13ª edição quem merecia vencer é o Bial!

Saúde da família
O Ministério da Saúde determinou a suspensão da transferência de recursos para 468 municípios com irregularidades no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), entre os quais está Nova Friburgo e outros oito municípios do Estado do Rio.
A Prefeitura, através da Comunicação Social, diz que a Fundação Municipal de Saúde ainda não foi notificada de tal decisão.

Suspensão de recursos
De acordo com portaria, as cidades não vão receber os recursos para as Equipes de Saúde da Família, Equipes de Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde. Os recursos suspensos são referentes ao mês de janeiro deste ano. A medida foi tomada para abranger os municípios que apresentaram duplicidade no cadastro de profissionais no SCNES. O Ministério da Saúde agora promete fiscalização in loco nesses municípios.

Friburguense
O tricolor da serra planeja realizar dois amistosos antes de estrear no 2° turno, diante do Nova Iguaçu, daqui 10 dias. Neste fim de semana recebe o Audax Rio. O outro amistoso deve ocorrer às vésperas da estreia com adversário ainda a ser definido. A ideia é não perder ritmo de jogo.

“60, o Musical”
O ator e produtor Bernardo Dugin confirma o retorno de “60, o Musical”. Para quem ainda não viu ou para quem quer rever, o premiado espetáculo tem duas apresentações confirmadas para os dias 20 e 21 de abril, no Teatro Municipal de Nova Friburgo, às 19h.

“Old&Gold”
“60, o Musical” retorna nessas duas apresentações, ao lado de “Old&Gold”, que tem apresentações confirmadas para os dias 18, 19, 20 e 21 de abril. Nos dias 20 e 21, “Old&Gold” será precedida por “60, o Musical”. A contagem regressiva já começou!    

Documentos do Detran
Foi corrigida a falha que vinha impedindo a emissão dos documentos dos carros, depois que eram aprovados na vistoria no Detran. Os clientes que não puderam esperar pelo documento, podem buscá-lo até a próxima segunda, 11, sem a necessidade de agendamento.
  


TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.