Observatório — 06/01/2016

quarta-feira, 06 de janeiro de 2016

Hoje é dia

  • da gratidão
  • dos reis magos
  • do mensageiro

O dia

Em 6 de janeiro de 1963, um plebiscito escolheu para o Brasil a volta do presidencialismo como forma de governo. Cerca de nove milhões de pessoas votaram contra o parlamentarismo, que vigorava desde a posse de João Goulart, em 1961.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  • Brasil perde US$ 15 bilhões com a queda no preço de soja e minério de ferro
  • São Paulo regulamenta alicativos de táxi e eleva multa de transporte ilegal
  • Estados Unidos cobram US$ 20 bilhões da Volkswagen em processo ambiental
  • Bancada por Bill Gates, cientistas criam camisinha que aumenta prazer
  • Estudo diz que arrecadação de TVs caiu o equivalente a um SBT

Palavreando

As palavras jamais concluirão a definição de tudo em definitivo. Haverá sempre novas descobertas, novas pessoas escapulindo das velhas, rituais e clarões que edificarão novas ordens em cima de antigas estruturas.

2016: escassez de feriadões

A vida começa a voltar ao normal após as festas de fim de ano. Não há quem não goste de uma folga maior, daquelas prolongadas. Seja para ir para a praia, curtir uma viagem rápida ou apenas para descansar e repor energias. No entanto, o ano bissexto que é 2016 vem também com raros feriadões. Só dois, não contando aí com o carnaval. O comum da sexta-feira santa e no caso específico de Nova Friburgo, o de aniversário da cidade, 16 de maio que cai numa segunda. E passa a régua! É só isso mesmo e nada mais!

Oito feriados nacionais vão cair em dias de semana e três serão às quartas-feiras, bem no meio da semana. Não! Não tem como fazer a famosa "esticada" com uma sexta ou com uma segunda para poder folgar mais dias. Para piorar, 25 de dezembro (Natal), e o Ano-novo pularam para o fim de semana. Caem no domingo.

Dos feriados estaduais, 23 de abril, São Jorge será num sábado! Consciência negra, 20 de novembro, num domingo.

É! Um ano, portanto, bastante enxuto de feriadões, onde viagens ficarão mesmo para as férias individuais... Um alento: as Olimpíadas no Rio que alterarão todo o calendário de julho, com férias escolares em agosto e pontos facultativos para servidores públicos.

Calendário de pagamentos (1)

Hora de experimentar mais a crise estadual. Com a mudança no calendário de pagamentos dos servidores públicos estaduais, o salário que era no segundo dia útil do mês, passou para o sétimo. Com isso, na maioria das vezes, os servidores receberão depois do dia 10. Neste mês, por exemplo, dinheiro só no dia 12.

Calendário de pagamentos (2)

Isso não afeta apenas a vida do servidores, mas toda a cadeia econômica. Como a maioria das contas, boletos bancários, aluguéis etc vencem no dia 10, o atraso nas contas é inevitável e afeta a todos. O efeito cascata traz transtornos ao servidor e a quem deveria receber antes.

Folha de janeiro em risco (1)

Pode piorar. Além do parcelamento do 13º salário, o fato é que o estado do Rio ainda não tem dinheiro para pagar a folha de dezembro a ser paga agora em janeiro. Procura-se ainda de que forma conseguirá. A previsão é de dificuldades ainda em fevereiro. O governo do estado acredita que a preocupação com a folha salarial só terá leve redução a partir de março, quando começará a entrar na conta o dinheiro da arrecadação de impostos como o IPVA.

Folha de janeiro em risco (2)

As incertezas são grandes! Há quem aposte que nem o calendário do sétimo dia útil conseguirá ser cumprido, especialmente nos dois próximos meses e de outubro em diante. O governador, no entanto, tem feito discursos para tranquilizar os servidores e garante que por medidas adotadas no final de 2015, há sim dinheiro para pagar os salários dia 12. A conferir.

Início de vistoria adiado

O Detran informou que errou a divulgação sobre o início das vistorias de veículos, anunciado para esta semana. Portanto, não há ainda a abertura para realizar as vistorias deste ano. Como a emissão da guia para pagamento do IPVA só começa no próximo dia 13 (daqui a uma semana), e, somente após quitado o imposto, a vistoria pode ser agendada, a intenção foi frustrada. Somente a partir do dia 13 após realizar o pagamento, será possível agendar e fazer a vistoria.

Foto da galeria
A Banda Campesina Friburguense completa 146 anos de fundação hoje, 6. Dia de festa e de celebrações por conquistas recentes. A banda tem feito grande parceria com o cantor e compositor Martinho da Vila e vem incrementando a cada ano seus concertos do Banda na Praça, Independência e Natal
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.