OBSERVATÓRIO - 06/01/2015

segunda-feira, 05 de janeiro de 2015

Hoje é dia

  • da Gratidão
  • dos Reis Magos
  • do Mensageiro


O dia

Em 6 de janeiro de 1963, um plebiscito escolheu para o Brasil a volta do presidencialismo como forma de governo. Cerca de nove milhões de pessoas votaram contra o parlamentarismo, que vigorava desde a posse de João Goulart, em 1961.

 

Boa sorte, Lucas!

Lucas é um talentoso volante, como poucos no futebol brasileiro. Sabe marcar, sabe sair jogando, tem visão de jogo apurada e coloca a bola onde quer. Quem acompanhou a década de 80 diz que seu estilo lembra Fajardo. Técnico e habilidoso. Que Lucas, então, tenha as oportunidades que Fajardo teve. Passagens pelo São Paulo e pelo Bangu de Castor de Andrade e que até hoje é considerado um dos melhores jogadores já fabricados por Nova Friburgo.

Quem acompanha a vida de um atleta sabe como é difícil. A vida da maioria dos jogadores do futebol brasileiro é daquela de perrengues. Salários baixos, pouco conforto e dedicação exclusiva. Muito treino, bastante esforço. Uma vida longe da família, dos amigos de infância. Ficam na vitrine, solitários, aguardando uma chance, um golpe do destino. A chance de Lucas chegou. Merecidamente. Uma recompensa até tardia para quem tanto se dedica e tem fome de vencer. Lucas já é, por si só, um vencedor.

Talento Lucas tem de sobra. Capacidade, idem. Gana e vontade? Lucas também tem. Paciência e sorte são patuás que dedicaria a ele, tendo em vista que todo o resto é parte de sua personalidade. Paciência ainda maior do que a que Lucas teve até agora. Jogaria já há duas ou três temporadas em qualquer um dos quatro grandes do Rio. Sua hora chegou. No Vasco, um clube em reconstrução. Sorte para que ele seja percebido e tenha oportunidades reais. Que Lucas seja um dos alicerces desse reencontro do Vasco, com sua identidade de gigante. 

Por aqui, o Friburguense sentirá falta de um jogador como Lucas, como sentiu quando Hugo foi para o São Paulo. Torcemos pelo clube, mas também por seus talentos. É preciso alçar voos. O voo de Lucas é agora! Boa sorte, menino! Brilha! Torcemos por você!         


Friburguense

O Tricolor da Serra está em intensa preparação, visando o Estadual que começa em fevereiro. A ideia da comissão técnica é realizar pelo menos cinco amistosos no período de preparação. O primeiro é nesta sexta, 9, contra a Seleção Brasileira sub-20. A partida acontece na Granja Comary, em Teresópolis, às 16h30. No sábado, 10, a delegação viaja para a pré-temporada na cidade de Miracema, noroeste fluminense. 


Grandes em Nova Friburgo (1)

Houve um período em que Nova Friburgo era escolha certa de um dos grandes para servir de treinamento. Ano a ano, Botafogo, Flamengo, Fluminense ou Vasco treinavam na cidade para aproveitar as temperaturas mais amenas e a estrutura da cidade. Isso mudou de alguns anos pra cá. 


Grandes em Nova Friburgo (2)

Entre os motivos elencados por pessoas envolvidas no tema está a ausência de quem patrocine a vinda, a prioridade para que o Friburguense treine em seu campo, a falta de interesse político da própria população, que já não se encanta como antigamente em ver os grandes por aqui... 


Carnaval 2015  

Nova Friburgo estará representada, indireta ou diretamente, nos enredos de pelo menos duas escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro: na Unidos da Tijuca, cujo enredo é a Suíça, e na Mangueira, que usa o refrão da famosa música de Benito de Paula, ‘Mulher Brasileira’. 


Verão

Agora é lei: servidores estaduais que trabalham ao ar livre durante o verão e motoristas e trocadores de ônibus estão autorizados a usar bermudas e calças na altura do joelho. O texto publicado nesta segunda, 5, também beneficia funcionários de praças de pedágio. Entretanto, devido a situações específicas, os titulares das secretarias, diretores e presidentes de empresas e concessionários poderão regulamentar a norma.


Observando... 

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

- Argentina denuncia ação financeira internacional de cunho político contra o Brasil

- Cientistas dizem ter visto possíveis fósseis em fotos de Marte 

- Pesquisadores acham tumba e descobrem nova rainha egípcia

- TSE reforça controle e acaba com sigilo bancário dos partidos

- McLaren pode trocar o prata pelo laranja nos carros em 2015


Palavreando

O novo é a novidade, mas é também a soma daquilo que se foi com aquilo que será. Assim, não se pode separar o novo do passado, nem esperar que o novo não seja a expectativa do futuro.

 

A Banda Campesina Friburguense completa, hoje, 6, 145 anos de fundação. A festa de aniversário será na sede da banda, com sessão solene, a partir das 19h30. Haverá concerto sob regência de Marcos Almeida. Estão previstas ainda a posse dos novos conselhos deliberativo, fiscal e diretor (mandato de três anos) e entrega de título de sócio honorário

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.