Colunas
Observatório - 06/03/2012
O Frizão voltou!
Capítulo VI—Um começo de difíceis desafios
Um grande time se faz pela postura que tem diante dos desafios. Um bom time gosta de desafios. Não os teme, não os rechaça, não os recusa. Aceita os desafios de bom grado e torna-os seus parceiros. E não importa se são difíceis ou não. O que importa é que eles existem e o tamanho deles é também o tamanho da motivação que se tem para vencê-los.
O início do 2° turno não foi o sonhado pelo torcedor do Friburguense, mas também não foi um pesadelo. A esperança de sucesso se baseia exatamente nessa capacidade que esse elenco tem em se portar diante dos desafios. Mais do que isso, a campanha do 1° turno prova que o Friburguense é um dos melhores entre os pequenos, com o menor custo-benefício. Quero dizer com isso que cada jogador que ali está veste a camisa do Friburguense com honra e que luta, às vezes com mais transpiração do que inspiração, mas luta até o fim para vê-la vitoriosa.
Isso não foi possível na estreia. Jogando na Baixada, a equipe enfrentou um calor de 40 graus, mas deu calafrios nos laranjas do Nova Iguaçu, que abriram o marcador. O menino Lucas finalmente fez o seu! Destaque na Série B do ano passado, inclusive sendo por algum tempo o artilheiro da equipe, acertou um tiro de longe, uma golaço que deveria valer por dois. Pena que não valeu. O Frizão acabou derrotado com um gol aos 47, no último lance da partida. Não há nada tão duro quanto perder uma partida no último lance. Vencer no último lance, no entanto, é uma experiência das mais magníficas. Experiência que, infelizmente, naquele confronto, foi vivida pelo Nova Iguaçu, que já havia sido o nosso algoz na final da Taça Edilson Silva.
Experiência que sonhamos ter até o apito final do jogo contra o Resende, no Eduardo Guinle. Longe de casa há um mês, o retorno ao Eduardo Guinle foi suado. Pelo calor e pelo difícil adversário, muito bem treinado pelo lendário Paulo Campos, que já teve passagem como preparador físico do Tricolor da Serra, o que o fez criar laços amigáveis com Nova Friburgo. Mas num jogo esses laços se rompem e cada um quer vencer. O Resende queria vencer tanto quanto o Friburguense. Jogo difícil, estudado, com chances para os dois lados. Nas melhores chances ofensivas brilharam as estrelas dos goleiros Marcos pelo Frizão e Mauro pelo Resende. Flavinho mais uma vez se destacou nas jogadas pela esquerda, enquanto Marquinhos incendiou o jogo quando entrou por volta dos 10 do 2° tempo também se destacando. Mas nem as boas atuações de Flavinho e Marquinhos foram suficientes para não se assustar com a habilidade de Elias ou se safar da dura marcação da boa zaga do alvinegro do Vale do Paraíba. Um empate até certo ponto justo para um 0 a 0 que não condisse com o jogo. Uma partida de excelente nível técnico que merecia gols. Afinal, em campo estavam duas das melhores equipes entre as chamadas de menor investimento.
Se os dois desafios foram difíceis, o momento mais complicado vem agora. Apegando-se aos bons resultados obtidos no instante em que a tabela se mostrou mais espinhosa, vitória sobre o Americano, em Campos e empate com o Volta Redonda também fora, que venha o Macaé, o Flamengo e o Olaria, todos esses jogos longe de casa. Desafios que fazem nascer o espírito de gigante que equipes que entram para a história tem que ter. Essa equipe que já está na história vai se firmar ainda mais nela! Digo isso, porque esse time ama desafios e não desiste nunca!
Dia D
A Câmara de Vereadores analisa hoje, 6, 17h30, o pedido de abertura de Comissão Processante de Impeachment contra o prefeito afastado Dermeval Neto. O pedido é de autoria do advogado e eleitor Ney Fabiano. A expectativa é de que o plenário do Legislativo fique cheio.
Formação da comissão
A tendência é de que o pedido seja aceito, para tanto são necessários 8 votos favoráveis. Após a aprovação, vem a montagem da comissão, que terá que respeitar os blocos partidários que serão formados na hora. Nesse sentido, o PDT e o PR, únicos partidos com dois vereadores, podem levar vantagem, mas tudo depende da formação dos blocos.
90 dias
Três meses é o prazo que a CP terá para encerrar os trabalhos. Mas esse prazo só começa a partir da notificação do prefeito Dermeval Neto. A comissão não tem direito a prorrogação—isso quer dizer que em 90 dias tem que concluir os trabalhos chegando à decisão de, reunindo provas, pedir o impeachment ou arquivar o processo.
Primeira quinzena de junho
Pelas contas, não havendo dificuldades na notificação, a conclusão será na primeira quinzena de junho, época de início das convenções partidárias visando as eleições municipais, com as candidaturas e respectivas coligações. Mais um aperitivo no jogo de xadrez da sucessão municipal na Prefeitura e no Legislativo.
Na Câmara Federal
Dia importante também na Câmara Federal, especialmente para o deputado friburguense Glauber Braga, que defenderá a MP dos desastres naturais, enviada pelo governo, mas bastante modificada por ele que foi o relator da Medida. Ao longo da semana, Glauber recebeu apoio de importantes lideranças da base aliada e da oposição, ainda que a liderança de governo tivesse se colocado contra.
Provável aprovação
A tendência, após os embates da última semana, é de que Glauber obtenha maioria na aprovação da MP na forma que ele relatou, ou seja, o Estatuto de Proteção Civil com todos os seus artigos e não apenas com os enviados pelo Governo. Nas redes sociais foi lançado um manifesto pró-estatuto para que haja pressão popular para que a Lei seja aprovada.
Friburgo Rugby
O Friburgo Rugby estreou com derrota no Estadual contra o Rio Rugby, em partida realizada na capital. Com muitos desfalques, a equipe local foi derrotada por 56 a 0. O próximo confronto será contra o Itaguaí, dia 1° de abril, em Nova Friburgo. O confronto será no campo do Amparo.
Inglês e espanhol gratuitos
O Cefet de Nova Friburgo está com inscrições abertas somente até amanhã, 7, para os cursos de inglês e espanhol em nível básico. Os cursos são gratuitos e serão realizados uma vez por semana, com duração de 4 semestres. O preenchimento das vagas ocorre por ordem de inscrição. Caso haja mais interessados do que vagas, haverá sorteio e lista de espera.
Aulas já na semana que vem
Os alunos que não estiverem presentes na primeira aula perderão a vaga. Sendo chamados os que estão na lista. As aulas serão iniciadas na semana do dia 12 de março. O aluno poderá se inscrever em apenas um curso de línguas, ou seja, não há possibilidade de frequentar os dois cursos simultaneamente. Outras informações pelo telefone 2527-1727.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário