Colunas
Observatório — 05/11/2015
Hoje é dia
- Nacional da cultura e da ciência
- do técnico agrícola
- Mundial do radioamador
- Mundial do técnico em eletrônica
- da prevenção contra as doenças do coração
O dia
Há 33 anos, em 5 de novembro de 1982, era inaugurada a usina hidrelétrica de Itaipu. Ela tem capacidade de geração de 14 mil megawatts. Com apenas uma de suas 20 turbinas a usina é capaz de abastecer uma cidade com 1,5 milhão de habitantes.
Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não viu
- Receita diz que não pretende adiar prazo para o Simples Doméstico
- Sob ataques e com menos dinheiro, PT vai repetir tática dos anos 80 para sobreviver
- Viúva revela que demência, e não depressão, matou Robin Williams
- Empresa francesa pode assumir Maracanã
- Cristiano Ronaldo é cobrado pelo presidente do Real por declarações de saída do clube
Palavreando
São as pessoas as plataformas que nos lançarão ao céu, são as pessoas que testemunharão e perpetuarão aquilo que somos e fazemos.
A corrupção é mundial
Muitos brasileiros se menosprezam acreditando que o Brasil é um país de corruptos. Sim! O Brasil tem corrupção e essa é uma crença verdadeira, mas não é verdadeira ser essa uma exclusividade do país. A corrupção está em todos os setores das sociedades em todas as sociedades do planeta em todos os tempos. Não nasceu com o Brasil e vem bem antes do país existir. Mais correto que afirmar que a corrupção é brasileira é de que a corrupção é humana. Mas não generalizamos.
Acredito fielmente que a maioria dos humanos é honesta. Há alguns poucos que buscam levar vantagens em nome de riqueza fácil ou de esperteza abusiva. Em ambos os casos, muitos (outros) saem no prejuízo. A vontade de ter privilégios desgraça as nações. Antes mesmo da Mesopotâmia, a corrupção já existia e o homem buscou formas de combatê-la, seja através de um sistema jurídico, seja através da fé. Ainda buscamos aprimorar os mecanismos de aniquilação a esse mal.
A reinvenção do homem como coletivo ainda parece longe. O centro da corrupção pode estar em parte na mania de se olhar apenas para o próprio umbigo. O sonho de uma sociedade mais justa e igualitária precisa antes de mais nada combater a corrupção, mas a fórmula para tal ainda parece uma utopia. Nem por isso devemos desistir ou desanimar. A jornada humana continua!
Fiscalização de ônibus (1)
Uma operação do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) em Cachoeiras de Macacu, resultou no recolhimento de um coletivo e na aplicação de dez multas, totalizando R$ 22.448,14. A edição da Ouvidoria Itinerante foi realizada no Terminal Rodoviário do município e 23 veículos foram vistoriados, ou seja, quase metade apresentou irregularidade.
Fiscalização de ônibus (2)
As principais irregularidades identificadas pela fiscalização foram problemas com a documentação, dupla função do motorista em ônibus urbano com espaço para o cobrador, falta do selo de vistoria e plataforma elevatória do cadeirante inoperante. Entre as principais reclamações recebidas estão o não cumprimento do quadro de horários, dupla função do motorista em ônibus urbano com espaço para o cobrador e mau estado de conservação dos veículos. O problema parece ser mesmo generalizado.
Mudanças celular (1)
Depois da Tim, agora é a Oi: todas as ligações feitas pelos seus clientes serão contabilizadas no mesmo pacote de minutos. Ou seja, ligações para outras operadoras e ligações de Oi para Oi passarão a ter o mesmo valor para os clientes. Inicialmente, a operadora disponibilizará apenas planos pré-pagos com essa nova modalidade de cobrança. A partir do dia 25, contudo, a novidade será estendida também para os planos pós-pagos e controle.
Mudanças celular (2)
Assim como alegado pela Tim, um dos objetivos da Oi é acabar com a necessidade de o cliente utilizar diversos chips para falar com todos os seus contatos. A expectativa é que as outras operadoras de telefonia celular (Vivo e Claro) também façam a alteração nos próximos meses.
Carteiras de habilitação (1)
O Detran está no aguardo de 617 motoristas em todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro que devem entregar as carteiras de habilitação. Todos tiveram o direito de dirigir suspenso por acúmulo de 20 pontos ou mais em multas de trânsito e infrações. O prazo de dez dias após a publicação da lista no Diário Oficial se encerra na próxima segunda, 9, para devolver as carteiras em qualquer posto de habilitação do Detran.
Carteiras de habilitação (2)
Para reaver a habilitação, é preciso realizar um curso de reciclagem de 30 horas. Caso contrário, os motoristas sofrem um processo para cassação da carteira se forem pegos dirigindo. Também foi divulgada uma lista com 2.222 pessoas que já enfrentam processo para suspensão da habilitação. Elas são notificadas sobre o prazo de 30 dias para que se defendam nas juntas administrativas de recursos e infrações.


Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário